A Aston Martin apresenta o novo Vantage S 2026, versão mais focada em desempenho do já consagrado Vantage, consolidando-se como referência no segmento de carros esportivos ultraluxuosos com motor dianteiro.
Baseado na tradição do sufixo “S”, usado desde o Vanquish S em 2004, o Vantage S traz um motor V8 biturbo 4.0 litros atualizado, que entrega impressionantes 680 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 800 Nm entre 3.000 e 6.000 rpm. Essa evolução resulta em acelerações mais rápidas, com o tempo de 0 a 100 km/h reduzido para 3,4 segundos e 0 a 200 km/h em 10,1 segundos, mantendo a velocidade máxima em 325 km/h.
Para garantir uma experiência de condução envolvente, o acelerador eletrônico (“drive-by-wire”) foi calibrado especificamente para oferecer resposta mais precisa e conexão direta ao condutor, ajustando a resistência conforme os modos de condução do veículo.
No âmbito dinâmico, o Vantage S recebeu aprimoramentos no chassi, suspensão e suportes do trem de força. Amortecedores adaptativos Bilstein DTX com ajustes mais sensíveis na dianteira, redução da rigidez da mola auxiliar traseira e do suporte da transmissão resultam em maior agilidade sem perder conforto e refinamento. A suspensão foi recalibrada nas configurações de cambagem, convergência e cáster, elevando a aderência frontal em curvas e o equilíbrio geral do carro. A montagem direta do subchassi traseiro na carroceria aprimora a resposta da direção e a estabilidade.
Visualmente, o Vantage S se diferencia pelas lâminas centrais no capô em acabamento preto brilhante ou fibra de carbono, que ajudam na extração de calor do motor “hot-V”. O discreto emblema “S” nos para-lamas, feito à mão com latão esmaltado em vermelho, e o spoiler traseiro pronunciado – que gera até 44 kg de downforce na velocidade máxima, parte dos 111 kg totais – reforçam o foco em performance e estabilidade.
O pacote aerodinâmico inclui ainda defletores e palhetas venturi dianteiras que aumentam a força descendente em até 67 kg, elevando a aderência em altas velocidades.
As rodas exclusivas de 21 polegadas em “Y” têm acabamento preto acetinado com grafismos vermelhos, combinando com pinças de freio bronze e detalhes vermelhos característicos do modelo “S”.
No interior, o acabamento esportivo une Alcantara e couro “Accelerate”, com incrustações em fibra de carbono 2×2 acetinada e logotipos “S” bordados nos bancos, painel e soleiras, utilizando uma técnica artesanal que envolve milhares de pontos de costura. O opcional interior Inspire Sport oferece couro semianilina e Alcantara em versões monocromáticas ou bicolor, com acolchoamento chevron e perfurações estratégicas, expressando a esportividade e luxo.
O Vantage S será apresentado oficialmente no Festival de Velocidade de Goodwood 2025, na tradicional subida de montanha que atrai fãs do automobilismo mundial.
As encomendas do Vantage S 2026, nas versões Coupé e Roadster, já estão abertas, com as primeiras entregas previstas para o quarto trimestre de 2025.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
- Drive-by-wire – Sistema eletrônico que controla o acelerador, substituindo o cabo mecânico por comandos digitais para maior precisão.
- Downforce (força descendente) – Força aerodinâmica que pressiona o carro contra o solo, aumentando aderência em curvas e estabilidade em altas velocidades.
- Cambagem, convergência e cáster – Ajustes geométricos da suspensão que influenciam a estabilidade, dirigibilidade e desgaste dos pneus.
- Amortecedores adaptativos Bilstein DTX – Suspensão com controle eletrônico que ajusta a firmeza conforme o terreno e estilo de condução.