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Estudantes do Brasil, Portugal e Cabo Verde têm aula com especialista do Mecânica Online® sobre aerodinâmica automotiva

Disciplina de Mecânica dos Fluidos Avançada no Instituto Politécnico de Bragança contou com participação do engenheiro Tarcisio Dias, gerente de conteúdo do Mecânica Online® e referência em imprensa automotiva brasileira

Estudantes de mestrado do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, participaram de uma aula especial sobre aerodinâmica automotiva com o engenheiro e radialista Tarcisio Dias, gerente de conteúdo do Mecânica Online® e destaque da imprensa especializada no Brasil.

A atividade fez parte da disciplina Mecânica dos Fluidos Avançada, ministrada pela professora visitante Luciana Lima Monteiro, docente titular do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A turma reúne alunos de diferentes origens, incluindo Brasil, Cabo Verde e Portugal, em um ambiente acadêmico internacional voltado à excelência na formação em engenharia.

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Com sólida experiência na comunicação técnica e jornalismo automotivo, Tarcisio apresentou os principais conceitos da aerodinâmica aplicada aos veículos, explicando como o desenho da carroceria influencia diretamente no consumo de combustível, desempenho e estabilidade dos automóveis modernos.

Durante a aula, os alunos conheceram detalhes sobre o coeficiente aerodinâmico (Cx), um índice que mede a resistência do ar ao deslocamento do veículo. Tarcisio explicou como esse valor é obtido a partir de testes em túneis de vento e sua importância na indústria automotiva atual, sobretudo em veículos elétricos e protótipos de alta eficiência.

Modelos de destaque como o Mercedes-Benz Vision EQXX, com Cx de apenas 0,17, e o Lightyear 0, movido a energia solar, foram usados como exemplos de como o design e a engenharia se unem na busca por eficiência energética e sustentabilidade.

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A apresentação também abordou soluções práticas para melhorar a aerodinâmica, como o uso de grades ativas, rodas carenadas, câmeras no lugar de retrovisores e difusores traseiros, além de discutir o impacto dessas escolhas no conforto, ruído e emissão de CO₂.

Outro ponto de interesse foi a comparação entre diferentes tipos de carrocerias e seu comportamento aerodinâmico, incluindo a explicação sobre por que sedãs geralmente não têm limpador no vidro traseiro — consequência do escoamento natural do ar que evita o acúmulo de água e sujeira.

Os estudantes ainda puderam compreender melhor o conceito de downforce, utilizado principalmente em carros de competição como os da Fórmula 1, nos quais o arrasto é deliberadamente aumentado para gerar maior aderência nas curvas, mesmo que isso eleve o coeficiente aerodinâmico para valores entre 0,70 e 1,80.

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A experiência foi enriquecida pelo compartilhamento da trajetória profissional de Tarcisio Dias, incluindo coberturas nacionais e internacionais, como o Auto Shanghai 2025, além de sua atuação à frente do portal Mecânica Online®, referência em comunicação técnica automotiva no Brasil.

A aula especial reforça o compromisso do Instituto Politécnico de Bragança com a internacionalização do ensino, integração acadêmica e promoção do conhecimento técnico aplicado em um contexto global, com a valorização da diversidade e da inovação no ensino de engenharia.

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Coeficiente aerodinâmico (Cx) – índice que mede a resistência do ar ao movimento de um veículo. Quanto menor o valor, maior a eficiência em termos de consumo e desempenho.

Túnel de vento – estrutura usada para testar a aerodinâmica de veículos. Um fluxo de ar controlado é direcionado ao veículo para medir forças de arrasto e sustentação.

Downforce – força aerodinâmica que pressiona o veículo contra o solo, aumentando a aderência em curvas. Muito usada em carros de corrida, mesmo que aumente a resistência ao ar.

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