A Volkswagen oficializou o lançamento do Tera, seu novo SUV compacto produzido no Brasil, que estreia com quatro versões, duas opções de motorização e promessa de exportações para toda a América Latina.
O Volkswagen Tera foi apresentado oficialmente como o mais novo SUV compacto nacional da marca, com início das vendas previsto para 5 de junho de 2025. O modelo é fabricado em Taubaté (SP) e já tem destino internacional confirmado, sendo exportado para diversos países da América Latina e Caribe a partir do segundo semestre deste ano.
Serão quatro versões disponíveis, começando com o Tera MPI MT, que estreia com preço promocional de R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades — posteriormente o valor será reajustado para R$ 103.990. A versão TSI MT sai por R$ 116.990, enquanto a Comfort TSI AT será comercializada por R$ 126.990. No topo da linha, o Tera High TSI AT custará R$ 139.990, entregando um pacote mais completo e refinado.
As opções de motorização foram desenvolvidas para equilibrar desempenho e economia. O motor 1.0 MPI aspirado entrega 84 cv e 10,3 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Já o motor 1.0 TSI turbo gera 116 cv e 16,8 kgfm, podendo ser acoplado tanto a um câmbio manual de 5 marchas quanto a uma transmissão automática de 6 marchas. O desempenho vai de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos com o motor aspirado, e melhora para 10,1 segundos (manual) e 11,7 segundos (automático) com o motor turbo.
Os números de consumo, divulgados pelo Inmetro, são competitivos para a categoria. As versões Comfort e High, equipadas com motor 1.0 TSI e câmbio automático, registram 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números ficam em 8,6 km/l e 10,3 km/l, respectivamente. Os dados para as demais configurações ainda não foram informados.
O Tera mede 4,15 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 metro de altura, com entre-eixos de 2,57 metros. O porta-malas oferece 350 litros de capacidade, e o tanque de combustível comporta até 49 litros, números que o posicionam bem dentro do segmento dos SUVs compactos urbanos.
A versão de entrada MPI MT já vem bem equipada, incluindo seis airbags, painel digital de 8 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de aço aro 15, faróis e lanternas de LED, ar-condicionado manual e itens de segurança como frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga e piloto automático.
Na versão TSI MT, o SUV ganha rodas de liga leve aro 16 e acabamento mais refinado. O painel passa a contar com tecido, e o volante multifuncional recebe revestimento premium. A Comfort TSI AT adiciona o câmbio automático de 6 marchas e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), enquanto a High TSI AT se destaca por itens de sofisticação como painel digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado digital Climatronic Touch, carregador de celular por indução e bancos de couro sintético com materiais reciclados no acabamento.
Pacotes opcionais também estão disponíveis para a versão topo de linha. O pacote “Outfit The Town”, por R$ 2.300, traz elementos visuais exclusivos, como teto preto, detalhes em preto ninja e rodas escurecidas com acabamento diamantado. Já o pacote ADAS, por R$ 2.839, inclui sistemas avançados de assistência à condução, como assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, park assist e travel assist.
A garantia oferecida pela Volkswagen é de três anos, com planos de manutenção bem definidos. As revisões até 60.000 km custam R$ 4.838 para o Tera MPI e R$ 5.483,80 para o TSI AT. Já a cesta de peças, incluindo componentes como faróis, retrovisores, para-choque e pastilhas de freio, custa R$ 8.814,21 para o MPI e R$ 9.201,18 para o TSI AT.
Com foco em acessibilidade, eficiência energética e conectividade, o Tera chega como aposta importante da Volkswagen, alinhando produção local com estratégia de exportação e aproveitando a crescente demanda por SUVs compactos nos mercados emergentes da América Latina.
O Volkswagen Tera tem apelo interessante ao público jovem e urbano que busca um SUV com visual robusto e tecnologia embarcada avançada, principalmente nas versões Comfort e High. Entretanto, seus principais pontos fracos são o espaço interno limitado e o alto preço nas versões mais completas, que o colocam em uma faixa de SUVs maiores ou mais potentes.
Além disso, a versão de entrada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual tem apelo apenas para frotistas ou quem busca o visual SUV com custo reduzido, pois o desempenho é inferior ao de rivais com motorização turbo desde as versões básicas, como Pulse, Kardian e Tracker.
O VW Tera é um SUV moderno, conectado e bem construído, mas sofre com limitações de espaço e desempenho nas versões de entrada, além de enfrentar forte concorrência em um segmento cada vez mais exigente. Seu maior trunfo é o equilíbrio entre segurança, tecnologia e estilo — mas precisa de versões mais competitivas em desempenho e preço para conquistar um público mais amplo.
Comparativo: Volkswagen Tera vs. Concorrentes Diretos
Concorrentes principais:
- Fiat Pulse
- Renault Kardian
- Nissan Kicks
- Hyundai HB20X/SUVs compactos de base HB20
- Chevrolet Tracker (versões aspiradas)
- Citroën C4 Cactus (nas versões Feel)
Pontos Fortes do Volkswagen Tera
Item | Destaque |
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Tecnologia e conectividade | Central VW Play Connect de 10,1″, painel digital (até 10,25″), ACC e ADAS nas versões superiores |
Motorização TSI | Motor 1.0 TSI flex com boa eficiência e desempenho (116 cv e 16,8 kgfm) |
Segurança ativa | Frenagem autônoma de emergência (de série), 6 airbags e detector de fadiga desde a versão básica |
Design interno e acabamento | Aplicações com materiais reciclados, painel moderno e ar-condicionado Climatronic Touch |
Plataforma MQB A0 | Estrutura robusta, modular, compartilhada com Polo, Nivus e Virtus |
Exportação e escala regional | Desenvolvido para vários mercados, incluindo África do Sul |
Pontos Fracos do VW Tera frente aos concorrentes
Fraqueza | Análise e comparação |
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Espaço interno | Entre-eixos de 2,56 m é menor que o do Renault Kardian (2,60 m) e do Kicks (2,62 m), o que afeta conforto no banco traseiro. |
Porta-malas | Com 350 litros, perde para o Tracker (393 L), Kardian (410 L) e Kicks (432 L). |
Motor 1.0 MPI nas versões de entrada | Aspirado com desempenho limitado (84 cv), perde em força para o 1.0 Turbo do Pulse (125 cv) e até para o 1.6 SCe do Cactus (118 cv). |
Ausência de motor 1.3 ou turbo mais potente | Não oferece versão mais forte como o Tracker 1.2 turbo (132 cv) ou Pulse Abarth (185 cv). |
Preços elevados nas versões completas | A versão High TSI AT (R$ 139.990) já se aproxima de SUVs compactos maiores como o Creta Action e até versões do Compass. |
Consumo de etanol aquém do ideal | Média de 8,6 km/l na cidade com etanol é inferior ao Pulse Drive Turbo (9,2 km/l) e Kicks CVT (9,4 km/l). |
Falta de tração 4×4 ou versão aventureira | Mesmo com o visual SUV, não há versão com maior capacidade fora-de-estrada como o Pulse Iconic CVT com TC+ ou modelos da Jeep. |
Modelo | Motor | Potência | Porta-malas | Entre-eixos | Central multimídia | ADAS |
---|
VW Tera High TSI | 1.0 TSI | 116 cv | 350 L | 2,56 m | 10,1″ VW Play | ACC, frenagem autônoma |
Fiat Pulse Drive Turbo | 1.0 Turbo | 125 cv | 370 L | 2,53 m | 10,1″ Uconnect | ACC, frenagem autônoma |
Renault Kardian Techno | 1.0 Turbo | 125 cv | 410 L | 2,60 m | 8″ | ACC, frenagem autônoma |
Nissan Kicks Active | 1.6 aspirado | 113 cv | 432 L | 2,62 m | 7″ | Sem ADAS |
Chevrolet Tracker LT | 1.0 Turbo | 116 cv | 393 L | 2,57 m | 8″ MyLink | Frenagem autônoma |
Citroën C4 Cactus Feel Pack | 1.6 Flex | 118 cv | 320 L | 2,60 m | 10″ | Sem ADAS |
Versões e Preços – O Tera será comercializado em quatro versões:
- Tera MPI MT: R$ 99.990 (preço promocional para as primeiras 999 unidades; posteriormente, R$ 103.990)
- Tera TSI MT: R$ 116.990
- Tera Comfort TSI AT: R$ 126.990
- Tera High TSI AT: R$ 139.990
Motorização e Desempenho
O modelo oferece duas opções de motorização:
1.0 MPI 12V Flex (aspirado)
- Potência: até 84 cv com etanol
- Torque: 10,3 kgfm
- Transmissão: manual de 5 marchas (MQ200)
- Aceleração (0 a 100 km/h): 13,8 segundos (etanol)
1.0 TSI 12V Flex (turbo)
- Potência: até 116 cv com etanol
- Torque: 16,8 kgfm
- Transmissões:
- Manual de 5 marchas (versão TSI MT)
- Automática de 6 marchas (AQ160 da Aisin) nas versões Comfort e High
- Aceleração (0 a 100 km/h):
- 10,1 segundos (TSI MT)
- 11,7 segundos (Comfort e High)
- Velocidade máxima: até 184 km/h
Consumo (Inmetro)
Versões Comfort e High (TSI automático):
- Gasolina:
- Cidade: 12,2 km/l
- Estrada: 14,5 km/l
- Etanol:
- Cidade: 8,6 km/l
- Estrada: 10,3 km/l
(Dados de consumo para as versões MPI e TSI MT não foram divulgados.)
Dimensões e Capacidade
- Comprimento: 4,15 metros
- Largura: 1,78 metros
- Altura: 1,50 metros
- Entre-eixos: 2,57 metros
- Porta-malas: 350 litros
- Tanque de combustível: 49 litros
Equipamentos por Versão
Tera MPI MT
- Seis airbags
- Painel de instrumentos digital de 8″
- Central multimídia VW Play Connect de 10,1″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Rodas de aço com calotas de 15″
- Ar-condicionado manual
- Faróis e lanternas de LED
- Frenagem autônoma de emergência
- Detector de fadiga
- Piloto automático
- Sensor de estacionamento traseiro
Tera TSI MT
- Itens da versão MPI MT
- Rodas de liga leve de 16″
- Aplique no painel em tecido
- Volante multifuncional com acabamento premium
Tera Comfort TSI AT
- Itens da versão TSI MT
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Câmbio automático de 6 marchas
- Rodas de liga leve de 16″
- Ar-condicionado Climatronic Touch (opcional)
Tera High TSI AT
- Itens da versão Comfort
- Painel de instrumentos digital de 10,25″
- Rodas de liga leve de 17″
- Ar-condicionado Climatronic Touch
- Carregador de celular por indução
- Bancos de couro sintético
- Material reciclado no painel e portas
Pacotes Opcionais
Outfit The Town (R$ 2.300)
- Exclusivo para a versão High
- Teto preto
- Bancos em couro sintético
- Detalhes em preto nos retrovisores e maçanetas
- Logotipo exclusivo nas laterais
- Faixas de couro no painel e portas
- Rack de teto preto
- Rodas de 17″ escurecidas
Pacote ADAS (R$ 2.839)
- Disponível apenas na versão High
- Assistente de permanência em faixa
- Sensor de ponto cego
- Assistente traseiro de saída de vaga
- Park Assist
- Travel Assist
Cores Disponíveis
Sólidas (sem custo adicional)
- Branco Cristal
- Preto Ninja
Metálicas (R$ 1.750)
- Azul Ártico (inédita)
- Prata Lunar (inédita)
- Vermelho Hypernova (inédita)
- Cinza Platinum
Garantia e Manutenção
Plano de Revisões (até 60.000 km)
- Tera MPI: R$ 4.838
- Tera TSI AT: R$ 5.483,80
(Valores não incluem peças obrigatórias como fluido de freio, filtros e correia.)
Cesta de Peças
- Tera MPI: R$ 8.814,21
- Tera TSI AT: R$ 9.201,18
(Inclui farol, retrovisor, para-choque, lanterna traseira, amortecedores, pastilhas de freio, etc.)
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Motor 1.0 MPI – Propulsor aspirado de três cilindros, entrega desempenho modesto, ideal para uso urbano e focado em economia de combustível.
Motor 1.0 TSI – Motor turboalimentado de três cilindros com injeção direta, proporciona melhor desempenho sem sacrificar o consumo.
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) – Sistema que ajusta automaticamente a velocidade do carro para manter distância segura do veículo à frente.