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Cuidados com o carro no inverno: saiba o que é mito e o que é verdade

Temperaturas mais baixas exigem atenção redobrada dos motoristas para evitar danos à pintura, à bateria e ao desempenho do motor

O frio chegou com força no Brasil e, além de impactar a saúde das pessoas, também exige atenção especial com os veículos. As baixas temperaturas podem causar desde dificuldades na partida até acelerar o aparecimento de ferrugem e danos na lataria.

Durante o inverno, as variações térmicas afetam diretamente componentes importantes do carro, como pintura, borrachas, motor e bateria. De acordo com Vitor Abreu, instrutor técnico da Autoglass, cuidados simples ajudam a preservar o carro e evitar problemas típicos da estação. Entre as dicas destacadas está o uso de gasolina em dias frios, que facilita a partida, especialmente pela manhã, além de estacionar em local coberto para proteger o veículo da umidade e da queda acentuada de temperatura à noite.

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A pintura e a lataria são áreas sensíveis ao frio. A dilatação e contração dos materiais causada pela baixa temperatura pode agravar pequenos danos, como arranhões e amassados. A exposição contínua à umidade ainda favorece a oxidação, acelerando o processo de corrosão e aumentando o risco de ferrugem, principalmente em cidades mais úmidas ou com geadas.

Outro ponto de atenção é a bateria do carro, que sofre mais para funcionar em dias frios. O esforço necessário para dar a partida aumenta, e a carga disponível diminui, especialmente se a bateria já estiver com vida útil comprometida. Por isso, é importante verificar a saúde da bateria com mais frequência durante o inverno, evitando transtornos pela manhã.

No caso das palhetas do para-brisa, o ressecamento da borracha também pode ocorrer no frio. Apesar de ser mais comum no calor, as temperaturas baixas deixam a borracha rígida e quebradiça, prejudicando a limpeza do vidro e reduzindo a visibilidade em dias de chuva ou neblina.

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A manutenção do óleo não precisa mudar apenas por conta do inverno, mas merece atenção. Em baixas temperaturas, óleos muito viscosos circulam com mais dificuldade pelo motor. O ideal é seguir as recomendações do fabricante, verificando o tipo e a viscosidade indicados no manual do veículo.

Alguns motoristas acreditam que as lâmpadas dos faróis queimam mais facilmente no frio, mas isso é um mito. O que pode ocorrer é a redução da vida útil devido a choques térmicos, como sair de um ambiente quente e úmido para o frio de forma repentina. Nestes casos, a umidade dentro do sistema pode comprometer os filamentos.

Por fim, abastecer com gasolina em carros flex é uma medida eficiente no inverno. A gasolina tem maior poder de ignição em baixas temperaturas do que o etanol, tornando a partida mais fácil e evitando falhas nos primeiros minutos de funcionamento do motor.

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Além das recomendações técnicas, algumas dicas práticas ajudam a conservar o carro nessa época do ano. Entre elas estão esperar alguns minutos com o carro ligado antes de sair, verificar o nível e a viscosidade do óleo, conferir o fluido do radiador – que deve conter aditivo –, manter a lataria limpa com aplicação de cera para proteger a pintura, garantir o bom funcionamento das luzes, e estacionar sempre que possível em local coberto para evitar exposição ao sereno.

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Oxidação – Processo químico que, com a presença de umidade, leva ao aparecimento de ferrugem em superfícies metálicas.

Tíquete médio – Valor médio de uma cota de consórcio, aqui adaptado para representar custos médios de reparo ou manutenção em função de falhas causadas pelo frio.

Choque térmico – Alteração brusca de temperatura que pode causar falhas em componentes sensíveis, como lâmpadas e sistemas eletrônicos.

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