terça-feira, 2 dezembro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Avaliação do Honda City Touring: refinamento e conforto para seguir competitivo

Sedã médio da marca japonesa recebe evoluções discretas em design, mais tecnologia e segue fiel à proposta racional e eficiente.

Versão topo de linha mantém motor 1.5 aspirado com injeção direta, câmbio CVT e amplia recursos de conforto e conectividade, mas enfrenta desafios diante de rivais turbo mais equipados.

O Honda City Touring 2025 chegou ao mercado brasileiro com atualizações sutis, mas significativas, tanto no visual quanto no conteúdo. Em meio ao crescimento dos SUVs e à chegada de concorrentes cada vez mais modernos — inclusive dentro da própria linha da marca — o sedã médio aposta em sua fórmula já consagrada: conforto, espaço, bom consumo e qualidade construtiva.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A linha 2025 traz mudanças pontuais no design externo, atualizações no interior, mais equipamentos de série e reforça a eficiência do conjunto mecânico já conhecido pelo consumidor brasileiro.

Visualmente, o novo City Touring apresenta um conjunto mais elegante. A grade dianteira ficou maior e com elementos horizontais, enquanto a barra cromada foi discretamente reposicionada. Os faróis permanecem em Full-LED, com novas molduras e para-choque redesenhado. Na traseira, os refletores horizontais conferem maior percepção de largura, e as rodas de 16 polegadas ganham novo desenho.

Por dentro, a evolução é mais perceptível. O modelo passa a contar com freio de estacionamento eletrônico com auto-hold e freios a disco nas quatro rodas, elevando o nível de sofisticação e segurança. Onde antes havia uma alavanca, agora está o carregador de celular por indução, embora com espaço limitado para aparelhos maiores. A central multimídia de 8 polegadas também foi renovada, agora com visual inspirado nos modelos Civic e Accord. O ar-condicionado digital de duas zonas reforça o conforto para motorista e passageiro.

- Publicidade -

Sob o capô, nenhuma surpresa: o motor 1.5 aspirado com injeção direta entrega 126 cv e até 15,8 kgfm de torque com etanol, acoplado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. O desempenho é suave e bem dosado, favorecendo o conforto no uso urbano e em viagens. Em nossos testes, com etanol, registramos 9,9 km/l na cidade, enquanto o consumo oficial na estrada chega a 13,3 km/l com gasolina.

No espaço interno, o City segue como um dos pontos fortes da categoria. Com 2,60 metros de entre-eixos, o modelo oferece conforto para cinco ocupantes, com destaque para os bancos bem dimensionados e acabamento de bom nível. Os passageiros do banco traseiro contam com saídas de ar-condicionado e portas USB-C, enquanto o porta-malas com 519 litros é um dos maiores entre os sedãs compactos e médios.

Ao volante, o City Touring mantém o comportamento neutro e previsível. A direção elétrica tem boa comunicação, e a suspensão, com sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, absorve bem as irregularidades do solo, garantindo conforto e silêncio a bordo. Não é um carro de vocação esportiva, mas convence pela qualidade de rodagem.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em tecnologia, a lista de equipamentos contempla espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, sensores de estacionamento, câmera de ré e carregador por indução. No entanto, ainda não há sistemas de condução semiautônoma, como frenagem automática ou piloto adaptativo — itens já presentes em concorrentes diretos.

Na segurança, o City conta com seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e freios ABS com EBD. Tudo dentro do padrão do segmento, mas com espaço para evoluir.

O preço da versão Touring avaliada é de R$ 149.200, enquanto o Honda City Sedã parte de R$ 117.500. Embora posicione-se acima da média de alguns rivais, a Honda aposta na confiabilidade da marca, no baixo custo de manutenção e na qualidade construtiva para justificar o valor.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE – HONDA CITY SEDÃ TOURING 2025

Motor: 3,5 / 5
O motor 1.5 i-VTEC aspirado com injeção direta entrega 126 cv e até 15,8 kgfm de torque. É um conjunto eficiente, silencioso e bem ajustado para o uso urbano e rodoviário leve. A ausência de sobrealimentação limita o desempenho em comparação com rivais turbinados, mas o comportamento é suave e progressivo.

Transmissão: 4,0 / 5
O câmbio CVT com simulação de sete marchas contribui para conforto e linearidade na condução. Mesmo sem respostas esportivas, o ajuste é eficiente e evita o efeito “borrachudo” típico de transmissões continuamente variáveis em rotações mais altas.

Itens de Série: 4,0 / 5
A versão Touring conta com pacote bem completo: faróis full-LED, central multimídia de 8″ com espelhamento sem fio, carregador por indução, ar-condicionado digital dual zone, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, e freios a disco nas quatro rodas. No entanto, deixa de fora assistentes semiautônomos avançados presentes em concorrentes.

Espaço Interno: 4,5 / 5
Com 2,60 m de entre-eixos e 519 litros de porta-malas, o City oferece ótimo espaço para ocupantes e bagagens. Há saídas de ar e portas USB-C para os passageiros traseiros. A limitação está na falta de opções de acabamento interno, vinculadas à cor externa.

Conforto: 4,5 / 5
Rodagem silenciosa, bancos ergonômicos, direção com peso adequado e suspensão bem calibrada para o uso urbano. A suspensão absorve bem as irregularidades, mantendo o conforto mesmo em pisos irregulares. A qualidade de construção contribui para um ambiente interno refinado.

Segurança: 4,0 / 5
Oferece seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD e freios a disco nas quatro rodas. Apesar de completo, falta frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, já presentes em modelos concorrentes.

Eficiência Energética: 4,0 / 5
Boa eficiência para um sedã aspirado. Média de 9,9 km/l com etanol em ambiente urbano e até 13,3 km/l na estrada com gasolina. O motor mantém um bom equilíbrio entre desempenho e consumo, mesmo sem eletrificação.

Manutenção: 4,5 / 5
A confiabilidade mecânica da Honda é reconhecida no mercado. O conjunto motriz é simples, durável e com custos previsíveis de manutenção. O espaçamento das revisões e a rede autorizada contribuem para o baixo custo de propriedade.

Design: 4,0 / 5
As mudanças visuais na linha 2025 são discretas, mas tornaram o modelo mais elegante. A grade frontal redesenhada e os novos elementos nos para-choques conferem refinamento. As rodas também foram atualizadas, mas o design geral mantém o perfil conservador do modelo.

Conectividade: 4,0 / 5
A central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio é funcional e moderna. A nova interface se aproxima da utilizada em modelos superiores da marca. Há carregador por indução, mas com espaço limitado. Faltam sistemas integrados por aplicativo.

Custo x Benefício: 3,5 / 5

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

  • Motor 1.5 i-VTEC com injeção direta – Conjunto aspirado que prioriza eficiência energética e entrega linear de potência, com bom equilíbrio para uso urbano.
  • Câmbio CVT com simulação de marchas – Transmissão continuamente variável com comportamento mais próximo de uma caixa convencional em determinadas situações, oferecendo conforto sem abrir mão de agilidade.
  • Freio de estacionamento eletrônico com auto-hold – Sistema que ativa automaticamente os freios em paradas e os libera ao acelerar, proporcionando maior praticidade no trânsito.
  • Central multimídia com conectividade sem fio – Recurso que permite espelhar aplicativos de navegação, música e mensagens sem necessidade de cabos, aumentando a conveniência a bordo.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor
Transmissão
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência Energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x Benefício

Resumo

Com preço na casa dos R$ 149.200 na versão Touring, o City se posiciona acima da média da categoria. A qualidade construtiva, o conforto e a confiabilidade justificam parte do valor, mas a ausência de motor turbo ou recursos de assistência ativa impactam a relação custo-benefício frente aos concorrentes.
Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Serviço Premiado Chevrolet

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com preço na casa dos R$ 149.200 na versão Touring, o City se posiciona acima da média da categoria. A qualidade construtiva, o conforto e a confiabilidade justificam parte do valor, mas a ausência de motor turbo ou recursos de assistência ativa impactam a relação custo-benefício frente aos concorrentes.Avaliação do Honda City Touring: refinamento e conforto para seguir competitivo