Polo Automotivo de Betim completa 49 anos de operação com recorde histórico de produção e investimentos que projetam o futuro da indústria automotiva no Brasil e na América do Sul.
No mês em que completa 49 anos de funcionamento, o Polo Automotivo Stellantis de Betim alcança a marca de 18 milhões de veículos produzidos, reafirmando sua posição de protagonismo no setor automotivo nacional. O modelo que simboliza esse marco é o Fiat Fastback Hybrid, ícone da nova fase da marca, voltada para soluções mais sustentáveis e conectadas com a nova mobilidade.
A celebração do veículo de número 18 milhões contou com a presença do CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, e do presidente da empresa na América do Sul, Emanuele Cappellano. Ambos destacaram o papel estratégico da unidade de Betim, que há quase cinco décadas impulsiona o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira. O evento também marcou o início da contagem regressiva para os 50 anos da Fiat no Brasil, em julho de 2026.
Desde 1976, o Polo mineiro tem sido berço de inovações industriais, como o Fiat 147 – primeiro carro movido a etanol produzido em série no mundo. Atualmente, Betim é responsável por modelos de sucesso como Nova Strada, Argo, Mobi, Pulse e Fastback, além dos utilitários Fiorino e Partner Rapid, da Peugeot. O complexo também abriga a produção de SUVs híbridos-flex com a tecnologia Bio-Hybrid.
Com capacidade para produzir até 650 mil veículos por ano, a planta ocupa 2,2 milhões de m² de área total, com mais de 900 mil m² de área construída, empregando 17 mil profissionais. Esses números fazem do Polo de Betim uma das maiores e mais completas unidades industriais da Stellantis no mundo, com cerca de 300 fornecedores diretos e mais de 4 milhões de veículos exportados para 37 países.
O parque fabril é complementado por um centro avançado de desenvolvimento tecnológico: o Tech Center Stellantis, que reúne mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos. Este espaço integra o Safety Center, Development Center e Virtual Center, com 60 laboratórios de última geração e o TechMobility, centro de desenvolvimento de tecnologias de eletrificação.
A fábrica também abriga o maior centro de produção de powertrain da América Latina. Em junho de 2025, a unidade alcançou a marca de 2,3 milhões de motores Firefly produzidos, além de 1,8 milhão de unidades da família GSE Turbo. Esses propulsores garantem versatilidade, eficiência energética e baixo consumo, abastecendo modelos nacionais e regionais.
Para os próximos anos, a Stellantis anunciou R$ 14 bilhões em investimentos na unidade de Betim, voltados à modernização de processos, ampliação da capacidade produtiva e desenvolvimento de novas tecnologias, com foco em conectividade, segurança ativa e motorização eletrificada.
Com quase 50 anos de legado, o Polo Automotivo de Betim segue como símbolo da engenharia nacional. “A fábrica é a expressão máxima da força da indústria brasileira. Unimos tecnologia, pessoas e sustentabilidade para entregar soluções inovadoras aos nossos clientes”, reforça Emanuele Cappellano, confirmando que a Stellantis continuará guiando o futuro da mobilidade na América do Sul a partir de Betim.
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- Just-in-sequence – metodologia de produção que entrega os componentes exatamente na ordem e no tempo em que são montados, aumentando a eficiência e reduzindo estoques.
- Powertrain – conjunto mecânico responsável por gerar e transmitir a força motriz, incluindo motor e transmissão.
- Tecnologia Bio-Hybrid – sistema híbrido desenvolvido pela Stellantis que combina motor a combustão com gerador elétrico, otimizado para o uso de etanol.
- TechMobility – centro de pesquisa da Stellantis dedicado ao desenvolvimento de soluções de eletrificação automotiva em baixa, média e alta voltagem.