A fábrica da Volvo em Curitiba (PR) acaba de produzir o primeiro chassi de ônibus biarticulado 100% elétrico da marca no mundo: o BZRT, desenvolvido no Brasil, alia emissão zero, capacidade de metrô e tecnologia de ponta para sistemas BRT urbanos de alta demanda.
A operação brasileira da Volvo entra para a história da marca global com a produção do primeiro ônibus biarticulado 100% elétrico, desenvolvido e fabricado na unidade de Curitiba. Chamado de BZRT, o modelo é voltado para aplicações de alta capacidade, como os sistemas de transporte rápido por ônibus (BRT), e representa um avanço estratégico no plano de descarbonização da mobilidade da Volvo, que pretende zerar as emissões de CO₂ até 2040.
Com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o BZRT pode transportar o mesmo número de pessoas que um metrô, mas com custos de implantação e operação significativamente menores. Sua eficiência operacional e ambiental posiciona o modelo como solução ideal para grandes centros urbanos que buscam reduzir emissões e ampliar a mobilidade pública.
O chassi 100% elétrico é equipado com dois motores de 200 kW, totalizando 400 kW (540 cv), acoplados a uma transmissão automatizada de duas marchas baseada na Volvo I-Shift. O conjunto pode ser alimentado por até oito baterias com capacidade total de 720 kWh, proporcionando autonomia compatível com aplicações urbanas. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, conforme a potência da estação utilizada.
A arquitetura do veículo foi projetada para otimizar o espaço interno e a dinâmica de condução. Os motores ficam posicionados sob o piso central, o que contribui para a distribuição ideal do peso e melhora o equilíbrio dinâmico. As baterias estão instaladas sob o chassi, permitindo um salão de passageiros completamente livre, sem interferências mecânicas, o que melhora o conforto e a acessibilidade.
“Reunimos o que há de melhor dos nossos biarticulados tradicionais com a mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. O BZRT utiliza o mesmo conjunto de chassi, eixos e sistemas de suspensão dos modelos consagrados da marca, garantindo robustez, confiabilidade e facilidade de manutenção.
Seguindo o compromisso da Volvo com a Visão Zero Acidentes, o BZRT é equipado com recursos avançados de segurança ativa. O pacote inclui câmeras e sensores nos pontos cegos, alerta de pedestres e ciclistas, leitor de placas de trânsito com aviso no painel, além do Volvo Dynamic Steering (VDS), sistema de direção assistida eletronicamente que reduz o esforço do motorista e aumenta a precisão da condução.
Outro destaque é a tecnologia de Zonas de Segurança, que pode reduzir automaticamente a velocidade do ônibus em áreas sensíveis – como escolas, terminais ou hospitais – com base no monitoramento via GPS. “Em algumas cidades, conseguimos reduzir até 50% das colisões com esse sistema”, destaca Selski.
A fábrica brasileira da Volvo reafirma sua vocação para a inovação. A empresa iniciou a produção de ônibus no Brasil em 1979 e desde então lidera importantes projetos, como a introdução dos primeiros ônibus híbridos no país e o desenvolvimento de ônibus articulados e biarticulados que fizeram história em sistemas BRT como o de Curitiba.
O modelo BZRT foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no Brasil, previsto para o período de 2023 a 2025. Com produção local exclusiva, o chassi poderá ser exportado para diversos países, consolidando o Brasil como polo global de inovação e produção de ônibus de alta capacidade e emissão zero.
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Chassi biarticulado – Estrutura veicular composta por três módulos interligados por articulações, permitindo maior capacidade de passageiros com boa manobrabilidade urbana.
Volvo Dynamic Steering (VDS) – Sistema eletrônico de direção que reduz o esforço do condutor e melhora a precisão ao volante, aumentando a segurança e diminuindo o desgaste físico do motorista.
Zonas de Segurança – Tecnologia que utiliza GPS para limitar automaticamente a velocidade do veículo em áreas de risco, como escolas ou cruzamentos, contribuindo para a prevenção de acidentes.