domingo, 13 julho , 2025
28 C
Recife

Fórmula E – Berlim consagra Oliver Rowland como campeão mundial da temporada 2024/25

Piloto da Nissan garante título com 4º lugar após corrida estratégica; brasileiros se destacam com Felipe Drugovich marcando os primeiros pontos

Em uma etapa marcada por reviravoltas estratégicas, alta competitividade e domínio momentâneo da Porsche, Oliver Rowland levou a Nissan ao topo e se consagrou campeão mundial da Fórmula E 2024/25. O britânico finalizou o E-Prix de Berlim em quarto lugar, suficiente para garantir o título da categoria elétrica mesmo diante da pressão dos rivais.

O domingo (13) em Berlim foi decisivo para o campeonato. Pascal Wehrlein, da Porsche, começou a corrida com chances matemáticas de conquistar o bicampeonato após forte desempenho no sábado (2º lugar e pole na Corrida 2). No entanto, mesmo largando da primeira posição, o piloto alemão enfrentou dificuldades e terminou apenas em 16º, fora da zona de pontos — resultado que selou o destino do campeonato a favor de Rowland.

- Publicidade -

A corrida começou com domínio da Porsche: Wehrlein, António Félix da Costa, Dan Ticktum e David Beckmann chegaram a formar um pelotão dominante com tração total e boa performance em modo de ataque. Mas foi a estratégia de Rowland que se destacou. Com ativações decisivas do Modo de Ataque (impulsos de 50 kW), o britânico avançou com agressividade e precisão no pelotão.

A volta 34 foi o ponto de virada. Rowland, que chegou a estar em nono, utilizou seu segundo impulso para assumir momentaneamente a liderança. Mesmo sendo superado no final por Nick Cassidy (Jaguar), Jean-Éric Vergne (DS Penske) e Jake Dennis (Andretti), o quarto lugar foi suficiente para garantir o título antecipado.

Cassidy, aliás, protagonizou uma das grandes performances do fim de semana, partindo da 20ª posição no grid para vencer a prova e registrar a segunda vitória consecutiva para a Jaguar em Berlim.

- Publicidade -

Com a vitória de Rowland no campeonato de pilotos, a Nissan também encosta na Porsche entre as equipes: 226 a 204. Já entre os fabricantes, a briga segue acirrada: Porsche com 342 pontos e Nissan logo atrás com 335. A decisão fica para a última rodada dupla da temporada, em Londres.

Destaques brasileiros:

Felipe Drugovich brilhou na sétima colocação com a Mahindra Racing, onde substituiu Nyck de Vries, marcando seus primeiros pontos na categoria (6 pontos). Sérgio Sette Câmara, também substituto (no lugar de Norman Nato na Nissan), foi o décimo e somou 1 ponto — ajudando na celebração dupla da equipe japonesa. Já Lucas di Grassi protagonizou uma prova de recuperação, chegando em 13º após um acidente severo no TL3.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Modo de Ataque (Attack Mode): sistema utilizado na Fórmula E que concede um aumento temporário de potência (50 kW extras), ativado em pontos específicos do circuito, exigindo que o piloto desvie da linha ideal, adicionando estratégia à corrida.

- Publicidade -

Tração nas quatro rodas: característica que melhora a entrega de potência e a estabilidade dos carros em acelerações e retomadas, especialmente útil em circuitos de rua com muitas curvas fechadas, como os da Fórmula E.

Eficiência energética: essencial na Fórmula E, exige que pilotos saibam administrar o consumo da bateria ao longo da prova, equilibrando performance e economia, algo que fez diferença para Rowland no gerenciamento final.

Safety Car: carro de segurança que entra na pista para neutralizar a corrida em situações de risco. Em Berlim, duas entradas do safety car alteraram estratégias e colocaram energia como diferencial decisivo.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Tombini

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn