A Mercedes-Benz do Brasil realizou uma das maiores vendas de ônibus do ano para o Grupo Comporte, um dos mais importantes operadores de mobilidade do país. Com a aquisição de 1.200 chassis, que serão utilizados em aplicações urbanas, rodoviárias e de fretamento, a parceria de mais de 50 anos entre as empresas se fortalece, demonstrando a confiança do grupo na qualidade, tecnologia e eficiência dos produtos da marca. Você sabe qual é a importância dessa renovação de frota para o setor de transporte de passageiros e para o meio ambiente?
A Mercedes-Benz do Brasil fechou um contrato de grande importância com o Grupo Comporte para a venda de 1.200 chassis de ônibus. A transação engloba diferentes tipos de veículos — micros, urbanos e rodoviários — que serão distribuídos por diversas empresas do grupo para a renovação de frota, com foco em melhorar a qualidade do transporte de passageiros em todo o país.
A primeira fase do negócio já foi concluída, com 620 chassis já faturados e a maioria em operação ou em fase de encarroçamento. A divisão dos modelos inclui 120 unidades do micro-ônibus LO, 188 da linha urbana OF, 130 para o segmento de fretamento e 182 rodoviários. Os veículos serão destinados a diferentes regiões do país: cerca de 400 unidades para o estado de São Paulo, 200 para a Região Sul e 20 para Brasília.
A parceria de longa data entre as duas empresas é um fator decisivo para o sucesso da operação. Joaquim Constantino Neto, CEO do Grupo Comporte, enfatiza que a renovação anual da frota é um compromisso da companhia. Ele destaca que os chassis da Mercedes-Benz oferecem a solução ideal para as demandas do grupo, proporcionando maior segurança, confiabilidade e um custo operacional otimizado.
A Mercedes-Benz do Brasil não apenas fornece os veículos, mas também uma rede de concessionários e um relacionamento de confiança que permite ao Grupo Comporte programar suas compras com até seis meses de antecedência. Essa previsibilidade e a parceria de mais de 50 anos são fundamentais para a gestão e o crescimento contínuo do negócio de transporte.
A trajetória do Grupo Comporte, conhecido como Grupo Constantino, é marcada por um crescimento sustentável desde o final dos anos 1950, quando o pioneiro Sr. Constantino de Oliveira iniciou suas operações de transporte coletivo. O grupo prioriza a satisfação dos clientes, o aprimoramento da mão de obra, a qualidade dos procedimentos e a busca por eficiência em todos os níveis.
Os ônibus Mercedes-Benz são líderes de mercado e garantem rentabilidade e sustentabilidade para o cliente. Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, expressou satisfação em continuar atendendo a família Constantino, que é um cliente fiel e um parceiro de décadas. Ele ressalta que os veículos da marca entregam robustez, durabilidade, segurança e conforto para motoristas e passageiros.
Além de sua força e durabilidade, os chassis de ônibus Mercedes-Benz também contribuem para a sustentabilidade. O atual portfólio, que atende à norma Proconve P8, equivalente ao padrão Euro 6, reduz significativamente as emissões de Óxidos de Nitrogênio e Material Particulado. Isso está alinhado com o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável e os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês).
A Mercedes-Benz do Brasil lidera o mercado de ônibus no país na categoria acima de 8 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), com 4.944 unidades emplacadas no primeiro semestre deste ano, o que representa aproximadamente 43% do mercado total. A liderança é ainda mais expressiva no segmento urbano, com 74% de participação de mercado, e no rodoviário, com 49%. No segmento de fretamento, a marca também lidera com 47% de market share.
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Chassi de ônibus – Estrutura principal do veículo, que inclui o motor, a transmissão, a suspensão e o eixo. É sobre o chassi que a carroceria do ônibus (a parte que transporta os passageiros) é montada.
Proconve P8 – Norma de controle de emissões de poluentes para veículos pesados no Brasil, que entrou em vigor em 2023. É equivalente ao padrão europeu Euro 6, exigindo tecnologias que reduzem drasticamente a emissão de gases e partículas nocivas.
Óxidos de Nitrogênio (NOx) – Gases poluentes gerados pela queima de combustíveis fósseis, como o diesel, que são prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Material Particulado – Partículas minúsculas de fuligem e outros compostos, também geradas pela queima de combustível, que podem ser inaladas e causar problemas respiratórios.