A frota de caminhões elétricos da Volvo Trucks atingiu a marca de 250 milhões de quilômetros percorridos em tráfego comercial no mundo desde 2019, comprovando a viabilidade e a eficiência da descarbonização. O volume evitou o consumo de mais de 78 milhões de litros de diesel, resultando na redução de 213.000 toneladas de dióxido de carbono emitidas pelo escapamento. A Volvo já entregou mais de 5.700 caminhões elétricos em 50 países e planeja um modelo pesado com autonomia de até 600 km em 2026.
Os caminhões elétricos da Volvo atingiram um marco significativo, com mais de 250 milhões de quilômetros percorridos em tráfego comercial no mundo todo desde o lançamento dos primeiros modelos em 2019.
Essa distância percorrida é equivalente a mais de 6.200 voltas ao redor do mundo, demonstrando a solidez e a crescente adoção da tecnologia de eletrificação em transportes pesados.
A Volvo é a atual líder no segmento de caminhões elétricos, tendo entregue mais de 5.700 caminhões para clientes em 50 países ao redor do globo.
A importância dessa transição é sublinhada pelo fato de que caminhões representam 5% das emissões globais de CO₂ equivalente, e os caminhões elétricos a bateria são cruciais para reduzir a pegada climática do transporte de mercadorias.
Para rodar a mesma distância percorrida pela frota elétrica, os caminhões movidos a diesel teriam consumido mais de 78 milhões de litros do combustível fóssil.
Com o uso dos caminhões elétricos, a redução nas emissões de dióxido de carbono pelo escapamento chegou a 213.000 toneladas.
Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, afirma ser gratificante ver o desenvolvimento e como as transportadoras estão aproveitando os benefícios dos caminhões elétricos nas operações diárias.
Os caminhões elétricos não só reduzem as emissões, mas também proporcionam um ambiente de trabalho mais confortável e silencioso para os motoristas.
Apesar dos avanços, Alm ressalta que a transição para o elétrico ainda está lenta, sendo necessárias melhores condições de mercado para que a descarbonização se torne lucrativa para todas as empresas.
Os maiores mercados para os caminhões elétricos da Volvo atualmente são Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e EUA.
O portfólio da Volvo Trucks é composto por oito modelos elétricos que atendem a uma vasta gama de aplicações.
O alcance das aplicações varia desde a distribuição urbana e o gerenciamento de resíduos até o transporte regional e a construção civil.
Os modelos elétricos oferecidos incluem o Volvo FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric, FH Aero Electric e o VNR Electric.
Ao longo dos seis anos de eletrificação, a empresa adquiriu sólida expertise na otimização do uso da energia instalada, carregamento e manutenção desses veículos.
Em 2026, a Volvo planeja um lançamento importante: um caminhão elétrico pesado com uma autonomia projetada de até 600 km com uma única carga.
A estratégia de descarbonização da Volvo Trucks é abrangente e inclui tanto caminhões elétricos a bateria quanto elétricos a célula de combustível.
A estratégia também contempla motores de combustão alimentados por combustíveis renováveis, como o biogás e o hidrogênio.
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Emissões globais de CO₂ equivalente – Medida que padroniza o impacto de diferentes gases de efeito estufa (como metano e óxido nitroso) em termos de potencial de aquecimento global do dióxido de carbono ($\text{CO}_2$).
Descarbonização – Processo de redução ou eliminação da emissão de dióxido de carbono (carbono) na atmosfera, crucial para combater as mudanças climáticas.
Trem de Força – O conjunto de componentes que gera e transmite a potência para as rodas do veículo; nos caminhões elétricos, é composto por baterias, motores elétricos e inversores.
Célula de Combustível – Dispositivo que converte a energia química de um combustível (geralmente hidrogênio) e um oxidante (oxigênio) diretamente em eletricidade, com água como subproduto.
Biogás – Gás produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, que pode ser usado como combustível renovável em motores de combustão adaptados, substituindo o diesel ou a gasolina.
