O Geely EX5, novo SUV elétrico da marca chinesa, desembarcou nesta semana no Porto de Paranaguá (PR), marcando o início oficial da presença do modelo no mercado brasileiro. Os primeiros veículos já chegaram às instalações da Geely no Brasil e seguem agora para as concessionárias, com previsão de lançamento oficial e início das vendas em julho.
A chegada do modelo estava alinhada ao plano estratégico da Geely para o país, dentro de sua visão de expandir globalmente os chamados NEVs (veículos de nova energia), reforçando o posicionamento da marca como uma das líderes em mobilidade elétrica.
Como modelo global, o Geely EX5 foi desenvolvido para atender aos requisitos de mais de 90 países, incluindo o Brasil. O projeto envolveu centros de design da Geely em Gotemburgo, Xangai, Coventry e Milão, contemplando variantes com volante à esquerda e à direita e soluções tecnológicas de última geração.
O visual arrojado do Geely EX5 teve inspiração na “face de um tigre”, com frente imponente, proporções bem definidas e destaque para os elementos aerodinâmicos, como grade ativa, maçanetas embutidas, para-choques moldados para reduzir arrasto e linhas marcadas nas laterais. A traseira apresentou lanternas elevadas com efeito 3D translúcido, reforçando o aspecto futurista.
No interior, o SUV elétrico ofereceu um ambiente sofisticado, com forte foco no bem-estar dos ocupantes. Destaque para a tela central de 15,4 polegadas em alta definição, o sistema de comando de voz “Hi Geely” com mais de 200 comandos e um acabamento minimalista com materiais de toque suave e saudáveis à saúde humana.
Construído sobre a arquitetura GEA, dedicada a veículos elétricos, o EX5 trouxe como diferencial o powertrain elétrico 11 em 1, que unificou componentes como motor, inversor, transmissor e carregador em uma única unidade compacta. Isso contribuiu para maior eficiência energética e desempenho superior, além de facilitar manutenção e reduzir peso.
Em termos de segurança, o modelo adotou seis pilares integrados que englobaram proteção ativa, passiva, segurança da bateria, proteção de pedestres, segurança cibernética e elementos voltados à saúde dos ocupantes. Todo o conjunto foi desenvolvido para atender aos mais altos padrões globais.
As dimensões reforçaram o compromisso com o conforto interno. Apesar de estar na categoria de SUVs médios (segmento C), o EX5 entregou espaço interno de um SUV maior (segmento D), com 2,75 metros de entre-eixos e 1,90 m de largura, beneficiando-se da arquitetura elétrica para melhor aproveitamento do interior.
O lançamento do EX5 fez parte da estratégia global da Geely de acelerar a mobilidade elétrica, oferecendo veículos com alta tecnologia, valor agregado e qualidade superior, buscando conquistar espaço competitivo também na América do Sul.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
- NEV (New Energy Vehicle): termo utilizado na China para veículos elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e movidos a célula de combustível.
- Arquitetura GEA: plataforma modular exclusiva para veículos elétricos da Geely, voltada para eficiência energética, rigidez estrutural e espaço interno.
- Powertrain 11 em 1: integração de múltiplos componentes do sistema elétrico de tração em uma única unidade para otimizar desempenho e reduzir perdas.
- Coeficiente aerodinâmico: medida de resistência ao ar; quanto menor, mais eficiente é o veículo em termos de consumo e autonomia.