As vendas financiadas de veículos no Brasil somaram 567 mil unidades em abril de 2025, com uma queda de 7,2% em relação ao mesmo mês de 2024, refletindo a pressão do cenário econômico e o impacto das altas taxas de juros. No entanto, comparado a março deste ano, houve uma leve recuperação de 3%.
O mercado de veículos financiados no Brasil experimentou um recuo significativo em abril deste ano, com uma queda de 7,2% nas vendas, que totalizaram 567 mil unidades, considerando novos e usados, incluindo autos leves, pesados e motos. Esse desempenho reflete a continuação de um cenário econômico desafiador, em que as altas taxas de juros influenciam negativamente a decisão de compra dos consumidores.
Apesar da queda em relação ao abril de 2024, o mercado demonstrou uma leve recuperação em relação a março de 2025, com um aumento de 3% nas vendas financiadas, indicando que a demanda ainda se mantém em movimento, mesmo que de forma mais cautelosa. A recuperação foi impulsionada especialmente pelo financiamento de motos, que teve um crescimento de 1,3% em comparação a abril de 2024 e 1,9% em relação a março deste ano.
No segmento de autos leves, que inclui carros de passeio e utilitários, a redução nas vendas financiadas foi ainda mais expressiva, com uma queda de 8,9% quando comparado a abril de 2024. No entanto, houve um aumento de 3,4% em relação a março de 2025, o que sugere uma possível desaceleração da queda e um movimento de adaptação dos consumidores à realidade financeira atual.
Os veículos pesados, por outro lado, também enfrentaram um cenário desafiador, com uma redução de 7,2% no volume de financiamentos em relação a abril de 2024. Quando comparado a março de 2025, o segmento apresentou uma queda de 0,9%, o que reflete a recuperação mais lenta desse nicho específico do mercado.
Em termos de acumulado de 2025, até o mês de abril, as vendas de veículos financiados somaram 2.245 mil unidades. Este número apresenta uma queda de 1,1% em relação ao ano de 2024, representando 25 mil unidades a menos em comparação ao mesmo período do ano passado. A desaceleração no crescimento é atribuída ao contexto econômico adverso, com destaque para as altas taxas de juros, que dificultam o acesso ao crédito para boa parte dos consumidores.
Daniel Takatohi, Superintendente de Produtos de Financiamentos da B3, destacou a desaceleração no ritmo de crescimento das vendas, afirmando que, em abril, a média de financiamentos por dia útil foi menor se comparada ao mês de março. Ele também ressaltou que o cenário atual de juros altos tem um impacto direto sobre a escolha do financiamento como forma de aquisição de veículos.
A B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), desempenha papel crucial nesse contexto, reunindo o cadastro das restrições financeiras dos veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o país. Esse sistema de informações é fundamental para monitorar o mercado e entender o comportamento das operações de financiamento no Brasil.
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Taxas de juros
São os valores cobrados pelos bancos ou financeiras pelo empréstimo de dinheiro, e têm impacto direto sobre as parcelas de financiamentos. Quando as taxas são altas, os consumidores podem evitar assumir dívidas mais pesadas.
Sistema Nacional de Gravames (SNG)
É uma plataforma operada pela B3 que registra as informações de veículos que estão como garantia em financiamentos. Isso garante a transparência e a segurança nas transações de crédito de veículos no Brasil.