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Volkswagen lança Tera com preços a partir de R$ 99.990

Produzido em Taubaté (SP), o Volkswagen Tera estreia em quatro versões, com motorizações 1.0 MPI e 1.0 TSI, e será exportado para a América Latina e Caribe.

A Volkswagen oficializou o lançamento do Tera, seu novo SUV compacto produzido no Brasil, que estreia com quatro versões, duas opções de motorização e promessa de exportações para toda a América Latina.

O Volkswagen Tera foi apresentado oficialmente como o mais novo SUV compacto nacional da marca, com início das vendas previsto para 5 de junho de 2025. O modelo é fabricado em Taubaté (SP) e já tem destino internacional confirmado, sendo exportado para diversos países da América Latina e Caribe a partir do segundo semestre deste ano.

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Serão quatro versões disponíveis, começando com o Tera MPI MT, que estreia com preço promocional de R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades — posteriormente o valor será reajustado para R$ 103.990. A versão TSI MT sai por R$ 116.990, enquanto a Comfort TSI AT será comercializada por R$ 126.990. No topo da linha, o Tera High TSI AT custará R$ 139.990, entregando um pacote mais completo e refinado.

As opções de motorização foram desenvolvidas para equilibrar desempenho e economia. O motor 1.0 MPI aspirado entrega 84 cv e 10,3 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Já o motor 1.0 TSI turbo gera 116 cv e 16,8 kgfm, podendo ser acoplado tanto a um câmbio manual de 5 marchas quanto a uma transmissão automática de 6 marchas. O desempenho vai de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos com o motor aspirado, e melhora para 10,1 segundos (manual) e 11,7 segundos (automático) com o motor turbo.

Os números de consumo, divulgados pelo Inmetro, são competitivos para a categoria. As versões Comfort e High, equipadas com motor 1.0 TSI e câmbio automático, registram 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números ficam em 8,6 km/l e 10,3 km/l, respectivamente. Os dados para as demais configurações ainda não foram informados.

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O Tera mede 4,15 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 metro de altura, com entre-eixos de 2,57 metros. O porta-malas oferece 350 litros de capacidade, e o tanque de combustível comporta até 49 litros, números que o posicionam bem dentro do segmento dos SUVs compactos urbanos.

A versão de entrada MPI MT já vem bem equipada, incluindo seis airbags, painel digital de 8 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de aço aro 15, faróis e lanternas de LED, ar-condicionado manual e itens de segurança como frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga e piloto automático.

Na versão TSI MT, o SUV ganha rodas de liga leve aro 16 e acabamento mais refinado. O painel passa a contar com tecido, e o volante multifuncional recebe revestimento premium. A Comfort TSI AT adiciona o câmbio automático de 6 marchas e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), enquanto a High TSI AT se destaca por itens de sofisticação como painel digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado digital Climatronic Touch, carregador de celular por indução e bancos de couro sintético com materiais reciclados no acabamento.

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Pacotes opcionais também estão disponíveis para a versão topo de linha. O pacote “Outfit The Town”, por R$ 2.300, traz elementos visuais exclusivos, como teto preto, detalhes em preto ninja e rodas escurecidas com acabamento diamantado. Já o pacote ADAS, por R$ 2.839, inclui sistemas avançados de assistência à condução, como assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, park assist e travel assist.

A garantia oferecida pela Volkswagen é de três anos, com planos de manutenção bem definidos. As revisões até 60.000 km custam R$ 4.838 para o Tera MPI e R$ 5.483,80 para o TSI AT. Já a cesta de peças, incluindo componentes como faróis, retrovisores, para-choque e pastilhas de freio, custa R$ 8.814,21 para o MPI e R$ 9.201,18 para o TSI AT.

Com foco em acessibilidade, eficiência energética e conectividade, o Tera chega como aposta importante da Volkswagen, alinhando produção local com estratégia de exportação e aproveitando a crescente demanda por SUVs compactos nos mercados emergentes da América Latina.

O Volkswagen Tera tem apelo interessante ao público jovem e urbano que busca um SUV com visual robusto e tecnologia embarcada avançada, principalmente nas versões Comfort e High. Entretanto, seus principais pontos fracos são o espaço interno limitado e o alto preço nas versões mais completas, que o colocam em uma faixa de SUVs maiores ou mais potentes.

Além disso, a versão de entrada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual tem apelo apenas para frotistas ou quem busca o visual SUV com custo reduzido, pois o desempenho é inferior ao de rivais com motorização turbo desde as versões básicas, como Pulse, Kardian e Tracker.

O VW Tera é um SUV moderno, conectado e bem construído, mas sofre com limitações de espaço e desempenho nas versões de entrada, além de enfrentar forte concorrência em um segmento cada vez mais exigente. Seu maior trunfo é o equilíbrio entre segurança, tecnologia e estilo — mas precisa de versões mais competitivas em desempenho e preço para conquistar um público mais amplo.

Comparativo: Volkswagen Tera vs. Concorrentes Diretos

Concorrentes principais:

  • Fiat Pulse
  • Renault Kardian
  • Nissan Kicks
  • Hyundai HB20X/SUVs compactos de base HB20
  • Chevrolet Tracker (versões aspiradas)
  • Citroën C4 Cactus (nas versões Feel)

Pontos Fortes do Volkswagen Tera

ItemDestaque
Tecnologia e conectividadeCentral VW Play Connect de 10,1″, painel digital (até 10,25″), ACC e ADAS nas versões superiores
Motorização TSIMotor 1.0 TSI flex com boa eficiência e desempenho (116 cv e 16,8 kgfm)
Segurança ativaFrenagem autônoma de emergência (de série), 6 airbags e detector de fadiga desde a versão básica
Design interno e acabamentoAplicações com materiais reciclados, painel moderno e ar-condicionado Climatronic Touch
Plataforma MQB A0Estrutura robusta, modular, compartilhada com Polo, Nivus e Virtus
Exportação e escala regionalDesenvolvido para vários mercados, incluindo África do Sul

Pontos Fracos do VW Tera frente aos concorrentes

FraquezaAnálise e comparação
Espaço internoEntre-eixos de 2,56 m é menor que o do Renault Kardian (2,60 m) e do Kicks (2,62 m), o que afeta conforto no banco traseiro.
Porta-malasCom 350 litros, perde para o Tracker (393 L), Kardian (410 L) e Kicks (432 L).
Motor 1.0 MPI nas versões de entradaAspirado com desempenho limitado (84 cv), perde em força para o 1.0 Turbo do Pulse (125 cv) e até para o 1.6 SCe do Cactus (118 cv).
Ausência de motor 1.3 ou turbo mais potenteNão oferece versão mais forte como o Tracker 1.2 turbo (132 cv) ou Pulse Abarth (185 cv).
Preços elevados nas versões completasA versão High TSI AT (R$ 139.990) já se aproxima de SUVs compactos maiores como o Creta Action e até versões do Compass.
Consumo de etanol aquém do idealMédia de 8,6 km/l na cidade com etanol é inferior ao Pulse Drive Turbo (9,2 km/l) e Kicks CVT (9,4 km/l).
Falta de tração 4×4 ou versão aventureiraMesmo com o visual SUV, não há versão com maior capacidade fora-de-estrada como o Pulse Iconic CVT com TC+ ou modelos da Jeep.
ModeloMotorPotênciaPorta-malasEntre-eixosCentral multimídiaADAS
VW Tera High TSI1.0 TSI116 cv350 L2,56 m10,1″ VW PlayACC, frenagem autônoma
Fiat Pulse Drive Turbo1.0 Turbo125 cv370 L2,53 m10,1″ UconnectACC, frenagem autônoma
Renault Kardian Techno1.0 Turbo125 cv410 L2,60 m8″ACC, frenagem autônoma
Nissan Kicks Active1.6 aspirado113 cv432 L2,62 m7″Sem ADAS
Chevrolet Tracker LT1.0 Turbo116 cv393 L2,57 m8″ MyLinkFrenagem autônoma
Citroën C4 Cactus Feel Pack1.6 Flex118 cv320 L2,60 m10″Sem ADAS

Versões e Preços – O Tera será comercializado em quatro versões:

  • Tera MPI MT: R$ 99.990 (preço promocional para as primeiras 999 unidades; posteriormente, R$ 103.990)
  • Tera TSI MT: R$ 116.990
  • Tera Comfort TSI AT: R$ 126.990
  • Tera High TSI AT: R$ 139.990

Motorização e Desempenho

O modelo oferece duas opções de motorização:

1.0 MPI 12V Flex (aspirado)

  • Potência: até 84 cv com etanol
  • Torque: 10,3 kgfm
  • Transmissão: manual de 5 marchas (MQ200)
  • Aceleração (0 a 100 km/h): 13,8 segundos (etanol)

1.0 TSI 12V Flex (turbo)

  • Potência: até 116 cv com etanol
  • Torque: 16,8 kgfm
  • Transmissões:
    • Manual de 5 marchas (versão TSI MT)
    • Automática de 6 marchas (AQ160 da Aisin) nas versões Comfort e High
  • Aceleração (0 a 100 km/h):
    • 10,1 segundos (TSI MT)
    • 11,7 segundos (Comfort e High)
  • Velocidade máxima: até 184 km/h

Consumo (Inmetro)

Versões Comfort e High (TSI automático):

  • Gasolina:
    • Cidade: 12,2 km/l
    • Estrada: 14,5 km/l
  • Etanol:
    • Cidade: 8,6 km/l
    • Estrada: 10,3 km/l

(Dados de consumo para as versões MPI e TSI MT não foram divulgados.)

Dimensões e Capacidade

  • Comprimento: 4,15 metros
  • Largura: 1,78 metros
  • Altura: 1,50 metros
  • Entre-eixos: 2,57 metros
  • Porta-malas: 350 litros
  • Tanque de combustível: 49 litros

Equipamentos por Versão

Tera MPI MT

  • Seis airbags
  • Painel de instrumentos digital de 8″
  • Central multimídia VW Play Connect de 10,1″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Rodas de aço com calotas de 15″
  • Ar-condicionado manual
  • Faróis e lanternas de LED
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Detector de fadiga
  • Piloto automático
  • Sensor de estacionamento traseiro

Tera TSI MT

  • Itens da versão MPI MT
  • Rodas de liga leve de 16″
  • Aplique no painel em tecido
  • Volante multifuncional com acabamento premium

Tera Comfort TSI AT

  • Itens da versão TSI MT
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Câmbio automático de 6 marchas
  • Rodas de liga leve de 16″
  • Ar-condicionado Climatronic Touch (opcional)

Tera High TSI AT

  • Itens da versão Comfort
  • Painel de instrumentos digital de 10,25″
  • Rodas de liga leve de 17″
  • Ar-condicionado Climatronic Touch
  • Carregador de celular por indução
  • Bancos de couro sintético
  • Material reciclado no painel e portas

Pacotes Opcionais

Outfit The Town (R$ 2.300)

  • Exclusivo para a versão High
  • Teto preto
  • Bancos em couro sintético
  • Detalhes em preto nos retrovisores e maçanetas
  • Logotipo exclusivo nas laterais
  • Faixas de couro no painel e portas
  • Rack de teto preto
  • Rodas de 17″ escurecidas

Pacote ADAS (R$ 2.839)

  • Disponível apenas na versão High
  • Assistente de permanência em faixa
  • Sensor de ponto cego
  • Assistente traseiro de saída de vaga
  • Park Assist
  • Travel Assist

Cores Disponíveis

Sólidas (sem custo adicional)

  • Branco Cristal
  • Preto Ninja

Metálicas (R$ 1.750)

  • Azul Ártico (inédita)
  • Prata Lunar (inédita)
  • Vermelho Hypernova (inédita)
  • Cinza Platinum

Garantia e Manutenção

Plano de Revisões (até 60.000 km)

  • Tera MPI: R$ 4.838
  • Tera TSI AT: R$ 5.483,80

(Valores não incluem peças obrigatórias como fluido de freio, filtros e correia.)

Cesta de Peças

  • Tera MPI: R$ 8.814,21
  • Tera TSI AT: R$ 9.201,18

(Inclui farol, retrovisor, para-choque, lanterna traseira, amortecedores, pastilhas de freio, etc.)

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Motor 1.0 MPI – Propulsor aspirado de três cilindros, entrega desempenho modesto, ideal para uso urbano e focado em economia de combustível.

Motor 1.0 TSI – Motor turboalimentado de três cilindros com injeção direta, proporciona melhor desempenho sem sacrificar o consumo.

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) – Sistema que ajusta automaticamente a velocidade do carro para manter distância segura do veículo à frente.

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