terça-feira, 14 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

BYD desenvolve primeiro PHEV flex no Brasil

Modelo Song Pro marca nova etapa da montadora no país; versão será usada durante a COP30.

A BYD inaugurou oficialmente sua fábrica em Camaçari (BA), dando início à produção do modelo híbrido plug-in (PHEV) flex Song Pro – o primeiro desenvolvido no Brasil. Resultado de dois anos de pesquisa e engenharia local, o modelo combina eficiência energética, versatilidade de combustíveis e tração 100% elétrica, integrando a tecnologia DM-i, exclusiva da marca.

Por Lucia Camargo Nunes* – A BYD inaugurou oficialmente sua fábrica no Brasil, iniciando a produção do modelo híbrido plug-in (PHEV) flex Song Pro, desenvolvido nos últimos dois anos em Camaçari (BA).

- Publicidade - Ofertas FIAT

A capacidade da fábrica, atualmente de 150 mil unidades anuais, deve crescer para 600 mil com a conclusão do complexo, com grande parte da produção destinada às exportações.

A planta conta com mais de 1.500 funcionários e já produz o Song Pro, Dolphin Mini (elétrico) e o sedã King (PHEV).

O Song Pro utiliza a tecnologia DM-i, que permite tração 100% elétrica, com o motor 1.5 atuando principalmente como gerador de energia para a bateria, mesmo no modo híbrido.

- Publicidade -

A primeira versão híbrida plug-in flex do Brasil será utilizada na COP30.

Dakota faz a estreia da Ram na Argentina – A Stellantis anunciou que o Polo de Córdoba, na Argentina, será responsável pela produção da nova picape Ram Dakota, carimbando a estreia da marca no país.

Para isso, investiu R$ 2 bilhões e criará 1.800 empregos, metade deles destinados a mulheres, além de planejar a fabricação de um novo motor na região para fortalecer sua cadeia de fornecedores e desenvolver competências profissionais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A nova Ram Dakota, prevista para o mercado brasileiro para 2026, possui design inspirado no conceito Dakota Nightfall e oferece um interior luxuoso e tecnológico. Destinada à exportação, a picape faz parte de uma linha que, futuramente, incluirá o motor diesel Multijet 2.2 de origem local.

A Argentina, que atualmente produz vários modelos vendidos no Brasil, vem se consolidando como um hub de picapes: lá são produzidas, além da Fiat Titano, a Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.

A Dakota já foi produzida no Brasil, sob a marca Dodge: de 1998 a 2001, ela foi montada em Campo Largo (PR), sob regime CKD com componentes importados e nacionais.  No total, cerca de 12 mil unidades foram fabricadas, sendo a última o modelo R/T V8 5.2.

Novo Kwid elétrico ganha mais segurança – A Renault lançou o Kwid E-Tech 2026, uma versão renovada do seu carro elétrico mais acessível no Brasil, com design atualizado e novo pacote de segurança. O preço inicial foi mantido em R$ 99.990 na única versão Techno.

O modelo apresenta uma estética mais robusta e moderna, com peças novas na carroceria, faróis de led e opções de cores inéditas. Internamente, o painel digital tem 7 polegadas, o multimídia é de 10” com conexão sem fio, além de detalhes em branco.

O novo Kwid E-Tech possui 11 sistemas de Assistência ao Condutor (Adas), incluindo frenagem automática, reconhecimento de placas, assistência de faixa, câmera de ré e sensores de estacionamento.

Com motor de 65 cv e bateria de 26,8 kWh, oferece autonomia de 180 km (ideal para rodar na cidade) e pode ser recarregado por diferentes métodos – menos de 3 horas num wallbox de 7kWh, por exemplo. Pesando 965 kg, ele tem porta-malas de 290 litros e maior altura do solo do segmento (17,2 cm).

Volvo Car Brasil se destaca globalmente – A operação brasileira da Volvo Car destacou-se como a que mais cresce globalmente em 2025, com aumento de 11,8% em relação ao ano anterior, liderando o ranking mundial da Volvo, à frente da matriz sueca e de outros mercados, como os da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Chile.

Após atingir recorde de vendas em setembro com 1.007 veículos, o Brasil já emplacou 7.080 carros neste ano, contra 6.335 nos nove meses de 2024, por meio de 52 concessionárias em 21 estados.

O presidente Marcelo Godoy atribui o sucesso à equipe e a qualidade, segurança e tecnologia dos veículos, além do investimento em eletrificação – mais da metade das vendas são de veículos Volvo totalmente elétricos, junto a uma ampla rede de pontos de recarga pelo País.

Até setembro, a Volvo emplacou 3.184 híbridos (XC60 e XC90) e 3.731 elétricos, representados por EX30, EC40, EX40 e EX90, segundo dados da ABVE.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – Veículo híbrido que combina motor a combustão e elétrico, podendo ser recarregado na tomada.

Tecnologia DM-i – Sistema híbrido da BYD que prioriza o uso do motor elétrico, utilizando o motor a combustão como gerador de energia.

ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) – Conjunto de tecnologias de assistência ao condutor que aumentam a segurança ativa do veículo.

Multijet 2.2 – Motor turbodiesel de quatro cilindros, conhecido pela robustez, torque elevado e eficiência, desenvolvido pela Stellantis.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Pra Frente Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação