No ano em que completa 25 anos, o Mecânica Online® acompanha de perto, direto da China, as inovações da BYD no Salão de Xangai 2025, que incluem carros que dançam, flutuam e realizam manobras complexas de forma autônoma — e muitas dessas tecnologias já têm destino certo: o mercado brasileiro.
A BYD surpreendeu no Salão de Xangai 2025, evento que marcou a estreia do Mecânica Online® em solo chinês, com uma série de tecnologias que prometem transformar a mobilidade como conhecemos. A marca chinesa revelou modelos de suas submarcas — Denza, Yangwang e Fang Cheng Bao — reforçando seu compromisso com a inovação, a eletrificação e a chegada de veículos altamente tecnológicos ao Brasil nos próximos meses.
Entre os destaques, o superesportivo elétrico Yangwang U9 chamou a atenção, com capacidade de literalmente “dançar” graças à sua suspensão inteligente. O sistema permite que o carro salte sobre obstáculos, proporcionando conforto e segurança excepcionais, além de se mover de forma lateral, algo inédito em um veículo de produção. Tudo isso com propulsão 100% elétrica e desempenho de alto nível.
A Denza apresentou o Z Concept, um esportivo de luxo com três motores elétricos que entregam cerca de 950 cavalos e tração integral. O modelo traz direção ativa nas quatro rodas, o que permite movimentos diagonais em espaços apertados. Um dos diferenciais mais curiosos é o volante retrátil, que se oculta durante a condução autônoma, ampliando o espaço interno — possível graças à integração com sensores LiDAR e inteligência artificial de última geração.
O SUV Yangwang U8L também atraiu olhares, sendo uma versão alongada do modelo U8, com 5,40 metros de comprimento e seis lugares individuais. Além do requinte e conforto, o U8L possui tração elétrica nas quatro rodas com quatro motores independentes e suspensão hidráulica DiSus-P. O modelo ainda é equipado com sensores triplos para condução semiautônoma.
Outra grande revelação foi o BYD Xia, uma minivan híbrida plug-in com sete lugares e impressionante autonomia combinada de até 1.060 km. O modelo conta com o sistema híbrido DM-i 5.0 e avançados recursos de assistência ao condutor, com sensores a laser e chip Nvidia, além de oferecer entretenimento completo para os passageiros traseiros.
O sedã Han 2025 também ganhou novidades, com versões elétrica e híbrida plug-in (PHEV), bateria Blade de 83,2 kWh e autonomia de até 701 km. Equipado com 31 sensores e inteligência embarcada, o modelo oferece condução semiautônoma e elevado padrão tecnológico.
Em demonstrações práticas, a BYD apresentou a tecnologia e⁴ de tração independente nas quatro rodas, que permite manobras como o “Crab Walk” — movimentação lateral — e o “Giro de Compasso”, ideal para espaços urbanos apertados. Com direção ativa nas quatro rodas, o sistema ajusta eletronicamente o ângulo de cada pneu, oferecendo controle preciso e redução significativa no raio de giro.
A funcionalidade mais curiosa ficou com a capacidade de flutuação do Yangwang U8, que pode navegar por até 30 minutos em alagamentos de até 1,4 metro de profundidade. Graças à vedação com certificação IP68, motores independentes e controle eletrônico de estabilidade, o SUV se desloca de forma segura em situações de emergência. A BYD, no entanto, reforça que essa função é para uso emergencial, não substituindo embarcações.
Além das tecnologias embarcadas, a BYD realizou experiências práticas com mais de 140 participantes, demonstrando recursos como estacionamento automático em diferentes configurações, navegação urbana com piloto automático e controle dinâmico em off-road simulado. Modelos como o Song Plus, Denza Z9 GT, M9 e B5 foram utilizados nesses testes.
O plano da BYD para o Brasil em 2025 é ambicioso, com a chegada de ao menos nove novos modelos. Entre eles, o SUV híbrido plug-in Bao 5, com motor 1.5 turbo aliado a dois motores elétricos, além de atualizações para os modelos Seal, Dolphin e Dolphin Mini. Tecnologias como o carregamento ultrarrápido — que fornece 250 km de autonomia em apenas cinco minutos — e os sistemas de assistência ao condutor prometem atrair os consumidores brasileiros.
Pernambuco ganha protagonismo nesse cenário de expansão, com o Porto de Suape se consolidando como hub logístico da marca chinesa no país. O Mecânica Online® acompanhou tudo de perto, com experiências reais nos veículos e tecnologias que estarão nas ruas brasileiras em breve, reforçando a revolução que a mobilidade está vivendo, com a China no centro das transformações.
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Sistema DM-i (híbrido plug-in): tecnologia que combina motor a combustão com um ou mais motores elétricos, oferecendo maior economia de combustível e possibilidade de rodar no modo 100% elétrico por curtas distâncias.
LiDAR: sensor que usa laser para medir distâncias e mapear o ambiente ao redor do veículo, sendo fundamental para sistemas de condução autônoma.
Suspensão DiSus-P: sistema hidráulico inteligente que ajusta automaticamente a altura e rigidez da suspensão do carro, aumentando o conforto e a estabilidade em terrenos variados.