Fiat Pulse 2026 reforça presença no segmento com nova tabela de preços e mais versões, enquanto o Volkswagen Tera estreia com proposta ousada, mas sem histórico no mercado.
O Fiat Pulse 2026 chega renovado ao mercado brasileiro com cinco versões e preços entre R$ 98.990 e R$ 146.990, mantendo-se competitivo frente aos principais rivais — entre eles, o recém-apresentado Volkswagen Tera, que estreia em junho com quatro configurações e faixa de preços que parte de R$ 99.990 (promocional) até R$ 139.990. Embora o Tera prometa agitar o segmento, o Pulse sai na frente por contar com três pilares decisivos para o consumidor: histórico de mercado, variedade de versões e maior confiança no pós-venda.
Experiência conta: Pulse já provado nas ruas
Lançado em 2021 e produzido em Betim (MG), o Fiat Pulse já acumula mais de 180 mil unidades vendidas no Brasil, consolidando-se como um dos SUVs compactos mais vendidos do país. Esse fator é crucial na escolha de um carro zero-quilômetro, pois demonstra aceitação pelo público, maturidade na rede de pós-vendas e menos risco de eventuais “problemas de estreia” comuns em modelos novos — como pode ocorrer com o Tera, que ainda será lançado oficialmente no varejo em junho de 2025.
Além disso, o Pulse já passou por atualizações e ajustes ao longo dos últimos anos, o que confere maior previsibilidade em desempenho, conforto e robustez mecânica.
Maior variedade e opções mecânicas bem distribuídas
Com cinco versões bem definidas, o Fiat Pulse cobre um espectro mais amplo de perfis de consumidores. Desde a versão de entrada Drive 1.3 manual (R$ 98.990) até a Impetus Hybrid (R$ 146.990), o modelo oferece dois motores diferentes (1.3 aspirado e 1.0 turbo), com ou sem o sistema híbrido leve (MHEV), além da possibilidade de câmbio manual, automático CVT e diferentes pacotes de equipamentos.
Já o Tera, embora moderno, limita-se a dois motores 1.0 (aspirado e turbo) e câmbios manual ou automático de seis marchas, sem opção híbrida nem diversidade de versões com motorização intermediária.
A versão T200 AT, por exemplo, surge no Pulse como uma opção interessante ao unir o motor turbo com preço competitivo (R$ 116.990), sem o custo adicional do sistema híbrido — algo ausente na linha Tera, que já parte para o turbo direto a partir de R$ 116.990, sem variação híbrida ou mecânica alternativa.
Preços equivalentes, mas mais conteúdo no Pulse
A tabela do Pulse 2026 foi estrategicamente posicionada para confrontar diretamente o novo rival da Volkswagen. O comparativo entre versões similares mostra que o modelo da Fiat entrega mais em alguns aspectos de conteúdo, especialmente nas versões intermediárias:
Versão | Preço | Destaques |
---|---|---|
Fiat Pulse T200 AT | R$ 116.990 | Motor 1.0 turbo, rodas 16″, ar digital, pacote opcional Plus |
VW Tera TSI MT | R$ 116.990 | Motor 1.0 TSI, câmbio manual, rodas 16″, painel digital |
Fiat Pulse Audace Hybrid | R$ 131.990 | Motor 1.0 turbo MHEV, carregador por indução, ADAS opcional |
VW Tera Comfort TSI AT | R$ 126.990 | Motor 1.0 TSI AT, ACC, painel 10,1″, mas sem híbrido ou carregador |
O Pulse oferece tecnologias embarcadas como carregador por indução, ar digital e sistema híbrido leve, mesmo em versões abaixo da topo de linha, enquanto o Tera reserva os itens de maior sofisticação apenas para a versão High TSI AT (R$ 139.990).
Confiabilidade e pós-venda: ponto forte da Fiat
Outro diferencial relevante é a rede de concessionárias e a estrutura de pós-vendas da Fiat, que já opera há décadas em território nacional com ampla cobertura. O Pulse conta com três anos de garantia, assim como o Tera, mas tem uma cesta de peças geralmente mais acessível e maior disponibilidade de componentes de reposição, uma vantagem prática para o consumidor a médio e longo prazo.
Além disso, veículos novos como o Tera estão mais sujeitos a recalls e ajustes iniciais, comuns nos primeiros lotes de produção. O Pulse já passou por esse processo, tendo sua linha aprimorada ao longo dos anos, inclusive com o retorno de versões descontinuadas (caso do Drive 1.3 MT) em resposta à demanda do público.
Visual e acabamento: equilíbrio no Pulse, ousadia no Tera
Esteticamente, o Pulse 2026 recebeu mudanças pontuais que o deixaram mais próximo do visual do Fastback, com nova grade frontal, faróis de neblina reposicionados e opções de rodas atualizadas. O interior também foi revisto, com tecidos renovados e novas texturas. O Tera aposta em design mais ousado e linguagem moderna, mas alguns detalhes como menor espaço interno (entre-eixos de 2,56 m) e porta-malas limitado (350 litros) o colocam em desvantagem frente ao Pulse (370 L) e outros concorrentes como Kardian e Tracker.
Versões e Preços
Fiat Pulse 2026 em cinco versões:
- Drive 1.3 MT: R$98.990
- Drive 1.3 CVT: R$111.990
- T200 AT: R$116.990
- Audace Hybrid: R$131.990
- Impetus Hybrid: R$146.990
O Tera será comercializado em quatro versões:
- Tera MPI MT: R$ 99.990 (preço promocional para as primeiras 999 unidades; posteriormente, R$ 103.990)
- Tera TSI MT: R$ 116.990
- Tera Comfort TSI AT: R$ 126.990
- Tera High TSI AT: R$ 139.990
O Fiat Pulse se destaca pela variedade mecânica e preços mais acessíveis nas versões aspiradas, além da introdução da versão híbrida leve — única no segmento.
Já o Volkswagen Tera aposta na tecnologia embarcada e segurança ativa, mesmo nas versões de entrada, além do interior mais digitalizado e moderno.
Em versões topo de linha, o Pulse Hybrid é o mais caro (R$ 146.990), mas entrega diferenciais mecânicos não disponíveis no Tera.
Já o Tera High é o mais completo da Volks, com visual sofisticado, mas ainda com o mesmo motor 1.0 TSI das versões inferiores.
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- MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle): sistema híbrido leve que utiliza um gerador-motor de 12V para auxiliar o motor a combustão em partidas e retomadas, reduzindo consumo e emissões.
- CVT (Transmissão Continuamente Variável): tipo de câmbio que simula marchas, oferecendo trocas suaves e melhor eficiência de combustível.
- TC+ (Traction Control Plus): controle eletrônico de tração que otimiza o desempenho em pisos de baixa aderência, exclusivo de alguns modelos Fiat.
- BSG (Belt Starter Generator): motor-gerador acoplado à correia do motor, usado nos sistemas híbridos leves para recuperação de energia e apoio ao motor térmico.