domingo, 6 julho , 2025
28 C
Recife

Audi celebra 60 anos de renascimento da marca com exposição histórica na Espanha

Com modelos icônicos e visão para o futuro, Audi relembra sua trajetória de inovação em design e engenharia

No coração da região de Rioja, na Espanha, a Audi comemorou os 60 anos da retomada de seu nome com uma celebração especial, reunindo alguns dos modelos mais emblemáticos da marca para destacar seis décadas de pioneirismo em design e engenharia automotiva.

O evento contou com a presença de modelos históricos e modernos do acervo da Audi UK, que puderam ser guiados pelos convidados, como forma de ilustrar o DNA técnico e estético da marca. Entre os destaques estavam clássicos como Ur-quattro, TT Coupé e R8, além dos atuais RS e-tron GT e A6 Sportback e-tron, simbolizando a transição da marca para a mobilidade elétrica de alto desempenho.

- Publicidade -

Para Gary Telaak, designer de exteriores da Audi, o design sempre foi um pilar fundamental da marca, integrando o conceito “Vorsprung durch Technik” (Avanço por meio da tecnologia). “Do lendário Ur-quattro até o recém-lançado A6 Sportback e-tron, os elementos visuais e a atenção aos detalhes sempre marcaram a identidade Audi”, afirmou.

A retomada oficial do nome Audi aconteceu durante o Salão de Frankfurt de 1965, com a apresentação de um sedã que ficou conhecido simplesmente como “o Audi”. Baseado no DKW F102, esse modelo visualmente familiar trazia evoluções técnicas importantes e deu início a uma nova fase da marca, que passou a fazer parte da Auto Union GmbH — formada por quatro marcas representadas pelos conhecidos quatro anéis do logotipo: Audi, DKW, Horch e Wanderer.

O nome Audi, aliás, tem origem curiosa: August Horch, fundador da empresa, ao ser impedido de usar seu próprio sobrenome em uma nova companhia após deixar a original, adotou o termo “Audi”, tradução latina de “Horch”, que significa “ouça!”. Assim, a nova marca manteve o espírito da original, mas com uma identidade distinta.

- Publicidade -

Após um período de dormência que durou até 1965, a marca voltou com força ao mercado com modelos como Audi 60, 75, 80 e Super 90, nomeados conforme sua potência. Esses modelos foram oferecidos em versões sedã de duas e quatro portas e na versão perua Variant — esta última representada por um exemplar preservado no acervo da Audi UK.

Na época, o futuro da marca ainda era incerto, já que a Volkswagen, então nova proprietária da Auto Union, pretendia utilizar a estrutura de Ingolstadt apenas para desenvolver veículos VW. Porém, o diretor técnico Ludwig Kraus surpreendeu ao apresentar um projeto secreto: o protótipo do Audi 100, lançado em 1968, que mudou a trajetória da marca.

O Audi 100 teve papel decisivo ao posicionar a marca em um novo patamar, mais próximo do segmento premium. Seu design aerodinâmico oferecia menor resistência ao ar e indicava o início de uma tradição de eficiência e sofisticação que permanece até hoje.

- Publicidade -

Esse espírito visionário está refletido em outros modelos históricos como o Ur-quattro de 1981, que revolucionou o mundo dos ralis e introduziu a tração integral no cotidiano. Seu motor 2.1 litros de cinco cilindros com turbo KKK inspirou o desenvolvimento do atual motor de 400 cv do RS 3.

Outro ícone é o TT Coupé de 1999, cuja forma fiel ao conceito original de 1995 e o interior com detalhes em alumínio usinado redefiniram o design automotivo esportivo. Já o R8, lançado em 2007 com motor V8 e evoluído em 2018 para o V10 RWS com tração traseira, marcou a estreia de um superesportivo feito para puristas.

Hoje, a tradição de inovação da Audi se mantém viva nos modelos elétricos como o RS e-tron GT e o A6 Sportback e-tron, este último com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,21, o mais baixo da história da marca. A presença desses modelos ao lado dos clássicos mostra como a Audi conecta passado e futuro com uma linguagem de design coerente e atemporal.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Coeficiente aerodinâmico – Medida da eficiência com que um veículo corta o ar. Quanto menor o valor, menor a resistência e maior a eficiência energética.

Tração integral quattro – Sistema desenvolvido pela Audi que distribui a força do motor entre as quatro rodas, garantindo melhor aderência e estabilidade.

Turbo KKK – Tipo de turbocompressor produzido pela KKK (Kühnle, Kopp & Kausch), utilizado para aumentar a potência do motor ao comprimir o ar admitido.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Novo Peugeot 2008
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Tombini

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas de Serviços Chevrolet