O Novo Uno, lançado em maio de 2010, completa 15 anos de história e consolida seu papel como um marco na trajetória da Fiat no Brasil, unindo design arrojado, tecnologia acessível e soluções inteligentes em um projeto 100% nacional.
Ao ser lançado, o Novo Uno não apenas substituiu o modelo anterior, mas deu início a uma nova era no segmento de compactos, trazendo soluções inovadoras para o mercado brasileiro. Desenvolvido integralmente no Polo Automotivo de Betim (MG), o carro marcou o renascimento de um dos nomes mais icônicos da Fiat com um projeto totalmente redesenhado para atender ao gosto e às demandas dos consumidores locais.
O design partiu do conceito batizado de “Round Square”, ou “quadrado arredondado”, reinterpretando as formas retas do Uno original com cantos suavizados. O resultado foi um visual moderno e de forte personalidade, com assinatura clara do Design Center South America, que teve liberdade para criar um veículo com DNA brasileiro.
No lançamento, o Novo Uno chegou em quatro versões principais: Vivace 1.0 Flex, Attractive 1.4 Flex, Uno Way 1.0 e 1.4 Flex. A ampla possibilidade de personalização visual e funcional fez do modelo um sucesso imediato. Entre os diferenciais estavam as 14 cores disponíveis, incluindo tonalidades exclusivas como Amarelo Citrus, Azul Splash e Verde Box. A cor amarelo vibrante ficou conhecida como o Uno “marca-texto”, popularizada pela irreverente campanha “Uno Duni Te”.
O modelo também estreou os motores Fire 1.0 Evo e Fire 1.4 Evo, com tecnologia Flex e foco em desempenho e eficiência energética. Com o Fire 1.0 Evo, o carro entregava até 75 cv e 9,9 kgfm de torque com etanol, enquanto o Fire 1.4 Evo chegava aos 88 cv e 12,5 kgfm de torque. Em 2014, o Uno se tornaria o primeiro carro popular nacional com sistema Start-Stop, recurso que desliga e religa o motor automaticamente em paradas para reduzir consumo e emissões.
A evolução continuou em 2016, com o lançamento do motor Firefly, além da inclusão de controle de tração (TC), estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampa – itens inéditos no segmento de entrada. Essas melhorias colocaram o Uno entre os veículos mais seguros e atualizados da categoria.
A despedida oficial do Novo Uno aconteceu em 2021, com a série especial Uno Ciao, limitada a apenas 250 unidades. O nome, que significa tanto “olá” quanto “adeus” em italiano, simbolizou a trajetória de um modelo fabricado ininterruptamente desde 1984, encerrando-se com 4.379.356 unidades produzidas.
A trajetória do Uno também é marcada por diversos prêmios e reconhecimentos. Já em seu primeiro ano, o Novo Uno recebeu o título de Carro do Ano 2011 pela revista Auto Esporte, além de diversas premiações da imprensa especializada, como ABIAUTO, Car and Driver, Top Car TV e Car Magazine.
A história do Uno vai além da geração de 2010. Desde sua estreia em 1984, o modelo foi responsável por marcos como o lançamento do Uno 1.5R em 1987, então o Fiat mais rápido no Brasil, e o Uno Turbo, ícone dos anos 1990 que introduziu o conceito de performance com eficiência. O Uno também foi o primeiro carro 1.0 nacional e o primeiro a oferecer ar-condicionado em sua categoria.
O legado deixado pelo modelo é inegável: o Uno foi o carro que democratizou o acesso ao automóvel moderno no Brasil. Compacto, espaçoso, eficiente e acessível, ele ajudou milhões de brasileiros a conquistar seu primeiro carro e estabeleceu um padrão que influenciou toda a indústria.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Fire Evo – Evolução do motor Fire, com melhorias em eficiência, combustão e controle de emissões, mantendo baixo custo de manutenção.
Start-Stop – Sistema que desliga automaticamente o motor em paradas curtas, como em semáforos, religando-o assim que o motorista aciona o pedal da embreagem ou freio, economizando combustível.
Firefly – Família de motores modernos da Fiat com três ou quatro cilindros, que combinam baixo consumo e emissões com boa entrega de torque em baixas rotações.
ESC (Electronic Stability Control) – Sistema eletrônico de controle de estabilidade que atua nos freios e motor para manter o carro na trajetória ideal em curvas ou manobras bruscas.