A Universidade do Automóvel, em Recife, parceira do Mecânica Online, promove um curso completo sobre diagnóstico e reparação de sistemas de injeção eletrônica direta e indireta. Com carga horária de 24 horas, o treinamento abordará conceitos como a formação da mistura, funcionamento de sensores e atuadores, sistemas de ignição e o uso de ferramentas como multímetro, scanner e osciloscópio, preparando os participantes para atuar com as mais diversas tecnologias do mercado.
A Universidade do Automóvel sediará um curso intensivo de Diagnóstico e Reparação de Sistemas de Injeção Eletrônica Direta e Indireta. O treinamento, com duração de 24 horas, é voltado para profissionais que desejam se aprofundar nas tecnologias de motores mais atuais e que utilizam diferentes sistemas de injeção de combustível.
O conteúdo programático é abrangente e foca tanto na teoria quanto na prática. Entre os temas abordados, estão a formação da mistura e a relação estequiométrica, bem como o funcionamento de componentes-chave do sistema de admissão de ar, como o turbo compressor. O curso também vai detalhar o sistema de ignição, explorando os tipos de bobinas, velas de ignição e o sensor de detonação.
O treinamento foi dividido para cobrir as especificidades de cada tipo de injeção. Para a injeção indireta, serão ensinados testes essenciais da bomba de combustível, além de técnicas de teste e limpeza dos bicos injetores. Já para a injeção direta (GDI), o curso abordará o funcionamento do módulo PWM da bomba de combustível, dos bicos injetores GDI e dos sensores de etanol e de pressão. O curso ainda contará com a análise de particularidades do sistema de injeção direta da Volkswagen.
A parte prática é um ponto central do curso. Os participantes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento em veículos reais, utilizando ferramentas profissionais de diagnóstico como multímetro, scanner e osciloscópio. Isso garante que os alunos saiam do curso prontos para identificar e solucionar falhas com precisão no dia a dia da oficina.
O curso será realizado na Universidade do Automóvel, localizada na Rua Conde Pereira Carneiro, nº 160, Imbiribeira, em Recife/PE. O período de aulas será nos dias 12/09/2025 (das 18h às 22h) e nos dias 13 e 14/09/2025 (das 08h às 18h). Informações e inscrições pelo WhatsApp: (81) 98715-4233
Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende
Injeção Eletrônica – sistema que controla a entrada de combustível e ar no motor, otimizando a queima e melhorando o desempenho, o consumo e a redução de emissões.
Relação estequiométrica – a proporção ideal entre a massa de ar e a massa de combustível para que a queima seja a mais completa e eficiente possível.
Módulo PWM da bomba de combustível – um módulo eletrônico que controla a velocidade da bomba de combustível por meio de pulsos elétricos, ajustando a pressão de acordo com a demanda do motor.
Bicos Injetores GDI – bicos injetores que injetam o combustível diretamente na câmara de combustão, em vez de no coletor de admissão, como na injeção indireta.