Com a missão histórica de ocupar o espaço deixado por Gol e Fusca, o Volkswagen Tera estreia no mercado nacional como novo SUV compacto da marca, posicionado abaixo do T-Cross e trazendo um conjunto que aposta na eficiência, conectividade e segurança para se destacar entre os rivais. Será que ele entrega o que promete? O Mecânica Online® foi conferir.
A Volkswagen apresenta o Tera High com o pacote opcional Outfit the Town como sua principal aposta para conquistar o consumidor que busca um SUV urbano, eficiente e com estilo moderno. Com identidade visual que reforça a linha de SUVs da marca, o modelo conta ainda com um toque simbólico: o vidro traseiro traz a silhueta do Gol, do Fusca e do próprio Tera — um easter egg que conecta passado e futuro.
Fabricado sobre a plataforma modular MQB A0, já utilizada em Polo e Nivus, o Tera se destaca por propor equilíbrio entre dimensões externas e espaço interno. São 2,57 metros de entre-eixos, com 350 litros no porta-malas. O espaço traseiro é limitado para três adultos, com ressalva ao túnel central elevado que reduz o conforto do ocupante central.
Sob o capô, o conhecido motor 1.0 TSI da família EA211 entrega até 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, sempre com 16,8 kgfm de torque. Acoplado a um câmbio automático Aisin de seis marchas, esse conjunto oferece respostas suaves, mas sem o mesmo fôlego dos principais rivais: o Tera faz de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, contra 9,4 s do Pulse e 10,6 s do Kardian. A boa notícia é que a nova calibração da transmissão melhora o tempo de resposta em relação a modelos como Nivus e T-Cross.
A eficiência energética é um dos trunfos do modelo. Rodando com gasolina, ar-condicionado ligado e duas pessoas a bordo, o Tera alcançou médias de 17,3 km/l na estrada e 11,5 km/l na cidade — valores acima da média da categoria e que indicam bom trabalho em aerodinâmica e gerenciamento de energia, mesmo sem eletrificação.
Na parte dinâmica, a Volkswagen manteve sua tradicional receita: suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção garantem boa estabilidade e conforto para o uso cotidiano. A direção com assistência elétrica e a posição elevada de dirigir favorecem a condução urbana. Destaque para os freios a disco nas quatro rodas — item exclusivo de série no segmento — que colaboram para frenagens mais curtas e seguras.
Internamente, o acabamento combina materiais simples e elementos que transmitem sofisticação: plásticos rígidos predominam, mas há inserções em couro sintético no painel e nas portas, além de bancos com revestimento sintético e bom apoio lateral. A ergonomia é favorecida pelos comandos bem posicionados e a visibilidade ampla.
Em tecnologia, o Tera High não decepciona. Traz painel digital de 10,25″, central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1″, conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução com ventilação, USB-C reposicionadas e promessa de integração futura com inteligência artificial por meio do assistente Otto. O ar-condicionado Climatronic Touch, no entanto, ainda tem ergonomia questionável por depender de comandos táteis.
O pacote de segurança é um dos mais completos da categoria: seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de saída de faixa, sensores dianteiros e traseiros, detector de fadiga e controle de estabilidade. Por R$ 2.839 adicionais, o pacote Adas oferece ainda assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego e assistente de estacionamento.
Com preço inicial de R$ 139.990 na versão High com o pacote Outfit the Town, e R$ 142.829 com os sistemas Adas, o Volkswagen Tera entrega um bom custo-benefício frente aos concorrentes. Embora perca em desempenho e espaço interno para alguns rivais, ele se destaca por segurança, economia de combustível e conteúdo tecnológico, posicionando-se como uma das estreias mais relevantes do ano.
Critério | Nota (0 a 5) | Comentário |
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Desempenho | 3,5 | Motor 1.0 TSI entrega boa resposta em uso urbano, mas perde fôlego em retomadas e acelerações frente aos rivais. A nova calibração da transmissão ajuda. |
Consumo | 4,5 | Excelente eficiência: 17,3 km/l na estrada e 11,5 km/l na cidade com gasolina. Um dos destaques do Tera. |
Conforto ao rodar | 4,0 | Suspensão bem calibrada para uso urbano, com direção leve e posição elevada de dirigir. Nível de ruído interno controlado. |
Estabilidade e Frenagem | 4,5 | Ótimo conjunto dinâmico para o segmento. Freios a disco nas quatro rodas são destaque exclusivo e oferecem excelente segurança. |
Espaço Interno | 3,0 | Boa ergonomia e acabamento simples, mas o espaço traseiro e o porta-malas ficam atrás dos principais concorrentes. |
Acabamento | 3,5 | Plásticos rígidos predominam, mas há elementos visuais que valorizam o painel e os bancos com toque macio. |
Tecnologia | 4,5 | Painel digital, VW Play Connect com conectividade sem fio e assistente Otto em breve. Ponto negativo: climatização com comandos táteis. |
Segurança | 5 | Lista completa com 6 airbags, ACC, AEB e mais. Pacote opcional Adas melhora ainda mais a proteção ativa. Cinco estrelas no Latin NCAP. |
Custo-benefício | 4,0 | Preço competitivo frente a Pulse e Kardian. Entrega mais segurança e consumo, mas perde em desempenho e espaço. |
Nota Final | 4,0 | Avaliação positiva com destaque para consumo, segurança e tecnologia |
Pontos Fortes
✔️ Excelente consumo urbano e rodoviário
✔️ Pacote de segurança completo e freios a disco nas quatro rodas
✔️ Direção leve e suspensão bem ajustada
✔️ Conectividade moderna e promessa de integração com IA
Pontos a Melhorar
❌ Desempenho inferior aos rivais em aceleração
❌ Espaço traseiro limitado e porta-malas apenas mediano
❌ Ar-condicionado com comandos sensíveis ao toque que prejudicam a usabilidade
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
- MQB A0 – Plataforma modular da Volkswagen que permite o compartilhamento de componentes entre diferentes modelos compactos, melhorando custo e eficiência.
- Motor 170 TSI – Família de motores turboalimentados de 3 cilindros, com injeção direta e desempenho otimizado para economia.
- Freios a disco nas quatro rodas – Sistema que melhora o poder de frenagem, distribuindo melhor o esforço e oferecendo maior controle em frenagens de emergência.
- ACC (Adaptive Cruise Control) – Controle de cruzeiro adaptativo que mantém distância segura do veículo à frente de forma automática.