A Nissan lança a nova geração do Kicks no Brasil, o Kicks Platinum 2026, com uma proposta ambiciosa: enfrentar de frente os SUVs compactos e até incomodar os modelos médios. Construído sobre a nova plataforma CMF-B HS, o veículo está maior, mais tecnológico e com um visual robusto. A versão Platinum, a mais completa, se destaca pelo pacote de equipamentos e pela qualidade do acabamento interno.
O novo Kicks 2026 evoluiu em todos os aspectos, começando pela nova plataforma CMF-B HS, que garante maior rigidez estrutural e segurança. O design foi completamente redesenhado, com linhas mais limpas, faróis e lanternas em LED mais finos e uma grade dianteira imponente. As proporções do SUV cresceram, com destaque para o porta-malas de 470 litros, um dos maiores da categoria.
O antigo motor 1.6 aspirado foi substituído pelo novo 1.0 turbo HR10, de três cilindros, que entrega 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina. O torque varia de 20,4 a 22,4 kgfm. O motor trabalha em conjunto com um câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas.
Apesar de não ser um SUV esportivo, o Kicks oferece um bom desempenho para o uso urbano, com torque disponível em baixa rotação. Os números de consumo homologados pelo Inmetro mostram boa eficiência: 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o consumo é de 11,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.
O interior do Kicks Platinum 2026 está mais refinado, com materiais de alta qualidade. O painel se destaca pelas duas telas de 12,3 polegadas unidas, formando um conjunto digital que inclui painel de instrumentos e central multimídia, com espelhamento sem fio para smartphones. O conforto é garantido pelos bancos com tecnologia Zero Gravidade da Nissan.
A versão Platinum vem com rodas de 19 polegadas com pneus de perfil baixo (225/45), que reforçam o visual esportivo. O conjunto de tecnologia e segurança é um dos pontos mais fortes do veículo, com itens como:
- Piloto automático adaptativo
- Alerta e assistente de permanência em faixa
- Frenagem automática dianteira e traseira
- Câmeras 360 graus com detecção de movimento
O modelo também recebeu cinco estrelas no teste de segurança Latin NCAP, reforçando seu compromisso com a proteção dos ocupantes.
Com preço de R$ 199 mil, o Kicks Platinum 2026 compete diretamente com versões de topo de linha de SUVs compactos como o VW T-Cross Highline, Hyundai Creta Ultimate e Honda HR-V Touring. O principal desafio do Kicks é a potência do motor, que é menor do que a de seus principais rivais. No entanto, o Kicks se destaca no design, na tecnologia embarcada e no pacote de segurança, sendo uma das opções mais completas da categoria.
Avaliação Mecânica Online® – Nissan Kicks Platinum 2026
Categoria | Nota (0–5) | Comentário |
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Design | 4,5 | Novo visual robusto, faróis e lanternas finos em LED, rodas de 19” e grade moderna. Visual digno de SUV médio. |
Conforto | 4,0 | Interior com acabamento refinado, bancos Zero Gravidade e boas telas. Perde pontos pelo perfil 45 dos pneus e ausência de ar-condicionado traseiro. |
Desempenho | 3,0 | Motor 1.0 turbo de até 125 cv é eficiente, mas fraco frente aos rivais. 0–100 km/h em 12,4 s. Bom para cidade, limitado para estrada. |
Economia | 4,0 | Bons números de consumo: até 14,3 km/l com gasolina na estrada. Eficiência equilibrada para a categoria. |
Equipamentos | 4,5 | Painel digital duplo, multimídia avançada, ADAS, som Bose, teto solar e câmeras 360°. Entre os mais completos do segmento. |
Segurança | 4,5 | Nota máxima no Latin NCAP, pacote ADAS robusto (frenagem automática, ponto cego, alerta de faixa). Excelente nível de proteção. |
Custo-Benefício | 3,5 | R$ 199 mil é competitivo em equipamentos, mas inferior em potência frente a rivais do mesmo preço. |
Espaço Interno | 4,0 | 2,65 m de entre-eixos e 470 litros de porta-malas, entre os melhores da categoria. Perde apenas pela falta de ar traseiro. |
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Plataforma – Estrutura base de um veículo que define suas dimensões e características técnicas, como suspensão e segurança.
Motor turbo – Tipo de motor que utiliza um turbocompressor para aumentar a potência e o torque, permitindo um desempenho mais eficiente em motores de menor cilindrada.
Zero Gravidade – Tecnologia de bancos desenvolvida pela Nissan para oferecer uma posição de assento que minimiza a fadiga em viagens longas, baseada em estudos da NASA.
Latin NCAP – Programa de avaliação de segurança veicular para a América Latina e o Caribe. Os testes simulam colisões para medir o nível de proteção oferecido pelos veículos a adultos e crianças.