sexta-feira, 13 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

O que acontece quando a marca esquece propositalmente a sua alma

Luxo sem motor? Marca felina corre o risco de virar peça de museu ao esquecer sua essência: design, velocidade e emoção

*Por Rodrigo Cerveira

A Jaguar está em um ponto de inflexão: ao trocar o legado da performance pelo brilho da imagem, a marca coloca em risco sua identidade e o vínculo com os verdadeiros entusiastas da alta performance.

- Publicidade -

A Jaguar tornou-se notícia novamente, com o recente rumor de que estaria trocando sua agência de propaganda, responsável pelo rebrand polêmico. Uma vez sinônimo de velocidade e sofisticação, a Jaguar decidiu reinventar-se, focando no brilho só da beleza em vez da essência que construiu sua lenda: o produto e a performance. Entre aplausos e críticas, fica a pergunta: será essa a estrada certa?

Um desvio do destino, com o produto em segundo plano. A busca obsessiva da Jaguar por uma imagem contemporânea vai de encontro à sua própria essência. Ao esquecer a sua alma, a marca desfigura sua identidade. Em vez de ressoar com a performance e o design que a tornaram famosas, a partir da criação de produtos ícones, a campanha focou mais no poder da imagem projetada, deixando de lado o seu legado e alma, ou seja, o design, o luxo, a velocidade e a sedução do movimento.

Seduzir com espelhos, uma armadilha quando a Jaguar fica apenas na superfície, ignorando o desejo visceral dos verdadeiros devotos de automóveis de luxo, que valorizam a exclusividade, a qualidade superior, o prazer absoluto de dirigir e a performance inigualável. A marca flerta perigosamente com o erro ao não perceber que esse público anseia pela adrenalina da máquina perfeita, inatingível, mas sempre justificada.

- Publicidade -

Ao escolher focar em sua imagem em vez de focar em suas máquinas, a Jaguar parece não estar enxergando os desafios do mercado contemporâneo. Em um mundo onde a Geração Z de alto poder aquisitivo cultua marcas e experiências autênticas, reconhecendo a sustentabilidade e olhando com ceticismo para a indústria automobilística, a Jaguar patina em um desfile de vaidades, presa a signos superficiais e, em certa medida, estereotipada do que é ser contemporânea.

Talvez seja a hora da Jaguar despertar de seu torpor e relembrar suas raízes — um legado de design ousado, performance vibrante e perigo sedutor que fala mais alto do que qualquer campanha publicitária. Uma marca felina, sexy e irresistível, com uma alma forjada na velocidade e na exclusividade das marcas de luxo.

A verdadeira elegância emerge da estrada, não só do glamour. Sem um novo rumo, a Jaguar arrisca tornar-se uma relíquia estática, ou seja, admirada na história, porém esquecida nas pistas. É hora da Jaguar abandonar o espelho e voltar ao asfalto, ou melhor, à sua alma.

- Publicidade -

*Rodrigo Cerveira é CMO da Vórtx e co-fundador do Strategy Studio. Com 30 anos de experiência em estratégia, liderança e desenvolvimento de negócios globais e locais, é especializado em construção de marca e estratégia criativa. É formado em Publicidade e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, com Extensão em Gestão pelo INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Negócios).

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Reposicionamento de marca – Estratégia de marketing que busca alterar a percepção do público sobre uma marca, muitas vezes mudando seu foco, identidade visual ou proposta de valor.

DNA da marca – Conjunto de valores, atributos e características que definem a identidade original de uma empresa ou produto.

Geração Z – Público nascido a partir do fim da década de 1990, geralmente mais conectado com tecnologia, propósito social e preocupações ambientais.

Alta performance – Termo usado para descrever veículos com características superiores em potência, dirigibilidade e engenharia, oferecendo experiência de condução diferenciada.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008