A Audi, em um movimento de reestruturação e reinvenção, revelou em Milão, na Itália, o Audi Concept C, um carro-conceito que antecipa o design dos seus futuros modelos. A nova filosofia de design, centrada na “clareza” e na redução ao essencial, representa um novo começo para a companhia, que busca focar seus produtos e processos no que é fundamental para criar espaço para inovação e liderança tecnológica.
A escolha de Milão para o lançamento não foi por acaso. A cidade, um polo de design e tecnologia, serviu de inspiração para a Audi buscar um novo caminho, alinhado com o pensamento visionário de ícones do Renascimento. Segundo Gernot Döllner, CEO da Audi AG, a nova filosofia de design é a bússola que guiará a marca nos tempos que virão, refletindo a forma como a empresa está sendo remodelada.
O design do Audi Concept C é a primeira manifestação dessa nova abordagem. A estética se distancia do complexo e abraça uma estética minimalista e atemporal, com a intenção de diferenciar a marca em um setor automotivo altamente competitivo. De acordo com Massimo Frascella, Diretor de Criação da Audi AG, a simplicidade é o foco, alcançada pela redução de tudo ao essencial, sem linhas ou elementos supérfluos, tanto no exterior quanto no interior dos veículos.
Para Frascella, essa abordagem vai além da experiência racional e busca criar uma conexão emocional. O objetivo é moldar uma marca capaz de inspirar desejo e criar impacto cultural. A tecnologia e os materiais de ponta são utilizados apenas onde criam novas possibilidades, e medidas mínimas têm impacto máximo, libertando os ocupantes de distrações e fornecendo as informações certas na hora certa.
A influência histórica da marca é visível no conceito, com a estrutura vertical do design inspirada no lendário carro de corrida Auto Union Type C. A história da Audi é marcada por avanços em inovação e tecnologia, combinados com um foco inabalável em clareza de design, como exemplificado pelo sistema de tração integral quattro, que revolucionou o mundo automotivo.
A nova filosofia de design não se restringe aos veículos; ela permeia todos os aspectos da empresa. Döllner afirma que “a forma como projetamos nossos veículos é a maneira como moldaremos nossa empresa”. Essa abordagem se refletirá no portfólio de modelos, na gama de produtos e na estrutura organizacional da Audi, que desde 2023 tem impulsionado mudanças profundas com a Agenda Audi.
A ofensiva de modelos da Audi continua a todo vapor. Nos últimos 24 meses, a marca terá lançado mais de 20 novos modelos, tornando seu portfólio o mais jovem do segmento premium. Após a substituição de modelos principais como o Audi A6 e o Audi Q3, a marca apresentará o Q3 Sportback e-hybrid. A Audi ainda continuará sua ofensiva no próximo ano, com novidades como um modelo de entrada totalmente elétrico, que será produzido em Ingolstadt, na Alemanha, a partir de 2026.
No Brasil, a Audi celebra uma jornada de 30 anos e uma forte ofensiva de lançamentos. A marca já lançou nove veículos no mercado nacional neste ano, com planos de chegar a 13 novos produtos em 2025, incluindo o novo Q5 no último trimestre. Com mais de 40 lojas no país e uma fábrica em São José dos Pinhais, onde produz os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback, a Audi do Brasil também investe em sua agenda ESG, com quase R$ 90 milhões aplicados em infraestrutura de recarga para veículos elétricos.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Carro-conceito – Veículo protótipo criado para demonstrar novas ideias, tecnologias ou estilos de design que podem ser incorporados em futuros modelos de produção.
Sistema quattro – Tecnologia de tração integral desenvolvida pela Audi, que distribui a força do motor para as quatro rodas, proporcionando melhor aderência e estabilidade.
Agenda ESG – Sigla para “Environmental, Social, and Governance” (Ambiental, Social e Governança), que se refere a critérios de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
Eletrificação – Processo de substituição de motores a combustão por motores elétricos ou híbridos em veículos, visando reduzir as emissões de carbono e a dependência de combustíveis fósseis.
Veículo Definido por Software (SDV) – Veículo cuja funcionalidade e desempenho são controlados por software, permitindo atualizações e personalizações ao longo do tempo.
Auto Union Type C – Um lendário carro de corrida da década de 1930, conhecido por sua aerodinâmica avançada e motor potente, parte da história da Audi.