O Festival Interlagos 2025 – Edição Automóveis consolidou-se como o maior evento de experiência motor do mundo, reunindo 19 marcas e dezenas de estreias nacionais que impulsionam o mercado automotivo brasileiro com modelos inéditos, versões eletrificadas e superesportivos futuristas.
Realizado entre os dias 12 e 15 de junho no Autódromo de Interlagos, o evento foi marcado por um crescimento expressivo em relação à edição anterior. Segundo Márcio Saldanha, CEO do Festival, “todos os nossos indicativos estão maiores, e isso já era esperado pelos principais expositores”. O destaque ficou por conta da intensa agenda de lançamentos que posiciona o Brasil no centro da estratégia de expansão de montadoras globais.
A GWM abriu a programação de coletivas com duas revelações de peso: os inéditos Poer P30 e Haval H9, ambos com motorização 2.4 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4. A produção nacional está prevista para começar em agosto, em Iracemápolis (SP), marcando a chegada dos primeiros modelos da marca sem eletrificação.
A Honda apresentou três atualizações importantes: o Civic Advanced Hybrid, agora única versão do sedã, o novo City Hatchback Touring Sport, com visual esportivo exclusivo em vermelho, e a reestilização do HR-V 2026, que ganhou nova grade, para-choques e acabamento preto brilhante.
A RAM surpreendeu ao revelar seu novo motor 6.7 Cummins V6 Turbodiesel, com 436 cv e 149 kgfm de torque, associado a uma nova transmissão automática de 8 marchas. O facelift das picapes 2500 e 3500 inclui faróis full LED, nova grade e sistema multimídia de 14,5”.
Na ala dos alemães, a BMW apresentou o novo M2 com 480 cv, o i4 M50 reestilizado e a personalização por meio do programa BMW Individual para o M3, permitindo até 150 cores exclusivas de carroceria.
A MINI, por sua vez, trouxe toda a linha John Cooper Works, incluindo modelos conversíveis, representando a renovação total da marca no país com o que há de mais atual em performance e conectividade.
Na esfera dos esportivos nacionais, a Fiat mostrou o Pulse Abarth 2025, com visual renovado na grade frontal e aplicação do icônico escorpião em novos pontos da carroceria, mantendo o motor T270 1.3 turbo com até 185 cv.
Já a recém-chegada Omoda/Jaecoo, marca do grupo Chery, anunciou a versão híbrida do Omoda 5 e o novo Omoda 7, posicionando-se como nova força entre os SUVs médios e grandes no mercado nacional.
A BYD não ficou atrás e exibiu os supercarros elétricos da submarca Yangwang: o U8, com 1.200 cv e capacidade de flutuar na água, e o U9, com 1.305 cv e visual impactante, prometendo aceleração abaixo de 3 segundos no 0 a 100 km/h.
A Volvo apresentou a nova geração do XC60, ainda sem revelar os detalhes mecânicos, mas com previsão de manter o sistema híbrido com 462 cv. O destaque ficou para a nova tela multimídia de 11,2 polegadas e acabamento mais refinado.
A Ford renovou o Territory, agora com visual alinhado ao padrão global da marca. O modelo segue importado da China e deve manter a atual base mecânica.
Fechando a lista, a Hyundai confirmou o Kona Hybrid, com média urbana de 18 km/l, e a GAC, que debutou no Brasil com cinco modelos, incluindo o superesportivo Hyptec SSR, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos.
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Turbodiesel: motorização que utiliza injeção direta de óleo diesel e turboalimentação, resultando em alto torque e eficiência para veículos pesados ou 4×4.
John Cooper Works (JCW): divisão esportiva da MINI, focada em performance e modelos com preparação específica para pistas e condução dinâmica.
Híbrido elétrico (HEV): veículo que combina motor a combustão e motor elétrico, alternando entre os dois para maior eficiência de consumo e menor emissão.
Programa BMW Individual: serviço de personalização exclusivo da BMW que permite aos clientes configurar veículos com cores, acabamentos e materiais sob medida.