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Vipal lança tecnologia V® SUPER HYBRID para pneus reformados de uso misto

Inovação eleva quilometragem em até 140% e reforça compromisso com sustentabilidade e eficiência operacional

A Vipal Borrachas apresenta ao mercado a tecnologia V® SUPER HYBRID, solução desenvolvida para terrenos mistos que redefine os padrões de durabilidade, resistência e rendimento quilométrico dos pneus reformados.

Reconhecida globalmente como referência em produtos para reforma de pneus, a Vipal Borrachas dá mais um passo na inovação com o lançamento da tecnologia V® SUPER HYBRID, já disponível desde 1º de março de 2025. A novidade promete benefícios expressivos em desempenho, economia e sustentabilidade para frotas que enfrentam diferentes tipos de operação, especialmente aquelas em terrenos severos.

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Resultado de um rigoroso processo de pesquisa e desenvolvimento em condições reais, o novo composto foi testado em operações como extração de madeira, transporte de ração, suínos e frango. O foco da tecnologia está no equilíbrio entre rendimento em asfalto e off-road, entregando até 140% mais quilometragem em comparação com compostos convencionais.

Entre os diferenciais da V® SUPER HYBRID estão a maior resistência a cortes e picotamentos, melhor proteção da carcaça — que amplia a recapabilidade — e um desempenho superior que contribui com a redução dos impactos ambientais, ao mesmo tempo em que proporciona economia operacional significativa para as frotas.

A nova tecnologia está disponível em uma ampla gama de desenhos da marca: DV-MM, DV-MT, DV-MTE, DV-MTB, VD AGRO, VM500, VM530L, VP410, VP420, VT510, VT830, VT830E, VT840 e VZY2 — todos voltados ao segmento misto, com aplicações tanto no transporte rodoviário quanto fora de estrada.

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Em um dos testes de campo mais exigentes, um caminhão 6×4 de alto torque operando em terreno íngreme e não pavimentado obteve um aumento de 11,5% no desempenho quilométrico com a nova banda, sem apresentar desgaste irregular ou danos estruturais. Já na segunda fase, somente com o novo composto, o ganho médio chegou a 140%, com desgaste mais uniforme e aproveitamento mais profundo da borracha — os pneus passaram a ser retirados com 5 a 6 mm, em vez dos habituais 12 mm.

Outro experimento, com caminhão bi-truck atuando no transporte de ração e animais, apontou ganhos de 12,5% de desempenho nos modelos VT830 e VZY2. Os resultados comprovam que a nova tecnologia não apenas prolonga a vida útil dos pneus, como também agrega valor às operações de transporte ao reduzir trocas e manutenção.

Com a V® SUPER HYBRID, a Vipal reforça seu papel estratégico na cadeia de transporte e recapagem, unindo tecnologia de ponta, robustez e responsabilidade ambiental. A empresa segue desenvolvendo soluções que atendem às novas exigências do setor, promovendo ganhos sustentáveis para seus parceiros de negócios.

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  • Banda de rodagem: parte do pneu que entra em contato direto com o solo. No processo de reforma, é a área substituída com novos compostos para reutilização da carcaça.
  • Reforma de pneus: técnica que reaproveita a estrutura do pneu (carcaça), aplicando nova banda de rodagem. Reduz custos e impactos ambientais.
  • Composto híbrido: mistura específica de borrachas e aditivos que equilibra desempenho em diferentes terrenos, promovendo maior resistência e quilometragem.
  • Recapabilidade: capacidade do pneu reformado de ser novamente reutilizado, o que prolonga seu ciclo de vida e reduz descarte precoce.

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