Pedro Perdoncini conquistou a pole position da Super Truck Elite, no Autódromo Potenza, em Minas Gerais. O piloto da ASG Motorsport marcou 1min52s079 no Top Qualifying, superando o segundo colocado, Leo Rufino, por mais de 0,8s, e somando pontos importantes no campeonato.
A pole position da Copa Truck Petrobras na categoria Super Truck Elite no Autódromo Potenza é de Pedro Perdoncini. O vice-líder do campeonato somou um ponto extra com a conquista na tarde deste sábado (23) em Lima Duarte, Minas Gerais. O piloto da ASG Motorsport mostrou força desde os treinos livres e consolidou a performance do seu Mercedes-Benz #117 para conquistar a posição de honra do grid de largada da sexta etapa do calendário.
A posição de largada em Potenza é das mais importantes, pois a pista de 3.212 metros é conhecida pela dificuldade de ultrapassagem. Perdoncini cravou 1min52s079 em sua volta mais rápida no Top Qualifying, segmento decisivo que reúne os oito melhores colocados da primeira parte da classificação. O tempo de Pedro foi pouco mais de 0,8s mais veloz na comparação com o segundo colocado do grid, Leo Rufino (PP Motorsport), também a bordo de um Mercedes-Benz.
Destaque também para Djalma Pivetta, terceiro colocado no grid da Corrida 1 deste domingo com o Iveco da Usual Racing. O piloto vai completar a segunda fila com Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck), a bordo de um caminhão Scania. Rodrigo Taborda, com Volvo da Vannucci Racing, fecha a relação dos cinco primeiros. Em contrapartida, o líder do campeonato, Arthur Scherer, sofreu um revés no Top Qualifying, no qual foi excluído por emissões, e terá de largar da oitava posição.
Após a conquista, Perdoncini revelou que enfrentou problemas com o caminhão: “Tivemos um princípio de incêndio no alternador do caminhão. Mesmo assim, conseguimos fazer a volta, que veio sem referência porque ficamos sem o rádio. Foi na raça, foi por Deus e deu tudo certo”. Com a pole, o piloto ganha um trunfo para a primeira corrida deste domingo.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Super Truck Elite – Uma das categorias de competição da Copa Truck, que reúne caminhões de alta performance preparados para corridas.
Top Qualifying – Fase final da sessão de classificação, na qual os pilotos mais rápidos competem para determinar as primeiras posições do grid, incluindo a pole position.
Chassi – A estrutura principal de um veículo, que serve de base para a carroceria, motor e outros componentes. No automobilismo, é fundamental para o desempenho e a segurança do caminhão.
Emissões – Gás ou partícula liberada no ar pelo veículo. No automobilismo, a emissão de gases é regulamentada e a violação das normas pode resultar na exclusão da volta do piloto.