Em uma das edições mais emocionantes da tradicional prova de resistência, a BMW alcançou sua 21ª vitória geral em Nürburgring, com atuação impecável do quarteto formado por Farfus, van der Linde, Krohn e Marciello. O novo M2 Racing também venceu em sua categoria.
Sob um céu limpo e diante de 280 mil espectadores, o “Inferno Verde” foi palco de uma vitória histórica para a BMW M Motorsport. A equipe ROWE Racing superou adversidades desde os treinos classificatórios e celebrou sua segunda conquista nas 24 Horas de Nürburgring, desta vez com o novo BMW M4 GT3 EVO #98. O piloto brasileiro Augusto Farfus foi protagonista da campanha vitoriosa, ao lado de Kelvin van der Linde (RSA), Jesse Krohn (FIN) e Raffaele Marciello (SUI).
O fim de semana começou difícil para a ROWE Racing: o carro #98 largou apenas da 17ª posição, após dificuldades na melhor sessão de classificação. No entanto, Farfus protagonizou uma largada excepcional, colocando o BMW já no top 10 na primeira volta. A corrida foi interrompida por uma queda de energia no paddock, o que levou a uma bandeira vermelha de 2 horas e 15 minutos logo após 90 minutos de prova.
Com a relargada, van der Linde demonstrou o poder do M4 GT3 EVO, saltando da nona para a terceira posição em apenas duas voltas. O ritmo forte foi mantido durante a madrugada, com Marciello e Krohn garantindo estabilidade e mantendo a ROWE Racing confortavelmente em segundo. Com o nascer do sol, o time reduziu a vantagem do líder em mais de dois minutos.
A reviravolta final veio quando Farfus assumiu a liderança a três horas e meia do final. Após uma penalidade imposta ao Porsche #911 da Manthey EMA, a ROWE consolidou o caminho para a vitória. Embora o Porsche tenha cruzado a linha primeiro, o recurso contra a punição foi rejeitado, garantindo a vitória incontestável da BMW.
Para Farfus, o triunfo teve sabor especial: sua segunda vitória em Nürburgring, 15 anos após a primeira, consagrando-se como um dos grandes nomes brasileiros no endurance mundial. Van der Linde somou seu terceiro título na pista alemã, o primeiro pela BMW, enquanto Krohn e Marciello celebraram sua estreia no topo do pódio da prova.
Além da vitória geral, a BMW também celebrou a performance do novo M2 Racing, que venceu com autoridade na categoria SP 3T. O modelo #310 foi conduzido por Jens Klingmann, Charles Weerts, Ugo de Wilde e o jornalista Michael Bräutigam, mostrando o potencial do novo carro de entrada da BMW M Motorsport, dias antes do início oficial de sua fase de vendas.
A marca bávara reforça seu status de recordista em Nürburgring, somando agora 21 vitórias gerais na lendária pista de 25,3 km, que mescla trechos do circuito GP com o exigente traçado de Nordschleife. O feito consolida a força da BMW no endurance global e esquenta os preparativos para a próxima etapa: as 24 Horas de Spa-Francorchamps, no próximo fim de semana.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
M4 GT3 EVO – versão evoluída do carro de corrida baseado no BMW Série 4, com melhorias aerodinâmicas, eletrônicas e estruturais específicas para endurance.
Nordschleife – parte norte do complexo Nürburgring, com 20,8 km de extensão e mais de 70 curvas, considerada uma das pistas mais desafiadoras do mundo.
Categoria SP 3T – classe destinada a veículos com motorização turbo e cilindrada intermediária, ideal para testes e homologações de modelos de entrada.
Bandeira vermelha – interrupção total da corrida por motivo de segurança, como acidentes graves ou falhas estruturais, como foi o caso da queda de energia no paddock.