A Ford confirmou oficialmente a chegada do Mustang Dark Horse ao Brasil e a outros mercados da América do Sul ainda em 2025. A revelação foi feita no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, durante as atividades do Mundial de Endurance (WEC), onde o Mustang GT3 representa a marca na categoria LMGT3. A escolha do local não foi por acaso: o Dark Horse é o Mustang de rua mais próximo de um carro de competição já fabricado pela marca.
Dotado de um motor Coyote 5.0 V8 naturalmente aspirado, o Mustang Dark Horse é a versão mais potente do modelo em produção regular, ficando atrás apenas das variantes assinadas pela Shelby. A potência exata para o mercado sul-americano ainda não foi divulgada, mas nos EUA o propulsor entrega 507 cv a 7.250 rpm e 57,5 kgfm de torque a 4.900 rpm, sempre com respostas rápidas e um ronco inconfundível, típico dos V8 sem indução forçada.
O conjunto mecânico é complementado por um câmbio automático de 10 marchas com conversor de torque, calibrado para manter o motor em sua faixa de potência ideal durante acelerações agressivas. Um dos destaques do modelo é o conjunto de reforços estruturais e suspensões adaptadas, com componentes herdados de projetos de pista, como o Mustang GT4 e GT3, incluindo braços de suspensão dianteiros em alumínio, barras estabilizadoras maiores e molas mais rígidas.
No visual, o Dark Horse se diferencia com um pacote exclusivo que inclui faróis escurecidos, grade frontal redesenhada com o icônico cavalo visto de frente, tomadas de ar duplas no capô, aerofólio traseiro funcional, difusor ampliado e rodas exclusivas com desenho agressivo. Todo o conjunto foi otimizado em túnel de vento, buscando maior eficiência aerodinâmica em altas velocidades.
Internamente, o cockpit do Mustang Dark Horse oferece painel digital com duas telas configuráveis, sistema de som premium, bancos esportivos com regulagens elétricas e pacote completo de assistências eletrônicas, incluindo controle de largada, modos de condução ajustáveis e monitoramento de performance em tempo real.
Segundo Antonio Baltar Jr., diretor comercial da Ford América do Sul, “o Dark Horse representa o ápice do legado Mustang com um equilíbrio ideal entre potência bruta, dirigibilidade e design”. Ele reforça que 2025 será um ano marcante para os fãs da marca, pois, pela primeira vez, três versões do Mustang serão vendidas simultaneamente no Brasil: GT Performance, GT Performance Manual e a nova Dark Horse.
Desde sua introdução oficial no Brasil em 2018, o Mustang já acumula mais de 4 mil unidades vendidas, consolidando-se como o superesportivo em versão única mais vendido do país. Com a chegada da Dark Horse, a Ford amplia seu portfólio para um público ainda mais entusiasta e focado em desempenho de pista com usabilidade urbana.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
- Motor Coyote 5.0 V8: Bloco aspirado de oito cilindros com comando variável duplo e construção em alumínio, que prioriza resposta imediata ao acelerador e alto giro.
- Câmbio automático de 10 marchas: Desenvolvido em parceria com a GM, proporciona trocas suaves e rápidas, com ampla faixa de relações para otimizar desempenho e consumo.
- Aerodinâmica ativa: Conjunto de entradas de ar, difusores e aerofólio traseiro funcional que gera carga aerodinâmica e melhora a estabilidade em altas velocidades.
- Modos de condução: O Mustang Dark Horse conta com seletores que ajustam motor, direção, suspensão e resposta do câmbio conforme o estilo do condutor ou o tipo de pista.