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Citroën resgata o nome XTR em versões aventureiras para C3 e Aircross

Citroën resgata o nome icônico para versões aventureiras de seus hatches e SUVs compactos, com visual reforçado e itens exclusivos.

A Citroën está revivendo o espírito aventureiro da marca com o lançamento das novas versões especiais XTR para o C3 e o Aircross. Mas o que há de novo além do nome, e como a marca pretende conquistar o público que busca estilo e exclusividade em seus carros?

A Citroën confirmou oficialmente o retorno de um nome icônico de seu passado: o XTR. A marca francesa lançará em breve as versões especiais C3 XTR e Aircross XTR, que prometem um visual mais aventureiro e detalhes exclusivos. A estratégia resgata a memória da versão de sucesso do C3 de primeira geração, mas com a adição de itens e um apelo mais robusto que se alinham à atual linha de produtos da Stellantis.

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A escolha do nome XTR remete diretamente à versão lançada no início dos anos 2000 no Brasil, que trazia ao popular hatch um estilo mais off-road. Na época, o modelo se destacava por ter para-choques exclusivos, molduras nas caixas de roda, rack de teto e uma altura elevada em relação ao solo. O novo C3 XTR e o Aircross XTR seguirão essa fórmula, adicionando novos elementos de design para se diferenciar das demais versões do catálogo.

Fontes do mercado automotivo indicam que os novos modelos podem trazer apliques em cor laranja no painel e nos bancos, além de detalhes escurecidos na carroceria e adesivos exclusivos, reforçando o apelo de aventura urbana. Esta abordagem é comum em versões especiais, onde o foco é a personalização e a exclusividade visual, buscando atrair um público que valoriza o estilo.

Tecnicamente, a nova linha XTR deverá manter a motorização já conhecida da família. Tanto o Citroën C3 quanto o Citroën Aircross devem ser equipados com o motor 1.0 Turbo Flex (conhecido como T200), que entrega até 130 cv com etanol e um torque de 20,4 kgfm em ambos os combustíveis. Este motor é uma das grandes apostas da Stellantis para seus modelos de entrada.

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A transmissão associada a este propulsor é a automática do tipo CVT que simula sete marchas, oferecendo um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência energética. O câmbio CVT (Continuously Variable Transmission) é conhecido por sua suavidade, eliminando os “trancos” na troca de marchas e contribuindo para um consumo de combustível mais baixo.

É importante notar que a motorização T200 é um dos principais diferenciais competitivos da Citroën no mercado, oferecendo uma das melhores relações de potência e consumo da categoria de hatches e SUV compactos. A tecnologia de injeção direta e o turbocompressor contribuem para o alto desempenho e a eficiência.

Os novos C3 XTR e Aircross XTR se juntam a outras versões especiais no mercado brasileiro, reforçando a estratégia das montadoras de criar edições limitadas para manter o interesse do público e movimentar as vendas. A chegada dos modelos ao mercado é aguardada com expectativa por aqueles que buscam um carro com personalidade e um toque de exclusividade.

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O lançamento oficial da linha XTR marcará um novo capítulo para a Citroën no Brasil, consolidando a marca no segmento de veículos compactos com a oferta de modelos que combinam tecnologia, design e um toque de aventura.

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Motor Turbo Flex – Um motor que usa um turbocompressor para injetar mais ar nos cilindros, aumentando a potência e a força (torque), mesmo com um tamanho pequeno. A tecnologia Flex permite que o motor funcione com gasolina e/ou etanol.

Transmissão CVT – Um tipo de câmbio automático que não tem marchas fixas. Ele usa um sistema de polias para manter o motor na rotação ideal, proporcionando uma aceleração mais suave e contínua, o que ajuda a economizar combustível.

Torque – É a força de rotação do motor. Em termos simples, é o que te “empurra” para a frente quando você acelera. Quanto maior o torque, mais forte e rápida é a resposta do carro. A unidade de medida é o kgfm.

Estilo Aventureiro – É uma tendência de design que dá aos carros uma aparência de veículo off-road, com molduras nas rodas, para-choques diferentes e maior altura do solo. Apesar da estética robusta, geralmente não altera a capacidade do veículo para terrenos difíceis.

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