Nicolas Giaffone, estreante da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras, conquistou a pole-position na categoria Super Truck Elite em Curvelo, Minas Gerais. Dirigindo um Volkswagen Meteor #31, o piloto de 20 anos marcou a volta mais rápida e retorna à ponta do grid após cinco meses. A conquista o coloca 22 pontos atrás do líder, Pedro Perdoncini, prometendo uma corrida emocionante neste domingo.
Nicolas Giaffone, da equipe R9 Competições, está de volta à pole-position na Copa Truck Petrobras. O piloto paulista foi o grande nome da sessão classificatória da categoria Super Truck Elite em um sábado de calor em Curvelo, Minas Gerais, com temperaturas de 31ºC no Circuito dos Cristais.
A bordo de seu caminhão Volkswagen Meteor #31, Nic cravou a volta mais rápida no Top Qualifying, segmento final da tomada de tempos. Esta é a terceira pole do piloto na temporada 2025, repetindo o feito das duas primeiras etapas do campeonato, em Campo Grande e Londrina, e quebrando um jejum de cinco meses.
Após a conquista, Giaffone expressou sua satisfação com o retorno à ponta. Ele admitiu que a equipe fez algumas mudanças após a etapa de Interlagos, mas que não deram certo, e que a humildade de admitir o erro e fazer os ajustes corretos foi fundamental.
Com o ponto extra da pole, Nicolas Giaffone somou 144 pontos na tabela do campeonato. A conquista o coloca a apenas 22 pontos de Pedro Perdoncini, que é o líder atual da temporada e largará ao seu lado na primeira fila.
O jovem piloto de 20 anos comemorou a conquista e destacou que o campeonato está bastante disputado, e que uma diferença de 20 pontos pode ser recuperada em apenas uma corrida. Agora, seu foco é pontuar bem nas duas corridas de domingo para continuar na briga pelo título.
A sessão de classificação começou com Leo Rufino, da PP Motorsport, liderando a primeira parte com o tempo de 1min48s894. Arthur Scherer, da ASG Motorsport e vice-líder do campeonato, garantiu a segunda posição antes de enfrentar problemas em seu caminhão, o que o deixou de fora do Top Qualifying.
Além de Leo Rufino e Arthur Scherer, outros pilotos que avançaram para a fase final da classificação foram Pedro Perdoncini, Diogo Moscato, Nicolas Giaffone, Hugo Cibien, Kleber Eletric e Maicon Roncen.
Com a ausência de Scherer, sete pilotos competiram pela pole. A disputa final ficou entre Nicolas Giaffone e Pedro Perdoncini. O filho do tricampeão da Copa Truck Petrobras, Felipe Giaffone, cravou uma grande volta, estabelecendo o tempo de 1min48s747.
O tempo de Giaffone não foi superado, garantindo a ele a pole-position. Ele largará lado a lado com Pedro Perdoncini na Corrida 1 deste domingo, que está marcada para começar às 12h10.
Leo Rufino vai largar da terceira posição, seguido por Diogo Moscato, da equipe Scuderia Chiarelli. A terceira fila do grid será composta por Hugo Cibien, da Vannucci Racing, e Maicon Roncen, da Tiger Team Race.
Kleber Eletric, da GT-Oil Eletric Truck, e Arthur Scherer completam as primeiras oito posições do grid, fechando a lista dos pilotos que participaram da fase final da classificação.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Pole-position – Primeira posição no grid de largada de uma corrida, conquistada pelo piloto que faz o melhor tempo na sessão de classificação.
Top Qualifying – Etapa final da sessão de classificação, onde os pilotos que obtiveram os melhores tempos disputam as primeiras posições do grid de largada.
Grid de largada – Disposição dos veículos na pista antes do início de uma corrida, organizada de acordo com os resultados da sessão de classificação.
Tomada de tempos – Nome dado à sessão de classificação, onde os pilotos buscam o melhor tempo para definir suas posições no grid de largada.