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Segredo dos aviões chega às estradas: Volvo FH Aero traz inovação que reduz consumo e emissões

Com novos estabilizadores de fluxo de ar, defletores e carenagens otimizadas, a Volvo Trucks aposta na aerodinâmica para aumentar a eficiência de seus caminhões e reduzir o impacto ambiental.

Aplicando soluções da indústria aeroespacial, a Volvo Trucks introduziu melhorias aerodinâmicas discretas, mas altamente eficazes, que tornam o Volvo FH Aero até 7% mais eficiente no consumo de combustível em relação ao modelo anterior.

A Volvo Trucks acaba de anunciar a aplicação de um conceito tradicionalmente utilizado em aeronaves, carros de Fórmula 1 e turbinas eólicas em seus caminhões pesados. A inovação está nos estabilizadores de fluxo de ar, pequenas palhetas instaladas nos cantos superiores da cabine que controlam o fluxo de ar de forma precisa, contribuindo significativamente para a redução do arrasto – a resistência do ar contra o movimento do veículo.

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Esses estabilizadores, posicionados ao lado do para-brisa, são a adição mais significativa do novo pacote de melhorias aerodinâmicas aplicadas à cabine do Volvo FH Aero. Com um padrão cuidadosamente estudado, as palhetas oblíquas manipulam o ar em microescala, gerando efeitos perceptíveis em larga escala, o que se traduz em menor esforço do motor, redução do consumo de combustível e menor emissão de CO₂.

Além disso, a Volvo também introduziu defletores de ar estendidos em 50 mm, localizados entre a cabine e o reboque. Essa ampliação reduz o vão entre os dois componentes, permitindo que o ar flua de maneira mais uniforme, diminuindo a turbulência. Outro ponto de aprimoramento está nas carenagens do chassi, agora redesenhadas para se alinhar melhor com os para-lamas traseiros, contribuindo para um fluxo aerodinâmico mais coeso em toda a extensão do caminhão.

A combinação dessas três melhorias – estabilizadores, defletores e carenagens otimizadas – proporciona um ganho conjunto maior do que a soma de cada item isoladamente. De acordo com a Volvo, essa sinergia segue o princípio de que 1 + 1 pode ser igual a 3, indicando o impacto potencialmente superior quando as tecnologias atuam de forma integrada.

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Com essas inovações, o novo Volvo FH Aero entrega até 7% de eficiência de combustível superior ao modelo Volvo FH anterior, que ele agora substitui. Isso se soma aos benefícios já obtidos com a cabine estendida em 24 centímetros, lançada em 2023, que já representava um avanço notável na aerodinâmica dos caminhões pesados da marca.

As melhorias não se limitam ao diesel. Elas estão disponíveis também para veículos movidos a gás e eletricidade, refletindo o compromisso da Volvo com a sustentabilidade no transporte de cargas, independentemente da matriz energética. A aplicação das tecnologias se estende às linhas Volvo FH, FH Aero e FM, com algumas variações dependendo do modelo.

Segundo Jan Hjelmgren, chefe de Gestão de Produtos da Volvo Trucks, os testes em túnel de vento e simulações computadorizadas foram fundamentais para alcançar os resultados atuais. Para ele, o investimento em inovação aerodinâmica representa não só economia para os clientes, mas também avanço no compromisso ambiental da marca.

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A visão de longo prazo da Volvo é clara: transformar conhecimento de ponta em soluções práticas para o transporte rodoviário. Para Anders Tenstam, especialista sênior em tecnologia de aerodinâmica da Volvo Trucks, as lições aprendidas com essa aplicação permitirão a introdução de ainda mais inovações no futuro, pavimentando o caminho para caminhões cada vez mais eficientes e sustentáveis.

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Arrasto aerodinâmico: É a força que se opõe ao movimento do veículo causada pela resistência do ar. Quanto maior o arrasto, mais energia é necessária para manter a velocidade.

Estabilizadores de fluxo de ar: Dispositivos aplicados nos cantos superiores da cabine que direcionam o ar de forma mais eficiente, reduzindo a turbulência e melhorando a eficiência do caminhão.

Defletores de ar: Peças instaladas entre a cabine e o reboque que suavizam o fluxo de ar, diminuindo a resistência e contribuindo para menor consumo de combustível.

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