A BMW R 1300 GS Adventure acaba de estrear no mercado brasileiro como a motocicleta mais avançada já produzida no país. Montada na fábrica do BMW Group em Manaus, ela representa o ápice da engenharia e inovação no segmento das big trails premium, trazendo um pacote tecnológico completo que eleva a experiência de pilotagem a um novo patamar — tanto para viagens longas quanto para trilhas desafiadoras.
O modelo chega em seis versões distintas, com combinações únicas de equipamentos e acabamentos, pensadas para atender diferentes perfis de motociclistas: Adventure Plus, Trophy, Triple Black, Triple Black ASA, Option 719 e Option 719 ASA. A variação estética também é destaque, com quatro opções de cores que evidenciam o estilo de cada configuração: vermelho, azul, preto e verde Karakorum.
Câmbio sem embreagem é o novo destaque da GS
A grande novidade fica por conta do ASA (Automated Shift Assistant), disponível como opcional nas versões Triple Black ASA e Option 719 ASA. Trata-se de um sistema de troca de marchas automatizado, que dispensa o uso da embreagem tanto para arrancar quanto para trocar marchas. O piloto pode optar entre a condução totalmente automatizada ou o modo manual, sem a necessidade de acionar a embreagem — tecnologia inédita no segmento.
Com isso, a R 1300 GS Adventure se posiciona como referência em conforto e conveniência, especialmente para longos percursos, reduzindo o esforço nas trocas de marcha sem prejudicar a sensação de controle.
Suspensão ativa com ajuste automático de altura
Outro destaque tecnológico é o DSA (Dynamic Suspension Adjustment), que ajusta automaticamente os parâmetros da suspensão dianteira e traseira conforme a carga, o modo de condução e as condições do terreno. Esse sistema garante mais estabilidade, tração e segurança.
O modelo também traz um sistema de ajuste automático de altura, que reduz em até 30 mm a altura do assento ao solo quando a moto está parada ou em baixa velocidade. Isso facilita a vida de motociclistas de menor estatura e melhora a segurança nas manobras em baixa velocidade.
Segurança ativa em padrão automotivo
A nova GS Adventure integra recursos de segurança antes vistos apenas em automóveis. Entre eles estão:
- Controle de Cruzeiro Ativo (ACC) com radar, que ajusta a velocidade automaticamente conforme o tráfego;
- Aviso de Colisão Frontal (FCW);
- Aviso de Mudança de Faixa.
Com esse pacote, a big trail alemã se aproxima dos sistemas de condução semiautônoma, ampliando a segurança nas estradas.
Motor boxer mais potente já produzido pela BMW
O coração da nova R 1300 GS Adventure é o tradicional motor boxer bicilíndrico de 1.300 cm³, agora com 145 cavalos de potência e 149 Nm de torque. É o propulsor mais potente já produzido pela BMW Motorrad, oferecendo desempenho impressionante para qualquer tipo de terreno.
Para explorar todo esse potencial, o modelo oferece sete modos de pilotagem: Eco, Rain, Road, Enduro, Enduro PRO, Dynamic e Dynamic PRO. Cada um ajusta automaticamente parâmetros como entrega de torque, resposta do acelerador, controle de tração e suspensão, adaptando a moto ao estilo e às condições da viagem.
Preços e versões no Brasil
Disponível nas concessionárias da marca em todo o país, a nova R 1300 GS Adventure tem preços a partir de R$ 136.500. Confira a tabela completa:
- R 1300 GS Adventure Plus – R$ 136.500 (Vermelha)
- R 1300 GS Adventure Trophy – R$ 138.500 (Azul)
- R 1300 GS Adventure Triple Black – R$ 138.500 (Preto)
- R 1300 GS Adventure Triple Black ASA – R$ 144.500 (Preto)
- R 1300 GS Adventure Option 719 – R$ 148.500 (Verde Karakorum)
- R 1300 GS Adventure Option 719 ASA – R$ 154.500 (Verde Karakorum)
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Boxer – Tipo de motor com cilindros contrapostos horizontalmente, garantindo centro de gravidade mais baixo e melhor equilíbrio dinâmico.
ASA (Automated Shift Assistant) – Sistema que automatiza a troca de marchas e a embreagem, permitindo condução manual ou automática, sem pedal de embreagem.
DSA (Dynamic Suspension Adjustment) – Sistema eletrônico que ajusta a suspensão em tempo real conforme o terreno, carga e estilo de pilotagem.
ACC (Controle de Cruzeiro Ativo) – Radar que mantém distância segura do veículo à frente, ajustando automaticamente a velocidade da motocicleta.