terça-feira, 9 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Volvo ES90: primeiro sedã 100% elétrico da marca tem menor pegada de carbono da história da fabricante

Modelo será produzido com energia neutra e conta com arquitetura elétrica de 800V, aerodinâmica otimizada e materiais recicláveis

Com lançamento previsto para o Brasil em 2026, o Volvo ES90 estreia como o primeiro sedã totalmente elétrico da marca, combinando alta eficiência energética, baixa emissão de carbono e novas soluções de sustentabilidade industrial.

O novo Volvo ES90 inicia sua produção global nos próximos meses e será o primeiro sedã elétrico da fabricante sueca. O modelo adota uma abordagem ampla e integrada de sustentabilidade, que começa desde a escolha dos materiais até a forma como é carregado. Segundo o relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) divulgado pela montadora, o ES90 apresenta pegada de carbono de 31 toneladas, quando carregado com a matriz energética média europeia. Se recarregado com energia eólica, esse valor cai para 26 toneladas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com esses números, o ES90 tem a menor pegada de carbono entre todos os modelos da Volvo já avaliados, sendo 50% menor que a do S90 híbrido leve e 30% menor que a versão híbrida plug-in. O resultado também supera os dados dos SUVs elétricos EX40 e EC40, reforçando a eficiência do sedã no uso de recursos e emissões.

A Volvo segue um compromisso de longo prazo com a descarbonização de sua cadeia global, mirando emissões líquidas zero até 2040. “Vamos além da legislação vigente e temos ambições claras porque isso é importante para nós”, afirma Vanessa Butani, chefe de sustentabilidade global da Volvo Cars. Segundo ela, o ES90 é resultado de uma abordagem holística, que inclui economia circular, manufatura com energia limpa e rastreabilidade de baterias.

Mais que elétrico: eficiência, aerodinâmica e materiais sustentáveis

Além de ser 100% elétrico, o ES90 é o primeiro modelo da Volvo com arquitetura de 800 volts, o que melhora a eficiência energética e permite recargas mais rápidas, com menor geração de calor e componentes mais leves. O carro apresenta ainda coeficiente de arrasto (Cx) de 0,25 – o mais baixo já registrado por um modelo da Volvo –, contribuindo diretamente para o menor consumo de energia.

- Publicidade -

A estrutura do ES90 incorpora cerca de:

  • 29% de alumínio reciclado
  • 18% de aço reciclado
  • 16% de polímeros reciclados
  • Além de madeira certificada FSC no acabamento interno

O estofamento Nordico é feito com materiais reciclados como garrafas PET e insumos de origem biológica, representando um avanço na redução do impacto ambiental da cabine. Outro destaque é o passaporte de bateria baseado em blockchain, pioneiro na Volvo, que permite rastrear a origem das matérias-primas e monitorar a integridade da bateria durante toda a vida útil do veículo.

Produção e chegada ao Brasil

A produção do primeiro ES90 destinado ao público começa nos próximos meses no hemisfério norte. O sedã já pode ser encomendado em diversos mercados europeus, com expansão programada para outras regiões até 2026. A chegada ao Brasil está prevista para o segundo semestre de 2026, marcando o retorno da marca ao segmento de sedãs no país, mas com foco em sustentabilidade.

“O novo ES90 não é apenas mais um sedã. Ele representa um marco tecnológico e ambiental para a nossa operação. Estou ansioso para vê-lo nas ruas brasileiras”, afirma Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

  • Pegada de carbono (CO₂eq): medida que soma todas as emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida do veículo – da extração de materiais à sua destinação final.
  • Arquitetura elétrica de 800V: sistema de alta voltagem que permite maior potência de carregamento, menor dissipação térmica e redução do tempo de recarga.
  • Coeficiente de arrasto (Cx): indicador aerodinâmico. Quanto menor o valor, menor a resistência do ar e maior a eficiência energética.
  • Passaporte de bateria: documento digital baseado em blockchain, que permite rastrear a origem de metais como lítio e cobalto e avaliar a vida útil da bateria.
  • Nordico: material têxtil premium feito a partir de garrafas PET recicladas e fontes renováveis, usado no interior dos carros elétricos da Volvo.
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
Novo Peugeot 208

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil