terça-feira, 24 junho , 2025
28 C
Recife

BMW conquista vitória histórica nas 24 Horas de Nürburgring com o M4 GT3 EVO

Farfus brilha e BMW M Motorsport domina a lendária prova de resistência no “Inferno Verde” com presença de público recorde

Em uma das edições mais emocionantes da tradicional prova de resistência, a BMW alcançou sua 21ª vitória geral em Nürburgring, com atuação impecável do quarteto formado por Farfus, van der Linde, Krohn e Marciello. O novo M2 Racing também venceu em sua categoria.

Sob um céu limpo e diante de 280 mil espectadores, o “Inferno Verde” foi palco de uma vitória histórica para a BMW M Motorsport. A equipe ROWE Racing superou adversidades desde os treinos classificatórios e celebrou sua segunda conquista nas 24 Horas de Nürburgring, desta vez com o novo BMW M4 GT3 EVO #98. O piloto brasileiro Augusto Farfus foi protagonista da campanha vitoriosa, ao lado de Kelvin van der Linde (RSA), Jesse Krohn (FIN) e Raffaele Marciello (SUI).

O fim de semana começou difícil para a ROWE Racing: o carro #98 largou apenas da 17ª posição, após dificuldades na melhor sessão de classificação. No entanto, Farfus protagonizou uma largada excepcional, colocando o BMW já no top 10 na primeira volta. A corrida foi interrompida por uma queda de energia no paddock, o que levou a uma bandeira vermelha de 2 horas e 15 minutos logo após 90 minutos de prova.

- Publicidade -

Com a relargada, van der Linde demonstrou o poder do M4 GT3 EVO, saltando da nona para a terceira posição em apenas duas voltas. O ritmo forte foi mantido durante a madrugada, com Marciello e Krohn garantindo estabilidade e mantendo a ROWE Racing confortavelmente em segundo. Com o nascer do sol, o time reduziu a vantagem do líder em mais de dois minutos.

A reviravolta final veio quando Farfus assumiu a liderança a três horas e meia do final. Após uma penalidade imposta ao Porsche #911 da Manthey EMA, a ROWE consolidou o caminho para a vitória. Embora o Porsche tenha cruzado a linha primeiro, o recurso contra a punição foi rejeitado, garantindo a vitória incontestável da BMW.

Para Farfus, o triunfo teve sabor especial: sua segunda vitória em Nürburgring, 15 anos após a primeira, consagrando-se como um dos grandes nomes brasileiros no endurance mundial. Van der Linde somou seu terceiro título na pista alemã, o primeiro pela BMW, enquanto Krohn e Marciello celebraram sua estreia no topo do pódio da prova.

- Publicidade -

Além da vitória geral, a BMW também celebrou a performance do novo M2 Racing, que venceu com autoridade na categoria SP 3T. O modelo #310 foi conduzido por Jens Klingmann, Charles Weerts, Ugo de Wilde e o jornalista Michael Bräutigam, mostrando o potencial do novo carro de entrada da BMW M Motorsport, dias antes do início oficial de sua fase de vendas.

A marca bávara reforça seu status de recordista em Nürburgring, somando agora 21 vitórias gerais na lendária pista de 25,3 km, que mescla trechos do circuito GP com o exigente traçado de Nordschleife. O feito consolida a força da BMW no endurance global e esquenta os preparativos para a próxima etapa: as 24 Horas de Spa-Francorchamps, no próximo fim de semana.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

M4 GT3 EVO – versão evoluída do carro de corrida baseado no BMW Série 4, com melhorias aerodinâmicas, eletrônicas e estruturais específicas para endurance.

- Publicidade -

Nordschleife – parte norte do complexo Nürburgring, com 20,8 km de extensão e mais de 70 curvas, considerada uma das pistas mais desafiadoras do mundo.

Categoria SP 3T – classe destinada a veículos com motorização turbo e cilindrada intermediária, ideal para testes e homologações de modelos de entrada.

Bandeira vermelha – interrupção total da corrida por motivo de segurança, como acidentes graves ou falhas estruturais, como foi o caso da queda de energia no paddock.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008