O Volkswagen Tera, SUV desenvolvido e fabricado no Brasil, obteve a nota máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. O modelo demonstrou excelente desempenho nos diferentes critérios avaliados, com destaque para a proteção de ocupantes adultos e infantis, bem como a robustez nos sistemas de assistência à condução.
Na avaliação da entidade independente, o Tera alcançou 89,88% na proteção de ocupantes adultos, 87,25% em ocupantes infantis, 75,77% na proteção a pedestres e usuários vulneráveis das vias e 84,76% em assistência à segurança, consolidando-se como um dos veículos mais bem avaliados no mercado latino-americano.
O SUV da Volkswagen passou por testes rigorosos, que incluíram impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, análise de chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres, além da efetividade de sistemas de segurança ativa, como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) — esta última obrigatória para todas as versões em quase todos os mercados, com exceção da Argentina, onde é padrão apenas na versão topo de linha.
No geral, a estrutura da carroceria e a área dos pés foram consideradas estáveis. No entanto, o Latin NCAP destacou que a proteção do peito do condutor no impacto frontal pode ser melhorada, assim como a proteção da parte superior das pernas dos pedestres. Para as crianças, os níveis de proteção foram entre médios e bons, com potencial para evolução.
Entre os sistemas de assistência, o AEB se destacou com desempenho robusto nos testes urbanos, interurbanos e para pedestres, quase atingindo a pontuação máxima. Já os sistemas de Assistência de Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD), embora tenham obtido bom desempenho, não foram pontuados por não cumprirem os requisitos mínimos de disponibilidade regional exigidos pelo Latin NCAP. O SAS (limitador e alerta de velocidade), por sua vez, atendeu a todos os critérios técnicos e é oferecido como item de série.
O modelo foi submetido aos testes por decisão voluntária da Volkswagen, o que reforça o compromisso da marca com a segurança veicular na América Latina.
Destaques institucionais
Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, afirmou:
“O resultado do Volkswagen Tera é um dos mais relevantes dos últimos anos do Latin NCAP. Este modelo, que aspira ser popular em preço e vendas, demonstra que a segurança cinco estrelas pode ser padrão e produzida na região. É fundamental que a Volkswagen tenha decidido oferecer AEB de série em quase todos os mercados da região.”
Stephan Brodziak, presidente do conselho do Latin NCAP, complementou:
“Este modelo demonstra que é possível atingir altos padrões de segurança e que eles não devem mais ser uma exceção. Instamos os governos a implementar uma rotulagem de segurança obrigatória, para que os consumidores possam tomar decisões informadas. O Tera demonstra que priorizar a segurança não é apenas viável, mas essencial.”
O Latin NCAP avalia desde 2010 a versão mais básica em equipamentos de segurança passiva de cada modelo. A entidade recomenda fortemente que os consumidores escolham versões com tecnologias ADAS já avaliadas, como o AEB, que oferecem real ganho em proteção ativa e prevenção de acidentes.
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- Latin NCAP: órgão independente que avalia a segurança de veículos novos vendidos na América Latina e Caribe, com base em protocolos internacionais.
- AEB (Autonomous Emergency Braking): sistema que detecta obstáculos ou pedestres e aciona os freios automaticamente para evitar colisões.
- ESC (Electronic Stability Control): sistema que corrige a trajetória do veículo em situações de perda de controle, reduzindo riscos de derrapagem.
- ADAS (Advanced Driver Assistance Systems): conjunto de sistemas eletrônicos avançados que aumentam a segurança ativa, como alerta de faixa, AEB, BSD, entre outros.