O lendário Honda NSX, desenvolvido em parceria com o tricampeão Ayrton Senna, foi uma das atrações especiais do Festival Interlagos – edição Carros, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de junho de 2025 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O modelo de 1992, pertencente ao acervo do recém-inaugurado Museu Carde, em Campos do Jordão (SP), foi exibido para o público em um tributo à história da engenharia e inovação japonesa.
O NSX, cujo nome significa New Sportscar eXperimental, foi apresentado pela Honda em 1989 como um superesportivo de alta performance, com atenção artesanal aos detalhes e pioneirismo tecnológico. A participação do próprio Ayrton Senna no desenvolvimento do carro foi fundamental, principalmente no ajuste da suspensão, para garantir o comportamento dinâmico ideal nas pistas.
Detalhes mecânicos e design
Equipado com um motor V6 aspirado de 3.0 litros, que entregava 270 cavalos de potência, o NSX contava com câmbio manual de cinco marchas e tração traseira. Sua estrutura monocoque era construída em alumínio, com componentes leves que priorizavam a agilidade e desempenho, característica essencial para um carro projetado para as pistas. O Honda NSX foi uma referência de tecnologia que inspirou outros ícones do automobilismo, como o McLaren F1.
Ayrton Senna e o NSX: uma parceria lendária
Além da participação no desenvolvimento do carro, Ayrton Senna foi visto algumas vezes pilotando o NSX em autódromos, e uma famosa gravação dele acelerando o modelo em Suzuka, no Japão, se tornou viral nas redes sociais, mesmo após mais de 20 anos. Na filmagem, Senna usava um mocassim marrom e executava a técnica de punta-taco, evidenciando sua maestria ao volante.
A parceria entre Ayrton Senna e a Honda começou em 1987, quando o piloto competia pela Lotus 99T equipada com motor Honda, e perdurou até 1992, período em que Senna conquistou seus três títulos mundiais pilotando McLaren-Honda. Ao longo dessa união, o brasileiro acumulou números expressivos: 96 Grandes Prêmios disputados, 32 vitórias, 56 pódios e 46 poles positions.
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Motor aspirado: motor que utiliza a pressão atmosférica para a admissão de ar no cilindro, sem o auxílio de turbo ou compressor.
Monocoque: estrutura única que integra a carroceria e o chassi, geralmente mais leve e rígida.
Punta-taco: técnica de pilotagem que envolve acelerar, frear e trocar marchas de forma sincronizada para evitar perda de rotação do motor.
Câmbio manual: sistema de transmissão onde o motorista controla as trocas de marchas por meio de uma alavanca e pedal de embreagem.