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FPT Industrial inicia produção de motores a gás natural na Argentina

Gás natural com DNA latino: marca do Iveco Group aposta na transição energética com motores produzidos em Córdoba

Nova linha inclui os motores N60 NG, N67 NG e Cursor 13 NG, homologados no padrão Euro VI/Proconve P8, com foco nos segmentos rodoviário, fora de estrada e geração de energia.

A FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, acaba de anunciar o início da produção local de motores movidos a gás natural na planta de Córdoba, na Argentina. A nova linha contempla os modelos N60 NG, N67 NG e Cursor 13 NG, todos projetados com tecnologia de ciclo Otto e homologados para o padrão de emissões Euro VI/Proconve P8, adotado no Brasil.

Com essa iniciativa, a FPT Industrial reforça seu protagonismo na transição energética da América Latina e consolida sua estratégia multienergética, com soluções que se adequam ao perfil regional e contribuem para a descarbonização do transporte e da indústria. Os motores produzidos em Córdoba atendem a aplicações nos segmentos on-road, off-road e de geração de energia, oferecendo desempenho equivalente ao diesel com menor impacto ambiental.

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O gás natural é uma das principais apostas sustentáveis da FPT Industrial em nível global. Por ser um combustível mais limpo, proporciona significativa redução nas emissões de poluentes e contribui diretamente para a melhora da qualidade do ar e para o combate às mudanças climáticas, ao reduzir a emissão de CO₂.

“Na América Latina, a solução começa com tecnologias adequadas ao potencial de biocombustíveis da região. Por isso, a FPT Industrial lidera diversos projetos dentro de sua estratégia multienergética, com investimentos em gás natural e biometano. É um grande orgulho apresentar o início da produção local de motores a gás natural”, destaca Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

A tecnologia utilizada é de combustão estequiométrica com catalisador de três vias, patenteada pela FPT Industrial. Essa solução elimina a necessidade de Arla 32 e entrega benefícios adicionais como menor consumo de combustível e funcionamento mais silencioso. Com o conceito “Diesel Like”, os motores garantem potência e torque semelhantes às versões a diesel.

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Além do benefício ambiental, o projeto também impulsiona a indústria local. Ricardo Cardozo, presidente da Iveco Group Argentina, ressalta que a produção nacional de motores a gás representa um importante avanço para o país e reforça o compromisso do grupo com a sustentabilidade. “Este projeto reflete nossa visão de longo prazo, com foco em soluções energéticas limpas que promovam um futuro mais verde para todos.”

A fábrica de Córdoba, referência na produção de motores médios e pesados, passou por um processo de modernização para abrigar a nova linha. Entre as atualizações estão a instalação de um compressor GNV, novo banco de testes, bancada para estanqueidade e sistema específico de usinagem para tampas de cilindro. A integração foi feita de forma a complementar a linha diesel já existente.

A comercialização dos novos motores começará em setembro de 2025 por meio da rede de distribuidores FPT na América Latina. A aposta no gás natural se mostra cada vez mais viável, sobretudo na Argentina, onde o combustível representa parcela significativa da matriz energética, superando a média global.

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Ciclo Otto – Tipo de funcionamento presente em motores a gasolina, etanol e gás natural, com ignição por centelha, diferente do ciclo diesel, que tem ignição por compressão.
Combustão estequiométrica – Processo em que a proporção entre ar e combustível é ideal para uma queima completa, promovendo alta eficiência e menores emissões.
Catalisador de três vias – Dispositivo que reduz simultaneamente três tipos de poluentes: monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx).
Diesel Like – Estratégia da FPT Industrial que busca replicar, com combustíveis alternativos, o desempenho de torque e potência dos motores diesel tradicionais.

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