A F50 de um museu em Campos do Jordão (SP) conquistou um prêmio de exclusividade na Califórnia e representou o Brasil em um evento de elite. Mas o que torna este exemplar tão único e o que a sua vitória significa para o Brasil no cenário internacional?
A Ferrari F50 premiada no The Quail é um exemplar de raríssima exclusividade. Não se trata de uma das 349 unidades produzidas para venda, mas sim do segundo de apenas três protótipos construídos antes do início da produção em série. Essa característica única, somada ao processo meticuloso de restauração, fez com que o carro se destacasse mesmo entre outras 16 unidades da F50, que também possuíam cores e numerações especiais, garantindo o prêmio máximo da categoria.
O The Quail – A Motorsports Gathering é um evento de alto prestígio, conhecido por reunir lançamentos, carros clássicos e marcas ultraexclusivas como Koenigsegg, Pagani e Lamborghini. Promovido desde 2003 no Quail Lodge & Golf Club, na Califórnia (EUA), ele faz parte da tradicional Monterey Car Week e se consolidou como um ponto de encontro de estilo de vida, colecionismo e inovação. A participação e a vitória do acervo brasileiro reforçam o crescente reconhecimento internacional da cultura automotiva do Brasil.
Para Luiz Goshima, diretor do CARDE e membro da Fundação Lia Maria Aguiar, a conquista é motivo de grande orgulho. Goshima celebrou a oportunidade internacional, especialmente porque o museu foi inaugurado há apenas nove meses. O prêmio representa não só o reconhecimento do carro, mas também a honra de representar a cultura automobilística brasileira em um evento global.
O carro que levou o troféu é um verdadeiro “Fórmula 1 de rua”. A Ferrari concebeu a F50 para simular a experiência de pilotar um carro de corrida. A ausência de direção hidráulica, freios ABS ou qualquer outro tipo de assistência confirma a ambição purista da marca italiana. O design aerodinâmico, o chassi de fibra de carbono e a caixa de câmbio manual de seis marchas em liga de magnésio contribuem para a experiência de condução visceral.
A F50 foi apresentada por Luca Di Montezemolo em 1995 como uma celebração dos 50 anos de vitórias da Ferrari no automobilismo. Com um motor 4.7 V12 de 520 cv, o carro é capaz de atingir a velocidade máxima de 325 km/h. O tanque de combustível, emborrachado e com design aeronáutico, e as rodas de liga de magnésio são exemplos do esforço em aliviar o peso e garantir o desempenho purista do modelo.
O museu CARDE faz parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), uma instituição independente e sem fins lucrativos que desenvolve projetos sociais e culturais em Campos do Jordão (SP). Inaugurado em novembro de 2024, o museu já recebeu mais de 50 mil visitantes. Além de ser um espaço para valorizar a história e a cultura brasileira através do automóvel, o CARDE é parte de um complexo que oferece cursos artísticos para mais de 700 crianças e adolescentes e atendimento de saúde gratuito.
A contribuição de Lia Maria Aguiar para a preservação do patrimônio antigomobilista brasileiro foi reconhecida com sua entrada no Heritage Hall of Fame da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA). Ela é a primeira mulher brasileira a receber esta honraria global, um marco histórico para o Brasil. A FIVA destacou seu projeto audacioso em Campos do Jordão, o CARDE | Arte Design Museu, considerado o maior museu antigomobilista da América Latina.
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Protótipo Pré-série – É um modelo de carro construído antes do início da produção em massa. Esses veículos são usados para testes, desenvolvimento de engenharia, e para exibição em salões de automóveis. Geralmente, são feitos à mão e podem ter pequenas diferenças em relação ao modelo de produção final.
Chassi em Fibra de Carbono – O chassi é a estrutura principal de um carro. A fibra de carbono é um material extremamente leve e resistente, amplamente utilizado em carros de corrida (como os de Fórmula 1) e em superesportivos. Usar este material reduz o peso total do veículo, melhorando a velocidade e o desempenho.
Freios ABS – A sigla significa “Anti-lock Braking System” (Sistema de Frenagem Antitravamento). É uma tecnologia de segurança que evita que as rodas do carro travem durante uma frenagem brusca. Isso permite que o motorista mantenha o controle direcional do veículo, evitando derrapagens e colisões.
Motor 4.7 V12 – É a descrição de um tipo de motor a combustão. O número “4.7” indica a cilindrada em litros, ou seja, o volume total dos cilindros do motor. A letra “V” se refere à disposição em “V” dos cilindros, e o número “12” indica que o motor tem um total de doze cilindros, o que geralmente resulta em mais potência e suavidade.