A Nissan inova com a aplicação de uma tecnologia de pulverização a frio para a produção de assentos de válvula em seu novo motor 1.5 turbo, marcando uma pioneira no mundo automotivo. A tecnologia permite a criação de um revestimento diretamente na superfície do cabeçote, otimizando o fluxo de ar para a câmara de combustão e elevando a eficiência térmica do motor a 42%. O novo motor equipa o Qashqai, o primeiro veículo global com a terceira geração do sistema e-POWER, que oferece uma experiência de condução totalmente elétrica sem a necessidade de recarga externa.
A Nissan inova ao adotar a tecnologia de pulverização a frio na fabricação de assentos de válvula para seu novo motor turboalimentado de 1,5 litro. Essa é a primeira vez que a tecnologia é aplicada em motores automotivos no mundo, e ela foi projetada para atuar exclusivamente como gerador de energia no sistema e-POWER de terceira geração da marca. O primeiro veículo a receber o novo sistema é o crossover compacto Qashqai, cuja produção já começou na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.
O novo motor, de codinome ZR15DDTe, emprega o conceito STARC, patenteado pela Nissan. Essa tecnologia eleva a eficiência térmica a 42% ao estabilizar a combustão dentro do cilindro. Um dos principais elementos do conceito é a minimização da turbulência do fluxo de ar, permitindo uma passagem forte e suave. Para atingir esse objetivo, os engenheiros da Nissan desenvolveram um novo assento de válvula usando a tecnologia de pulverização a frio.
Em motores convencionais, o projeto da porta de admissão é limitado por assentos de válvula sinterizados e encaixados por pressão, o que restringe a otimização do formato para um fluxo de ar ideal. A tecnologia de pulverização a frio superou essa limitação ao permitir a formação de um revestimento diretamente na superfície do cabeçote. Esse processo elimina a necessidade de um componente separado, possibilitando a criação de uma geometria otimizada da porta de admissão. Além disso, a tecnologia melhora o desempenho de resfriamento ao redor das válvulas devido à maior condutividade térmica do material.
O novo assento de válvula é produzido pela pulverização de pós metálicos em velocidade supersônica na superfície do cabeçote de cilindro de liga de alumínio. O processo cria um revestimento robusto e durável que adere fortemente sem derreter o material de base. Como a pulverização a frio opera abaixo dos pontos de fusão dos materiais, ela evita a formação de compostos intermetálicos e porosidade, garantindo maior adesão e confiabilidade em comparação com métodos tradicionais de soldagem.
O processo de fabricação incorpora uma liga especial à base de cobre, livre de cobalto, com excelente condutividade térmica. Ele também utiliza bicos injetores internos inspirados em técnicas de polimento usadas em moldes forjados e sistemas de garantia de qualidade baseados em inteligência artificial (IA). Essas inovações refletem os anos de experiência da Nissan em design de motores, engenharia de materiais e fabricação.
O sistema e-POWER é um trem de força elétrico exclusivo da Nissan, que combina um motor a gasolina, uma bateria e um ou mais motores elétricos. O motor a combustão funciona exclusivamente como um gerador, fornecendo eletricidade para alimentar o motor elétrico. Isso proporciona a suavidade e o refinamento de um veículo elétrico, mas com a conveniência de um motor de combustão interna tradicional, já que não precisa de carregamento externo. Desde seu lançamento em 2016, o e-POWER tem sido aprimorado e expandido para vários modelos e mercados.
Além do novo motor turbo, o novo e-POWER adota uma unidade de propulsão elétrica modular 5 em 1, que integra motor elétrico, gerador, inversor, redutor e multiplicador de torque em um pacote mais compacto e leve. Essa unidade proporciona melhorias significativas na eficiência de combustível e no silêncio da cabine. A Nissan planeja introduzir o novo sistema em outros modelos, como a próxima geração do Rogue nos EUA e Canadá, e a minivan Elgrand no Japão.
A adoção da tecnologia de pulverização a frio mostra a visão de longo prazo da Nissan para o desenvolvimento de motores a combustão, mesmo em um cenário de transição para a eletrificação. Ao aprimorar a eficiência do motor a gasolina, a marca garante que seu sistema e-POWER seja mais eficiente e limpo. Essa inovação é um exemplo de como as tecnologias podem se complementar para criar soluções de mobilidade que atendem a demanda por veículos mais sustentáveis, sem abrir mão da praticidade e da conveniência.
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Pulverização a frio – processo de fabricação que utiliza pós metálicos em alta velocidade para criar revestimentos sobre uma superfície, sem a necessidade de derreter os materiais.
e-POWER – tecnologia híbrida da Nissan em que o motor a combustão interna serve exclusivamente como gerador de eletricidade para o motor elétrico que move o veículo.
Assento de válvula – peça circular no cabeçote do motor que serve como vedação para as válvulas de admissão e escape, garantindo a compressão e o bom funcionamento do motor.
Eficiência térmica – medida de quão bem um motor converte a energia do combustível em trabalho útil, como o movimento do veículo.