Gasolina vendida nos postos agora tem 30% de etanol anidro, o que muda a tradicional regra dos 70% usada por motoristas para escolher entre etanol e gasolina nos carros flex.
A decisão de abastecer com etanol ou gasolina sempre foi orientada por uma conta simples: se o preço do etanol for até 70% do preço da gasolina, ele vale mais a pena. Mas essa conta mudou. Com a nova composição da gasolina brasileira — agora com 30% de etanol anidro — o ponto de equilíbrio entre os combustíveis subiu para 72%, o que pode mudar completamente o cenário nas bombas.
Na prática, isso significa que o etanol passa a ser vantajoso mesmo com preços um pouco mais altos do que antes, justamente porque a nova gasolina tem menor rendimento. Com mais etanol em sua fórmula, a gasolina perde parte de seu poder calorífico — ou seja, rende menos quilômetros por litro, reduzindo sua eficiência energética em relação ao etanol hidratado.
O reflexo imediato é que os consumidores de veículos flex precisam recalcular seus critérios de escolha, abandonando a velha regra dos 70% e adotando a nova referência de 72%. Em regiões onde o etanol já é competitivo, como o estado de São Paulo, essa mudança pode impulsionar o consumo do biocombustível ainda mais.
Essa alteração na proporção de etanol anidro na gasolina — que até então era de 27% — representa um movimento alinhado com políticas de sustentabilidade, incentivo à matriz renovável e valorização da produção nacional de etanol. Mas, do ponto de vista do motorista, o que muda é o bolso.
Para quem abastece com gasolina, a notícia é um alerta: a autonomia pode cair ligeiramente, principalmente em trajetos urbanos. Já quem prefere o etanol pode comemorar: o combustível vegetal pode compensar mesmo quando não está tão barato quanto antes.
O novo ponto de equilíbrio de 72% significa que, por exemplo, com gasolina a R$ 6,00, o etanol pode custar até R$ 4,32 e ainda ser a opção mais econômica — valor maior do que os R$ 4,20 anteriores (70%). Para facilitar, o Mecânica Online® preparou uma tabela completa com preços simulados, já adaptada à nova proporção da gasolina, disponível ao final da matéria.
A recomendação é que o motorista verifique os preços locais e, sempre que possível, calcule o custo por quilômetro rodado com base no consumo real de seu veículo, e não apenas nas proporções genéricas. Em tempos de alta nos combustíveis, informação é economia na prática.
Comparativo dos pontos de equilíbrio
Teor de Etanol na Gasolina | Ponto de Equilíbrio Etanol/Gasolina |
---|---|
25% | ~69% |
27% (padrão anterior) | ~70% |
30% (novo cenário) | ~72% |
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Gasolina C (30%) – Combustível comercializado no Brasil com 30% de etanol anidro misturado à gasolina A.
Etanol anidro – Etanol sem água, utilizado para mistura na gasolina; diferente do etanol hidratado vendido puro.
Ponto de equilíbrio – Relação percentual entre os preços de etanol e gasolina que determina qual é mais vantajoso.
Poder calorífico – Energia gerada pela queima do combustível; quanto maior, maior a autonomia por litro.