Pela primeira vez no Brasil, um caminhão totalmente elétrico percorreu mais de 250 quilômetros entre o Porto de Santos e Paulínia, transportando 27 toneladas de carga. A operação inédita, realizada pela Syngenta e a transportadora Gelog com o modelo Electric Tractor SE 437 da Sany Irmen, incluiu a desafiadora subida da Serra da Anchieta. O feito é um marco para a “logística verde”, um segmento que deve movimentar US$ 61 bilhões até 2030, e reforça o potencial do caminhão elétrico em reduzir até 76,5% os custos operacionais em comparação aos modelos a diesel.
Pela primeira vez no Brasil, um caminhão 100% elétrico completou um trajeto superior a 250 quilômetros transportando uma carga pesada de 27 toneladas.
A operação inédita foi realizada entre o Porto de Santos e a cidade de Paulínia (SP), marcando um avanço significativo na tentativa de reduzir as emissões do setor logístico.
O percurso incluiu a desafiadora subida da Serra da Anchieta, considerada um dos pontos de maior complexidade para veículos pesados no país.
O caminhão utilizado foi o modelo Electric Tractor SE 437, fabricado pela empresa Sany Irmen.
O teste foi realizado em uma operação conjunta entre a Syngenta e sua parceira logística de mais de 20 anos, a transportadora Gelog.
Embora o mercado de veículos elétricos tenha crescido 89% no primeiro semestre de 2024 (dados da Anfavea), a maior parte das vendas se concentra em modelos leves e médios.
A utilização de um caminhão articulado em uma rota de alta complexidade como a de Santos a Paulínia é vista como um passo inédito para a chamada “logística verde” no Brasil.
Este segmento de logística sustentável deve movimentar US$ 61 bilhões globalmente até 2030, de acordo com a consultoria Grand View Research.
Alessandra Gamero, Diretora de Logística Integrada da Syngenta, afirmou que a experiência reforça a ambição da empresa em tornar a logística mais sustentável.
A experiência demonstrou ser possível unir tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental mesmo em trechos complexos, segundo Ronaldo Vaciloto, Gerente de Transporte da Syngenta.
Ele ressaltou que o Brasil possui uma matriz elétrica majoritariamente renovável, o que amplia o impacto positivo desse tipo de operação elétrica.
O transporte pioneiro está alinhado às metas globais de ESG (Ambiental, Social e Governança) da Syngenta, que preveem a redução de 38% nas emissões de CO₂ até 2030.
A Gelog, responsável pela aquisição do veículo Electric Tractor SE 437, vê a iniciativa como parte de um processo de transformação do setor.
Adriano Fajardo, diretor da empresa de logística, afirmou que investir em soluções inovadoras é essencial para acelerar a descarbonização do transporte de cargas no país.
O mercado de caminhões elétricos no Brasil deve crescer 25,6% ao ano entre 2025 e 2031, segundo levantamento da Fenatac/Gigantes Elétricos.
Especialistas apontam que operações pioneiras como essa funcionam como vitrine para a adoção em larga escala da tecnologia no transporte de cargas.
A tecnologia elétrica no transporte pesado pode gerar uma redução de até 76,5% nos custos operacionais em comparação com os modelos tradicionais a diesel.

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Caminhão 100% Elétrico – Veículo de carga pesada que utiliza exclusivamente a energia armazenada em baterias para a sua locomoção. Não emite poluentes locais (como Óxidos de Nitrogênio) no ponto de uso.
Serra da Anchieta – Trecho rodoviário que faz parte do Sistema Anchieta-Imigrantes, notório por sua alta inclinação e sinuosidade, sendo um teste de resistência e desempenho para veículos pesados, exigindo torque elevado na subida.
Logística Verde – Conjunto de políticas e práticas logísticas que buscam reduzir o impacto ambiental das operações de transporte e armazenamento, focando na otimização de rotas e na utilização de veículos e combustíveis de baixa emissão.
Matriz Elétrica Majoritariamente Renovável – Característica do sistema de geração de eletricidade brasileiro, onde a maior parte da energia provém de fontes limpas, como hidrelétricas e eólicas, amplificando o benefício ambiental do uso de veículos elétricos.