terça-feira, 30 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Iveco apresenta estratégia multienergética e visão de descarbonização na Rio Innovation Week

Única montadora multienergética da América Latina, a Iveco participou do maior evento de tecnologia e criatividade da região, destacando a importância dos combustíveis alternativos como GNV e biometano para a transição energética do transporte de cargas e passageiros.

A Iveco, a única montadora na América Latina com um portfólio completo de soluções multienergéticas, marcou presença na Rio Innovation Week para apresentar sua visão e estratégia para a descarbonização do transporte. Representada por seu presidente para a América Latina, Marcio Querichelli, a marca defende a existência de um conjunto de alternativas para a mobilidade sustentável, como combustíveis, em vez de uma única solução. A estratégia se baseia na observação de tendências globais e na realidade de infraestrutura e matriz energética de cada região.

A participação da Iveco no evento ocorreu no painel “Combustíveis alternativos: o impacto na descarbonização e na infraestrutura urbana”. Representada por Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto, a empresa destacou o papel do GNV (Gás Natural Veicular) e do biometano no transporte público, mostrando projetos que a empresa desenvolve em grandes centros globais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A Iveco é uma líder global em tecnologia a gás, com mais de 40 mil veículos movidos a essa propulsão alternativa na Europa. Na América Latina, a frota de veículos a gás e biometano da marca já ultrapassa 2 mil unidades. A montadora enxerga a ampla disponibilidade desses combustíveis na região como um fator decisivo para a expansão dos “corredores verdes” no Brasil, posicionando o gás natural como uma alternativa relevante para o cumprimento das metas de descarbonização do transporte urbano.

Para o setor de transporte de passageiros, a Iveco Bus apresentou o chassi BUS 17-210 G. Com 17 toneladas, o modelo foi projetado para utilizar a infraestrutura de distribuição de GNV já existente nas grandes cidades. Seu motor dianteiro, que facilita a manutenção, e a capacidade de armazenar gás em até nove cilindros, oferecem uma autonomia de até 350 quilômetros.

Segundo Paulo Kazuto, o chassi a gás da Iveco Bus proporciona flexibilidade, economia e sustentabilidade para os operadores de transporte. Ele reforça que a oferta global da marca também inclui ônibus elétricos a bateria (BEV), híbridos e movidos a hidrogênio (FCEV), solidificando a estratégia multienergética da empresa e seu apoio à transição energética.

- Publicidade -

Os veículos movidos a gás oferecem benefícios que vão além da sustentabilidade ambiental, como um desempenho equivalente ao do diesel e um custo competitivo. O biometano, por exemplo, pode reduzir as emissões em até 95% em comparação ao diesel e, de acordo com a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), pode diminuir o Custo Total de Propriedade (TCO) em até 30%, tornando a operação mais financeiramente viável. Estudos da ABiogás ainda indicam que o potencial teórico de produção de biogás no Brasil seria suficiente para suprir uma parte significativa da demanda interna de energia elétrica e de diesel.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Multienergético – Termo que se refere a veículos ou frotas que podem utilizar diferentes tipos de combustíveis ou fontes de energia (como GNV, biometano, eletricidade ou hidrogênio) para propulsão.

Biometano – Gás produzido a partir da purificação do biogás, que por sua vez é gerado pela decomposição de resíduos orgânicos. Possui composição semelhante à do gás natural e pode ser usado como combustível veicular renovável.

- Publicidade - Ofertas FIAT

TCO (Custo Total de Propriedade) – Sigla para Total Cost of Ownership, que se refere ao custo total de um veículo ao longo de sua vida útil, incluindo compra, manutenção, consumo de combustível, seguros e impostos.

BEV (Battery Electric Vehicle) – Veículo elétrico movido exclusivamente por baterias.

FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle) – Veículo elétrico que utiliza células de combustível para gerar eletricidade a partir do hidrogênio, alimentando o motor elétrico.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil