Nova solução da ZF permite que montadoras calibrem os atuadores do chassi com agilidade e precisão, integrando direção, freios, suspensão e tração por meio de uma ECU com controle dinâmico ajustável em tempo real.
À medida que os veículos se tornam definidos por software, a ZF dá mais um passo importante em sua estratégia Chassis 2.0 com o lançamento do cubiX Tuner, ferramenta que permite calibrar e personalizar o comportamento do chassi de forma inteligente, rápida e intuitiva. A solução é voltada a montadoras que buscam reduzir tempo e custos de desenvolvimento, sem abrir mão da identidade dinâmica de seus veículos.
No passado, o caráter de um carro era definido principalmente pelo som e resposta do motor a combustão. Hoje, com a eletrificação e a atuação silenciosa dos motores elétricos, o chassi assume o papel de entregar a experiência de marca ao condutor. Para isso, é essencial coordenar com precisão freios, direção, suspensão e tração — tarefa que, agora, pode ser feita com alguns cliques graças ao cubiX Tuner.
Baseado no já consagrado software cubiX, que orquestra atuadores para garantir estabilidade, conforto e performance em tempo real, o Tuner vai além: acelera a calibração durante o processo de desenvolvimento, inclusive em plataformas com múltiplas configurações de tração (dianteira, traseira, integral), reduzindo significativamente o ciclo de testes em pista.
“Garantir que um veículo entregue o comportamento dinâmico desejado exige a calibração de milhares de parâmetros, o que, tradicionalmente, consome muito tempo”, explica Philippe Gasnier, Head de P&D da Divisão de Soluções para Chassis da ZF. Com o cubiX Tuner, algoritmos de IA identificam os parâmetros-chave automaticamente, permitindo que engenheiros façam ajustes refinados com mais agilidade e menor esforço.
Além de controlar atuadores ZF e de terceiros, o cubiX Tuner permite configurar uma ECU com o “DNA da marca” de forma personalizada, sem que os engenheiros precisem manipular código ou algoritmos diretamente. A interface intuitiva gera um mapa de calibração com base nos dados fornecidos e os grava diretamente no sistema de controle eletrônico do veículo.
O sistema conta com duas versões: uma completa, operada por PC, voltada ao desenvolvimento laboratorial, e outra Lite, com interface para aplicativo móvel compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Ambas contam com conectividade em nuvem para backup e função de otimização offline com IA embarcada.
Outro diferencial é a possibilidade de testar calibrações em ambiente virtual antes da aplicação em pista, facilitando comparações e acelerando a tomada de decisão durante o desenvolvimento. Isso permite que ajustes como o ângulo de esterçamento, rigidez de suspensão ou intervenção do controle de tração sejam simulados digitalmente e aplicados somente após validação.
Com o cubiX Tuner, a ZF posiciona o chassi como centro da experiência de condução em uma nova era dominada pela eletrificação e conectividade. A ferramenta reforça o papel estratégico do software automotivo e viabiliza, com eficiência, o desenvolvimento modular de veículos com identidade própria e dirigibilidade sob medida.
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ECU (Unidade de Controle Eletrônico) – Central eletrônica que gerencia os sistemas do veículo, como direção, freios, suspensão e motor, de forma integrada e ajustável por software.
Chassi 2.0 – Conceito da ZF que une hardware inteligente (atuadores) com software embarcado para criar uma arquitetura de condução personalizada, adaptável e conectada.
cubiX – Plataforma de software da ZF que sincroniza freios, direção, suspensão e tração para controlar a dinâmica do veículo em tempo real com precisão e segurança.
Calibração dinâmica – Processo de ajuste fino dos parâmetros dos atuadores do chassi para garantir que o veículo tenha comportamento específico em aceleração, frenagem, curvas e mudanças de piso.