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IVECO BUS apresenta chassi movido a gás e biometano na Modal Expo 2025

Modelo BUS 17-210 G combina robustez, baixo custo operacional e até 95% de redução de CO₂ com biometano

A IVECO BUS exibe seu chassi movido a gás natural e biometano durante a Modal Expo 2025, no Espírito Santo, reforçando o compromisso com a transição energética e apresentando uma solução viável para o transporte urbano sustentável no Brasil.

A marca, integrante do Iveco Group, aposta em uma abordagem multienergética para a América Latina e destaca o BUS 17-210 G como alternativa concreta à eletrificação total, aproveitando a ampla oferta de gás natural e a infraestrutura existente nas cidades brasileiras com distribuição de GNV. A participação no evento acontece a convite da distribuidora ES Gás, de 3 a 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, na cidade de Serra (ES).

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Com motor dianteiro e possibilidade de instalação de até nove cilindros de armazenamento, o chassi BUS 17-210 G incorpora o motor FPT N60 CNG, com potência de 210 cv e torque de 760 Nm. O sistema entrega desempenho equivalente ao de modelos a diesel, mantendo a robustez e confiabilidade reconhecidas da linha Iveco Bus.

O modelo oferece autonomia de até 350 km, com tempo de abastecimento de cerca de 20 minutos, assegurando alta disponibilidade para operações urbanas e metropolitanas. Isso permite sua aplicação em rotas mais longas, sem comprometer o ritmo operacional das empresas de transporte.

Em termos ambientais, o BUS 17-210 G se destaca pela redução de até 95% das emissões de CO₂ quando abastecido com biometano, além de diminuir em 90% o dióxido de nitrogênio (NO₂) e em 10% o CO₂ mesmo com o uso de gás natural. A economia de combustível em relação ao diesel pode chegar a 40%, tornando o modelo uma alternativa com TCO (Custo Total de Propriedade) competitivo.

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Durante a Modal Expo, a IVECO BUS também participa do painel “Além da Teoria: Como os motores a gás estão conduzindo a transição energética no Brasil”, agendado para 4 de junho. A apresentação destaca os benefícios técnicos e econômicos do chassi, além de abordar o potencial da malha de distribuição de gás canalizado no Espírito Santo.

Entre os municípios atendidos pela rede da ES Gás estão Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz e Colatina. Essa capilaridade cria as condições ideais para a introdução de frotas movidas a gás natural ou biometano, especialmente em contextos onde a eletrificação ainda enfrenta barreiras operacionais e de infraestrutura.

Segundo Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da Iveco Bus, o chassi já está em fase de validação para o mercado brasileiro. “O BUS 17-210 G oferece solução realista para cidades que precisam equilibrar descarbonização e viabilidade financeira. É um produto robusto, eficiente e de rápida implementação”, afirma.

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Gás natural veicular (GNV) – Combustível fóssil mais limpo que o diesel, usado em motores adaptados ou dedicados, com menor emissão de poluentes.

Biometano – Gás renovável derivado de resíduos orgânicos, que substitui o gás natural com vantagens ambientais e desempenho similar.

FPT N60 CNG – Motor da FPT Industrial dedicado a gás natural comprimido, com tecnologia de combustão otimizada para reduzir emissões e manter a performance.

Custo Total de Propriedade (TCO) – Métrica que considera não apenas o preço de aquisição do veículo, mas também seus custos operacionais e de manutenção ao longo da vida útil.

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