Em um mercado que cresce exponencialmente, a segurança e a confiabilidade dos equipamentos de recarga são cruciais. Mas o que a certificação do Inmetro representa para a E-Wolf e para o mercado brasileiro de carros elétricos?
A E-Wolf, empresa especializada em carregadores para veículos híbridos e elétricos, acaba de alcançar um feito inédito no estado de São Paulo ao receber o certificado de conformidade voluntária do Inmetro para toda a sua linha de estações de recarga.
O certificado, emitido pela A-Test Certificações Inspeções, um Organismo de Certificação de Produto acreditado pelo Inmetro, segue estritamente as normas técnicas brasileiras e a Portaria nº 200 do Instituto. Ele abrange todos os modelos de estações de recarga da E-Wolf, incluindo as versões para fixação em parede, os totens e os carregadores portáteis.
Para o diretor da E-Wolf, Thiago Castilha, a conquista é um marco importante e deve servir de referência para o setor. “A recarga de carros elétricos é um assunto sério e exige compromisso com qualidade, segurança e responsabilidade no atendimento ao consumidor”, afirma. Ele destaca que, assim como outros produtos de uso diário, como chuveiros e lâmpadas, os carregadores de veículos elétricos precisam de certificações para garantir a segurança dos usuários e de seus bens.
A empresa, parceira oficial de montadoras como BYD, Omoda, Jaaeco, Volvo e Zeeker, já busca certificações acima das exigências do mercado para garantir a segurança de seus clientes. Segundo Castilha, essa preocupação é ainda mais importante em um cenário em que a maioria dos carros eletrificados é recarregada em casa, por longos períodos.
O processo de certificação da E-Wolf incluiu auditorias na sede da empresa, testes laboratoriais e relatórios de conformidade. As auditorias continuarão a ser realizadas periodicamente para garantir a manutenção dos padrões exigidos. A empresa acredita que a certificação obrigatória dos equipamentos nacionais ou importados para o Brasil irá beneficiar todo o setor, prevenindo acidentes e garantindo a segurança e a qualidade da recarga dos automóveis, o que facilitará a expansão da infraestrutura de recarga em todo o país.
Com 60 anos de atuação, o Grupo WMP, do qual a E-Wolf faz parte, é referência nos setores de petróleo, automotivo e energia. No Brasil, a E-Wolf já conta com mais de 450 projetos de frotas, mais de 150 eletropostos instalados e mais de 10 mil carregadores residenciais e 35 mil portáteis vendidos. A marca possui 250 instaladores homologados em todo o território nacional, reforçando seu compromisso com a segurança e a qualidade.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Carregador de Veículos Elétricos – Equipamento que fornece energia elétrica para carregar a bateria de um carro elétrico ou híbrido plug-in. Existem vários tipos de carregadores, que variam em potência e tempo de recarga, como os portáteis (lentos), os de parede (normais e semirrápidos) e os totens (rápidos e ultrarrápidos).
Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) – Autarquia federal brasileira responsável por fortalecer empresas nacionais, garantir a segurança dos produtos e serviços para o consumidor e contribuir com a qualidade de vida. O certificado do Inmetro garante que um produto atende a padrões rigorosos de segurança e qualidade.
Portaria Inmetro nº 200 – Norma que estabelece os requisitos de avaliação da conformidade para carregadores de veículos elétricos. Ela visa garantir que os equipamentos comercializados no Brasil atendam aos padrões de segurança elétrica e funcional, protegendo os usuários e a infraestrutura.
Conformidade Voluntária – Processo no qual uma empresa opta por certificar um produto, mesmo que a certificação não seja obrigatória por lei. Essa escolha demonstra o compromisso da empresa com a qualidade e a segurança, além de ser um diferencial competitivo no mercado.