Em meio a simuladores e games interativos, a Stellantis revelou como a tecnologia Bio-Hybrid e os modelos da Citroën fabricados no Rio de Janeiro estão pavimentando o futuro da mobilidade no Brasil. Mas o que torna essa tecnologia tão promissora e como ela se conecta com o crescimento da marca no país?
A principal atração da Stellantis no evento foi a evolução da tecnologia Bio-Hybrid. Criada e produzida localmente, ela foi pensada para atender às necessidades específicas do consumidor brasileiro. Essa tecnologia será aplicada em diversos produtos das diferentes marcas do grupo e permite vários níveis de hibridização, combinando um motor elétrico com um motor térmico flex-fuel, que pode ser abastecido com etanol.
Com o desenvolvimento local, a Stellantis consegue aproveitar uma vantagem competitiva nacional: a forte presença do etanol e da energia elétrica de fonte renovável no Brasil. A tecnologia Bio-Hybrid também inclui uma opção 100% elétrica que será desenvolvida e produzida no país nos próximos anos. Essa diversidade de motorizações permitirá que a linha de produtos do grupo atenda a diferentes faixas de preço e públicos.
Para mostrar o funcionamento da tecnologia, a empresa expôs no festival um Fiat Pulse Hybrid ao lado de uma plataforma didática que demonstrava o sistema híbrido. Além da exposição, o público pôde ter contato com a Stellantis de forma interativa, usando um simulador de direção para guiar diferentes modelos e participar de um game com perguntas sobre o futuro da mobilidade e a aplicação de novas tecnologias no Brasil.
Outro destaque da participação da Stellantis foi a exposição dos produtos da Citroën no test-drive. A marca francesa mantém uma forte conexão com o Rio de Janeiro, já que produz modelos como o Citroën Basalt, Citroën Aircross e Citroën C3 em sua fábrica em Porto Real (RJ). Esses veículos são fundamentais para o crescimento da marca no Brasil, combinando inovação e acessibilidade.
O sucesso da Citroën é visível nos números. No primeiro semestre de 2025, a marca registrou um aumento de 27% nas vendas em comparação ao ano anterior, um crescimento impulsionado especialmente pelo lançamento do SUV mais acessível do Brasil, o Citroën Basalt, e pelo bom desempenho do Citroën C3. Ambos os modelos estiveram disponíveis para o público no test-drive, oferecendo uma experiência prática.
A fábrica de Porto Real celebrou um marco importante em 2025: a produção de 1 milhão de veículos. Para o futuro, a Stellantis já anunciou um investimento de R$ 3 bilhões entre 2025 e 2030 na unidade. Esse aporte irá ampliar a produção e fortalecer a cadeia de fornecimento e tecnologia na região.
Como parte do plano de crescimento, a empresa já contratou 300 novos funcionários no início do ano para a fábrica de Porto Real e projeta novas vagas para o futuro, reforçando o compromisso da Stellantis com a economia e o desenvolvimento tecnológico local.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Tecnologia Bio-Hybrid – Um sistema desenvolvido para veículos que combina um motor a combustão (que pode ser a etanol) com um motor elétrico para mover o carro. Essa tecnologia permite que o veículo funcione de forma mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Tech Center South America – É um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias localizado na América do Sul, que pertence à Stellantis. O objetivo é criar e adaptar soluções automotivas, como a tecnologia Bio-Hybrid, que sejam adequadas às condições e necessidades específicas do mercado da região.
Motor flex-fuel – É um tipo de motor a combustão que tem a capacidade de funcionar com mais de um tipo de combustível. No Brasil, os motores flex-fuel são otimizados para usar tanto gasolina quanto etanol em qualquer proporção, o que oferece mais flexibilidade ao motorista.
SUV (Sport Utility Vehicle) – É um tipo de carro com características que misturam as de um carro de passeio com as de um utilitário. Geralmente, tem uma carroceria mais alta, espaço interno maior e um visual robusto. São populares por sua versatilidade, servindo tanto para o uso urbano quanto para pequenas aventuras.