A Toyota faz sua estreia no mercado brasileiro de vans com a lendária Hiace, um modelo com 58 anos de tradição global. O veículo chega ao país com um forte pacote de vantagens, incluindo o robusto conjunto mecânico da Hilux, garantia estendida de até 10 anos através do programa Toyota 10 e as três primeiras revisões gratuitas, buscando ganhar espaço em um segmento dominado por concorrentes estabelecidos.
O mercado de vans no Brasil é extremamente competitivo e já conta com fortes players, como a Mercedes-Benz Sprinter, a Renault Master e a Ford Transit. A principal dificuldade para a Toyota Hiace será conquistar a confiança de frotistas e proprietários que já têm uma longa relação com as marcas rivais.
A Sprinter, por exemplo, é vista como um padrão de robustez e tem uma rede de serviços consolidada, enquanto a Master e a Transit são reconhecidas por sua versatilidade e preço agressivo. Para se destacar, a Hiace precisa provar que sua proposta de valor é superior à das concorrentes.
A Toyota aposta em seus diferenciais para superar essa barreira. O principal deles é o conjunto mecânico, que compartilha o motor 2.8 turbodiesel e o câmbio automático de seis marchas da aclamada picape Hilux. Essa herança de confiabilidade e durabilidade, atributos da filosofia QDR (Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade) da marca, é um argumento de venda poderoso para o cliente comercial, que não pode ter o veículo parado. A tração traseira também é uma vantagem técnica que garante melhor desempenho com a carga máxima.
Outro ponto forte é a promessa de baixo custo de propriedade. As três primeiras revisões gratuitas do programa Revisão Facilitada aliviam significativamente os gastos iniciais com manutenção. As revisões seguintes têm valor fixo, proporcionando previsibilidade para o empresário. Além disso, o programa de extensão de garantia Toyota 10, que permite que a cobertura chegue a até 10 anos, é um diferencial inigualável no segmento e reforça a confiança da marca na durabilidade do produto.
O design funcional da Hiace também foi pensado para o uso urbano. Com 2,28 metros de altura, a van é mais baixa que o padrão de 2,40 metros de vãos livres em garagens, permitindo que ela acesse estacionamentos de edifícios residenciais e comerciais. O formato semi-bonnet, que alonga o capô, aumenta o conforto interno e diminui a vibração e o ruído do motor na cabine. A Toyota também equipou o veículo com recursos de segurança como três airbags, Controle de Estabilidade (VSC) e Assistente de Partida em Rampa (HAC), itens que são cruciais para a segurança dos passageiros.
A Toyota também investe na experiência do cliente, preparando sua rede de concessionárias para o atendimento exclusivo da Hiace, com oficinas e procedimentos de serviço prioritários. A KINTO, empresa de mobilidade da marca, oferece o modelo para locação na modalidade KINTO One Fleet, o que facilita a entrada de clientes corporativos que preferem o aluguel à compra. Essa estratégia demonstra a seriedade da marca em conquistar o mercado de vans e se posicionar como uma solução completa para as necessidades de mobilidade e transporte.
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Sistema semi-bonnet – Design de carroceria em que o capô é mais longo e o motor fica posicionado à frente da cabine, melhorando o conforto acústico e térmico e aumentando o espaço interno.
Motor 2.8 turbodiesel – Motor a diesel equipado com um turbocompressor que aumenta a potência e o torque, melhorando o desempenho e a eficiência.
Controle de Tração (TRC) – Sistema que previne a perda de aderência das rodas motrizes em acelerações bruscas, otimizando a estabilidade do veículo.
Controle de Estabilidade (VSC) – Recurso eletrônico que ajuda a manter o controle direcional do veículo, evitando derrapagens e saídas de pista, principalmente em curvas.
Assistente de Partida em Rampa (HAC) – Tecnologia que mantém os freios acionados por alguns segundos em ladeiras, facilitando a saída do veículo sem que ele volte para trás.