O Carro do Ano 2026, em sua 59ª edição, divulgou a lista oficial de finalistas em meio a um número recorde de 49 modelos elegíveis. A premiação contará, ao todo, com 27 carros e 15 conjuntos motrizes de 21 marcas diferentes disputando o título nas nove categorias. Tarcisio Dias, do Mecânica Online®, participa do corpo de jurados, atuando especificamente na avaliação dos motores. Os jurados agora avançam para a segunda etapa, na qual devem avaliar os veículos e motores finalistas em 11 quesitos, atribuindo notas de zero a dez. Os vencedores, auditados pela EY, serão os modelos com a maior média de pontuação e serão revelados em 25 de novembro.
O Carro do Ano 2026 divulgou a lista de finalistas da 59ª edição da maior premiação da indústria automobilística brasileira.
Houve um número recorde de 49 modelos elegíveis, dos quais os jurados selecionaram até cinco finalistas em cada uma das seis categorias Carro do Ano e das três categorias Motor do Ano.
No total, a premiação contará com 27 carros e 15 conjuntos motrizes como finalistas, representando 21 marcas diferentes.
A divulgação dos campeões está marcada para o dia 25 de novembro, após a conclusão de uma rigorosa fase de avaliação.
O corpo de jurados conta com a participação de Tarcisio Dias, representando o portal Mecânica Online®, que atua especificamente na avaliação da categoria Motor do Ano.
Na segunda etapa da premiação, os jurados deverão avaliar os carros e motores e atribuir notas em 11 quesitos diferentes.
Os vencedores de cada categoria serão os modelos que obtiverem a maior média de pontuação, em uma escala de zero a dez, com todo o processo sendo auditado pela EY.
Na categoria Carro do Ano, que engloba modelos com preço até R$ 249.999, os finalistas incluem o GAC GS4, o Honda WR-V e o Nissan Kicks.
Também disputam a principal categoria o Renault Boreal e o Volkswagen Tera, demonstrando a competitividade do segmento de entrada e volume.
A categoria Carro do Ano Premium, para veículos de R$ 250 mil a R$ 399.999, tem como finalistas o Audi A5, o BMW Série 2 Gran Coupé e o GWM Tank 300.
Completam a lista de finalistas desta categoria o Mitsubishi Outlander PHEV, um híbrido plug-in que demonstra o avanço da eletrificação, e o Zeekr X.
Na categoria Carro do Ano Superpremium, que considera preços de R$ 400 mil a R$ 599.999, a disputa ocorre entre o Audi Q5, o BMW X3 e o Lexus NX 450h+.
O segmento de alta tecnologia é reforçado pela presença do Porsche Macan EV, um veículo elétrico, e o tradicional esportivo Volkswagen Golf GTI.
A categoria de maior valor, Carro do Ano de Luxo, para veículos acima de R$ 600 mil, destaca modelos de alto luxo e tecnologia de ponta.
Os finalistas são o Audi A6 e-tron, outro veículo elétrico que sinaliza a eletrificação do luxo, o Kia EV9, o Porsche Panamera e o Volvo EX90.
Para os entusiastas de alta performance, a categoria Carro do Ano Esportivo é reservada para modelos com 400 cv ou mais de potência.
Os concorrentes dessa categoria são o Audi RS 3, o Mercedes-AMG GT 63 S, o Porsche 911 GTS e o Porsche Taycan Turbo GT, todos sinônimos de performance extrema.
O segmento de utilitários também é reconhecido na categoria Picape do Ano, que conta com a nova Fiat Titano e a Ford Maverick Tremor.
A disputa também inclui a GWM Poer P30, a Mitsubishi Triton e a Ram 3500, cobrindo o segmento de médias e full-size com diferentes propostas de motorização e uso.
Além dos carros, a premiação elege os melhores conjuntos motrizes em três categorias distintas: Motor do Ano Combustão, Motor do Ano Híbrido e Motor do Ano Elétrico.
Na categoria Motor do Ano Combustão, a lista inclui o Audi EA888 2.0 turbo (presente nos modelos A5 e Q5) e o BMW B58B30M2 3.0 MHEV (do X3).
A categoria também abrange o Fiat GSE T200 Hybrid 1.0 turbo MHEV (do Pulse e Fastback), o GWM GW4D24 2.4 turbodiesel (da Poer P30) e o Mitsubishi 4N16 2.4 turbodiesel (da Triton).
A categoria Motor do Ano Híbrido tem a presença do BYD DM-i 1.5 turbo PHEV (do BYD Song Plus Premium) e do GAC 4B20L1 2.0 HEV (do GS4).
Completam os finalistas híbridos o GWM Hi4-T 2.0 turbo PHEV (do Tank 300), o Jaecoo 1.5 turbo PHEV (do Jaecoo 7) e o Porsche 3.6 turbo HEV (do 911 GTS).
Por fim, a categoria Motor do Ano Elétrico tem como concorrentes os conjuntos motrizes da GAC (do Hyptec HT), da Geely (do EX5), da Kia (do EV9), da Porsche (do Taycan Turbo GT) e da Zeekr (do 001).
A presença de 21 marcas diferentes e de novas tecnologias de motorização, como os diversos PHEVs e MHEVs (híbridos leves) na lista de motores, sublinha a dinâmica e a competitividade do mercado brasileiro.
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Conjuntos Motrizes – Termo técnico que se refere à combinação do motor (de combustão, elétrico ou híbrido) e todos os componentes associados que geram e transmitem a potência para mover o veículo, como o câmbio e diferenciais.
MHEV – Sigla para Mild Hybrid Electric Vehicle (Veículo Elétrico Híbrido Leve), que utiliza um sistema elétrico de baixa voltagem para auxiliar o motor a combustão, melhorando a eficiência e o consumo, mas não consegue movimentar o veículo apenas eletricamente.
PHEV – Sigla para Plug-in Hybrid Electric Vehicle (Veículo Elétrico Híbrido Plug-in), que combina motor a combustão e elétrico, mas possui uma bateria maior que pode ser recarregada em fontes externas (tomadas), permitindo rodar longas distâncias apenas com eletricidade.
Avaliação de 11 Quesitos – Critérios detalhados usados pelos jurados para pontuar os veículos, que podem incluir itens como design, tecnologia, desempenho, segurança, prazer ao dirigir, custo-benefício e inovação.
