Com 23,5% de participação na América do Sul, Stellantis reafirma liderança regional em automóveis e comerciais leves, com desempenho expressivo de Fiat, crescimento sólido da Jeep, expansão da Citroën e consolidação da Ram no segmento de picapes.
A Stellantis acelerou no primeiro semestre de 2025 e reforçou sua posição de liderança absoluta na América do Sul. De janeiro a junho, o grupo atingiu 23,5% de market share regional, com 476 mil veículos comercializados, volume 72.357 unidades superior ao registrado no mesmo período de 2024. Somente em junho, foram 80,5 mil unidades vendidas, representando 22,8% do mercado.
No Brasil, principal mercado da região, a Stellantis segue no topo com mais de 342 mil veículos vendidos no semestre e 30,1% de participação, garantindo ampla vantagem frente aos concorrentes. Em junho, o grupo emplacou 58 mil unidades e alcançou 28,8% de market share. Na Argentina, outro mercado estratégico, a liderança também se manteve: com 100,9 mil unidades comercializadas no semestre e 32,7% de participação, quase o dobro do registrado em 2024. Os modelos Peugeot 208 e Fiat Cronos lideram o ranking argentino.
Fiat lidera vendas e mantém hegemonia com Strada
A Fiat reafirmou sua condição de marca mais vendida do país em junho, com 41.837 unidades e 20,6% de participação. No acumulado de 2025, a Fiat Strada segue imbatível como o veículo mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo, com 62.702 unidades e 5,5% de market share.
Outros dois modelos da marca também figuram no Top 10 nacional: o Fiat Argo (4º lugar, com 44.467 emplacamentos) e o Fiat Mobi (7º, com 33.231 unidades). A marca lidera ainda quatro segmentos:
- A-Hatch com o Mobi (6.347 unidades e 46,9% de segment share);
- B-Pickups com a Strada (11.474 unidades e 70,3% de share);
- C-Picapes com a Toro (3.414 emplacamentos);
- B-Vans com a Fiorino (2.224 unidades).
A Fiat também se destaca entre os SUVs híbridos, com 4.348 unidades do Pulse e Fastback em junho e liderança acumulada no ano com 28,6% de participação e quase 20 mil unidades vendidas.
Jeep mantém crescimento com destaque para o Compass
A Jeep encerrou o primeiro semestre com crescimento de 3,3% nas vendas em relação ao mesmo período de 2024, totalizando mais de 55 mil unidades. O modelo Compass foi o principal destaque, com aumento superior a 20% nos emplacamentos e mais de 27.500 unidades no semestre. O SUV mantém a liderança entre os médios, com 27,7% de share, avanço de 1,4 ponto percentual.
O Jeep Commander cresceu 2% no comparativo semestral, superando 7.200 unidades, enquanto o Renegade manteve bom desempenho com mais de 20 mil unidades comercializadas no ano.
Ram fortalece presença com Rampage e lidera picapes grandes
A Ram colheu os frutos da Rampage no primeiro semestre, com mais de 2 mil unidades emplacadas só em junho e crescimento de participação, que chegou a 1,2% do mercado total e 6,3% nas picapes.
A Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel ultrapassou 1.500 unidades vendidas no ano, e a marca lidera o segmento de picapes grandes com 66,3% de participação. A Ram 3500 é a mais vendida da categoria (942 unidades), seguida da nova Ram 1500 (848 unidades). No total, foram 1.890 picapes fullsize vendidas no semestre.
Citroën cresce 27% e atinge melhor semestre desde 2011
Com aproximadamente 20 mil unidades vendidas e 1,7% de participação, a Citroën conquistou o melhor desempenho semestral desde 2011. O crescimento de 27% frente ao primeiro semestre de 2024 é impulsionado pelos SUVs Aircross e Basalt, que juntos conferem à marca 4,3% no segmento B-SUV.
O Citroën Basalt, lançado recentemente, já superou 10 mil unidades no período e se firma como peça-chave na retomada da marca no país.
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- Market share – Participação de uma marca ou grupo nas vendas totais do mercado em determinado período.
- Segment share – Participação de mercado dentro de um segmento específico (ex: SUVs médios, picapes grandes).
- Emplacamentos – Registro oficial de veículos novos vendidos e licenciados junto aos órgãos de trânsito.
- B-SUV/C-Picape – Classificações de segmentos com base em porte e proposta dos modelos (compactos, médios, utilitários).