Abertura de vendas do Novo Tera movimenta concessionárias da marca em todo o País, consolidando o SUV como um dos maiores lançamentos da história da Volkswagen no Brasil.
A noite de 5 de junho de 2025 marcou a estreia comercial do Novo Volkswagen Tera com números impressionantes. Em uma ação simultânea nas 472 concessionárias da marca no Brasil, a Volkswagen vendeu 12.312 unidades do novo SUV compacto, atingindo um faturamento de R$ 1,562 bilhão logo nas primeiras horas. A marca ainda revelou que mais de 50 mil pessoas participaram do evento batizado de “Open Door”, confirmando o interesse pelo modelo que foi desenvolvido no Brasil para atender as preferências do consumidor nacional.
O Novo Tera é produzido na fábrica de Taubaté (SP) e movimenta diretamente 260 novos postos de trabalho na unidade, além de gerar cerca de 2.600 empregos indiretos na cadeia de fornecedores. Durante o lançamento, os clientes puderam conferir todas as versões disponíveis, incluindo o lote inicial promocional da versão MPI, com 999 unidades a R$ 99.990 — que, esgotado o estoque, passa a custar R$ 103.990.
O levantamento das vendas mostra a força do produto nas configurações mais completas: 43% das vendas foram da versão High, com preço sugerido de R$ 139.990. A versão intermediária Comfort respondeu por 28% das vendas, enquanto a opção de entrada MPI ficou com 20%. Já a versão com motor 1.0 TSI e câmbio manual representou 11% do total vendido.
Para impulsionar ainda mais o sucesso da noite, a Volkswagen ofereceu condições especiais: além do preço promocional, a montadora disponibilizou um cheque-bônus de R$ 5 mil na troca por um usado e planos de financiamento diferenciados.
Versão | Motorização / Câmbio | Preço de Lançamento | Participação nas Vendas | Unidades Vendidas (aprox.) |
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High | 1.0 TSI / Automático 6 marchas | R$ 139.990 | 43% | 5.294 unidades |
Comfort | 1.0 TSI / Automático 6 marchas | R$ 126.990 | 28% | 3.447 unidades |
MPI (lote promocional) | 1.0 MPI / Manual 5 marchas | R$ 99.990 (999 unidades) | 20% | 2.462 unidades |
TSI Manual | 1.0 TSI / Manual 5 marchas | R$ 116.990 | 11% | 1.354 unidades |
Total de unidades vendidas | — | — | 100% | 12.312 unidades |
Faturamento total | — | — | — | R$ 1,562 bilhão |
Os preços das versões Comfort, High e TSI referem-se à tabela divulgada no evento. O lote inicial da MPI contou com preço promocional de R$ 99.990 para 999 unidades.
O Novo Tera estreia com um pacote completo desde a versão de entrada, com itens como seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores traseiros de estacionamento, painel digital, piloto automático e direção elétrica com regulagem de altura e profundidade. Todas as versões contam com portas USB dianteiras duplas, ar-condicionado e banco do motorista com ajuste milimétrico.
Nas configurações Comfort e High, o Tera agrega sofisticação com partida por botão, acesso sem chave (Kessy), volante multifuncional com acabamento premium, ar-condicionado Climatronic Touch, painel digital de 10,25”, carregador de celular por indução e rodas de liga leve de 16 polegadas.
A versão High ainda pode receber o pacote exclusivo “Outfit The Town Edition”, que adiciona bancos com revestimento premium, acabamentos escurecidos, rodas de 17 polegadas, teto e retrovisores pretos e emblemas exclusivos da edição especial, com destaque para a cor Preto Ninja.
Sob o capô, o Tera é oferecido com duas opções de motorização: o conhecido 1.0 MPI de até 84 cv e o 1.0 170 TSI de até 116 cv, com torque e eficiência já consagrados na linha da marca. A transmissão manual de cinco marchas equipa as versões MPI e TSI, enquanto as versões Comfort e High utilizam o câmbio automático de seis velocidades.
A linha 2025 do Tera está disponível em seis cores, incluindo tonalidades inéditas como Vermelho Hypernova, Azul Ártico e Prata Lunar, além das clássicas Preto Ninja, Branco Cristal e Cinza Platinum.
Com um projeto nacional e foco em entregar um modelo acessível e bem equipado, a Volkswagen estabelece um novo marco no segmento com o Tera, que chega para competir com força no crescente mercado de “SUVs” compactos.
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- MPI (Multi Point Injection): sistema de injeção eletrônica multiponto, onde cada cilindro recebe combustível de um injetor próprio, garantindo melhor distribuição e eficiência.
- TSI (Turbo Stratified Injection): tecnologia de motor turbo com injeção direta, que oferece alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
- Kessy: sistema de entrada e partida sem chave da Volkswagen, que permite acesso ao veículo e acionamento do motor por botão.
- Hill Hold Control (HHC): assistente de partida em rampas que evita o recuo do carro ao soltar o freio em aclives.