A BYD confirmou que o primeiro exemplar do Yangwang U9 Xtreme, o carro de produção mais rápido do mundo, foi adquirido pelo brasileiro Leo Sanchez, piloto e empresário, dono da farmacêutica EMS. O supercarro elétrico atingiu 496,22 km/h no centro de testes ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade para veículos de produção.
A conquista marca um novo capítulo na história da mobilidade elétrica, consolidando a BYD como uma das fabricantes mais avançadas do mundo em tecnologia automotiva. O Yangwang U9 Xtreme é uma versão de altíssimo desempenho do modelo U9 e representa o ápice da engenharia elétrica aplicada ao universo dos superesportivos.
Com produção global limitada a apenas 30 unidades, o U9 Xtreme é uma verdadeira raridade sobre rodas. Destas, apenas uma foi destinada ao Brasil, adquirida por Leo Sanchez, que além de piloto profissional, é conhecido por seu envolvimento com o automobilismo e inovação tecnológica.
O Yangwang U9 Xtreme aproveita a base técnica do U9 convencional, mas eleva a performance a outro patamar, combinando aerodinâmica refinada, mecânica avançada e tecnologia elétrica de ponta. Sua arquitetura foi atualizada para operar com um sistema elétrico de ultra alta tensão de 1.200V, em comparação com os 800V presentes no modelo padrão.
Entre seus principais diferenciais técnicos, o supercarro traz a bateria Blade, desenvolvida pela própria BYD, composta por células de fosfato de ferro e lítio (LFP). Essa bateria apresenta uma taxa de descarga de 30C, o que garante capacidade extrema de fornecimento de energia para os quatro motores elétricos independentes.
Esses quatro motores de ultra-alta velocidade operam a até 30.000 rotações por minuto (rpm) e geram potência combinada superior a 3.000 cavalos (cv). O conjunto permite acelerações instantâneas e estabilidade em velocidades superiores a 400 km/h — uma conquista até então inédita para um veículo elétrico de produção.
Para suportar tamanha força, o Yangwang U9 Xtreme recebeu pneus semisslick de nível de competição, projetados para suportar altas temperaturas e forças de atrito extremas. O carro também conta com uma versão revisada da suspensão DiSus-X, sistema inteligente desenvolvido pela BYD, que ajusta a rigidez e altura do veículo em tempo real, garantindo máxima aderência e controle mesmo sob alta carga aerodinâmica.
A combinação de potência, controle e eficiência faz do U9 Xtreme uma vitrine tecnológica global, representando o que há de mais avançado em engenharia elétrica, materiais compostos e aerodinâmica aplicada à performance.
Durante o teste realizado na Alemanha, o modelo não apenas quebrou o recorde anterior de velocidade máxima, como também demonstrou consistência e estabilidade em sucessivas tentativas, comprovando a maturidade do projeto.
Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil e head de marketing e comercial da BYD Auto, o feito reforça o posicionamento da marca como líder mundial em tecnologia sustentável de alta performance.
“A Yangwang é a marca superesportiva premium da BYD, um nicho muito exclusivo, e ela redefiniu o conceito de supercarro sustentável em escala global. É uma imensa felicidade anunciar que uma das 30 unidades desse carro virá ao Brasil. O piloto e empresário Léo Sanchez será o feliz proprietário do carro e poderá vivenciar o nível de tecnologia que a BYD alcançou no mundo”, destacou Baldy.
Com o U9 Xtreme, a BYD reforça sua presença no mercado global de veículos elétricos de alto desempenho e demonstra que a eletrificação pode coexistir com velocidade, emoção e exclusividade.
A chegada do modelo ao Brasil simboliza também a consolidação da marca no país, onde a BYD já lidera o segmento de elétricos e híbridos, expandindo sua atuação para o universo dos superesportivos.
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Sistema elétrico de 1.200V – Arquitetura de alta tensão que permite recargas ultrarrápidas e maior eficiência no fornecimento de energia para os motores elétricos.
Bateria Blade – Tecnologia proprietária da BYD que utiliza células em formato de lâmina, oferecendo maior densidade energética, segurança e durabilidade.
Taxa de descarga (30C) – Medida que indica a rapidez com que a bateria pode liberar energia; quanto maior o valor, maior a potência instantânea disponível.
Suspensão DiSus-X – Sistema de controle eletrônico que ajusta dinamicamente a altura e rigidez da suspensão, melhorando o desempenho em curvas e estabilidade em alta velocidade.