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Stellantis apoia projeto PIONEER com baterias de segunda vida fornecidas pela divisão SUSTAINera

Tecnologia circular amplia sustentabilidade no Aeroporto de Roma e reduz emissões de CO₂ em 16 mil toneladas em dez anos

A Stellantis, por meio da SUSTAINera — sua divisão dedicada à Economia Circular —, integrou um dos maiores projetos de armazenamento de energia com baterias de segunda vida da Europa. O PIONEER (airPort sustaInability secONd lifE battEry stoRage), liderado pela Enel e a administradora aeroportuária ADR, com apoio científico do instituto alemão Fraunhofer, utiliza baterias reaproveitadas no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, como parte da estratégia de descarbonização do local.

O projeto, o maior do gênero na Itália, representa um marco no uso de baterias automotivas em segunda vida, aproveitando a capacidade remanescente de armazenamento energético de componentes originalmente aplicados em veículos da plataforma elétrica eCMP, voltada a carros do segmento B.

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Desde 2022, a Stellantis atua em parceria com a ENEL X e o integrador de sistemas Loccioni, fornecendo 78 baterias de segunda vida, cada uma com capacidade de 50 kWh, totalizando 3,9 MWh. Essas baterias são integradas ao sistema avançado BESS (Battery Energy Storage System), com capacidade total de 10 MWh, funcionando em sinergia com a fazenda solar da ADR, que gera 31 GWh por ano.

A combinação entre o BESS e a geração solar local permite que o aeroporto otimize o uso da energia renovável, armazenando excedentes para horários de maior demanda e evitando a emissão de cerca de 16 mil toneladas de CO₂ ao longo de uma década.

O projeto PIONEER é uma das iniciativas mais relevantes da Stellantis nos últimos dois anos no campo da reutilização de baterias, e está alinhado ao plano de ações de segunda vida da companhia, que também inclui recondicionamento e reparo de baterias elétricas — estendendo seu uso ao máximo antes do processo de reciclagem.

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A SUSTAINera planeja continuar investindo fortemente neste segmento, que vem apresentando crescimento acelerado nos últimos três anos. A Stellantis também está desenvolvendo protótipos de sistemas de armazenamento estacionário, com foco em aplicações residenciais, comerciais e industriais.

Esses projetos são desenvolvidos com apoio da joint venture Free2move eSolutions, estabelecida com a NHOA, e visam testar e validar a viabilidade técnica e econômica da reutilização de baterias elétricas fora do setor automotivo.

A adoção de soluções como o PIONEER reforça o compromisso da Stellantis com a sustentabilidade e a inovação, alinhando-se aos objetivos de longo prazo de redução de emissões e promoção de uma economia verdadeiramente circular.

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Bateria de segunda vida – Bateria automotiva que, após o fim de sua vida útil veicular, ainda possui capacidade de armazenamento e pode ser reutilizada em sistemas estacionários.

BESS (Battery Energy Storage System) – Sistema de armazenamento de energia elétrica em baterias, usado para gerenciar a demanda e estabilizar a rede elétrica.

Plataforma eCMP – Arquitetura elétrica modular da Stellantis utilizada em veículos compactos e urbanos, compatível com propulsão 100% elétrica.

Economia circular – Modelo produtivo que prioriza a reutilização, reparo, recondicionamento e reciclagem de materiais e componentes para prolongar seu ciclo de vida útil.

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